Plutão na 12ª Casa

Com Plutão na 12ª Casa há uma necessidade premente de trazer o que é fraco, oculto ou não revelado na psique para uma análise mais clara. Como com Plutão na 8ª Casa, algumas pessoas podem ter tanto medo de serem sobrepujadas pela natureza ou pela intensidade de seus mais profundos desejes e complexos que exercem um rígido controle sobre eles. No entanto, muitas vezes não apenas impulsos "neuróticos" são suprimidos mas também desejos saudáveis e positivos. O psicólogo Abraham Maslow mostrou que muitas pessoas não evitam aquilo que julgam negativo dentro delas, mas também bloqueiam o que é "divino" e louvável. Ele chama a isso de "complexo de Jonas": o medo de nossa própria grandeza. Por experiência própria, certos indivíduos com Plutão na 12ª Casa defendem-se não só contra os assim chamados desejos "baixos" ou carnais, mas também dos impulsos positivos tais como desejos de desenvolver "melhores" possibilidades mais completamente ou de realizar melhor suas potencialidades inatas. Para parafrasear Maslow, eles têm medo de tornar-se aquilo que vislumbram em seus momentos de maior perfeição. Por quê?

Laconicamente, a resposta é ansiedade da morte. Qualquer mudança torna-os muito ansiosos, pois ela significa a dissolução daquilo que já sabem que são. O crescimento requer inevitavelmente a quebra de padrões existentes ou o abandono de tudo o que nos é familiar, e em algum nível profundo eles comparam esse tipo de mudanças à própria morte. Uma parte deles anseia desesperadamente por crescimento e desenvolvimento, enquanto a outra parte fica de plantão para proteger o que eles inconscientemente acreditam que esteja tentando matá-los. Até que se situem e façam as pazes com o profundo pavor existencial de não-ser, eles ficarão dirigindo seu medo para qualquer coisa que pareça tentar mudá-los. Até que saibam que têm medo de morrer, não podem viver de forma plena.

Roberto Assagioli, o fundador da Psicossíntese, uma abordagem transpessoal do desenvolvimento humano, nasceu com Plutão em Gêmeos na 12ª Casa. Acreditando que Freud concentrou-se demais apenas nos "alicerces" do ser humano, Assagioli planejou seu próprio sistema psicológico, que considera todos os andares da construção. Um principio básico da Psicossíntese reflete o significado de um Plutão de 12ª Casa: que todos os elementos da psique - tanto o claro como o escuro - podem ser conscientemente reconhecidos, experimentados, aceitos e integrados ao conhecimento. Através da análise de sonhos, de introspecção, de terapias e de vários exercícios e técnicas, quem tem Plutão na 12ª Casa pode soltar a energia fechada em complexos inconscientes e redirecioná-la para o fortalecimento e a construção da personalidade como um todo, incluindo suas faculdades "mais elevadas" tanto intuitivas quanto emocionais. Contanto que possam derrubar e lidar com sua ansiedade em relação à morte, as pessoas com Plutão na 12ª Casa estão muito bem equipadas para procurar o que está fraco, bloqueado, escondido, ou aquilo que está faltando na psique. Na verdade, não existe local mais apropriado para exercitarem a natureza investigativa inata de Plutão do que a casa dos "inimigos secretos" e as "atividades por baixo do pano". E antes de ficar esperando que raivosas ou negligenciadas partes de suas próprias psiques saiam atrás delas, são muito aconselhadas a sair à caça delas primeiro.

Na 12ª Casa, a energia destrutiva associada a Plutão pode ser usada para remover o que é obsoleto em detrimento de um novo crescimento. Ou sua energia destrutiva pode ser deslocada de uma forma inadequada e solta traiçoeiramente, voltando-a perigosamente contra si mesmos. A dificuldade dos que têm Plutão na 12ª Casa, no entanto, é que eles não estão simplesmente lidando com seu inconsciente pessoal, mas com o inconsciente coletivo.

Um modelo médico contemporâneo teoriza que bactérias e viroses nocivas estão sempre presentes no sistema físico, mas que a pessoa saudável ou forte tem capacidade para se defender delas. Da mesma maneira, a tensão existe em toda a sociedade, mas algumas pessoas têm mais habilidade que outras para prevenir-se, evitando que entrem em seus sistemas. Quem tem Plutão na 12ª Casa é mais sensível ao que é sombrio, destrutivo ou irresistível na atmosfera do que outra, digamos, que tenha uma Vênus bem-aspectada na 12ª Casa. Enquanto uma Vênus ali pode achar que "há romance no ar", o que um Plutão sente neste posicionamento? Alguns deles podem ser inconscientemente "tomados" por aquilo que outras pessoas reprimiram - impulsos sexuais, ódio, hostilidade etc. Não é nada incomum uma criança com este posicionamento, por exemplo, fazer o papel de bode expiatório da família ou de "o paciente identificado". Quando há muita tensão no lar, ela é que fica doente ou põe fogo na escola. Começar uma conflagração serve a dois propósitos: dá uma expressão concreta às emoções que ela sente ao seu redor e serve também para afastar os pais de seus problemas interpessoais. Quem tem Plutão na 12ª Casa pode dar mais sentido às suas ações e a seu comportamento quando vê aquilo que faz e sente em ralação a um esquema mais amplo.

A 12ª Casa representa uma integridade maior com o todo do qual saímos e para o qual nascemos; Plutão ali precisa contentar-se com os mais desagradáveis aspectos de sua herança: a sombra coletiva, aquela que a sociedade como um todo acha feia e inaceitável. Eles são chamados para tomar conhecimento, para integrar e, se possível, transmutar a raiva, o ódio e o instinto de destruição acumulado durante séculos. Neste sentido, estão carregados do lixo da sociedade. Ou põem para fora a sombra coletiva, soltando com isso a energia acumulada, ou guardam tudo dentro de si e encontram alguma maneira de transformá-la e de redirecioná-la de uma forma criativa. Dois exemplos devem esclarecer bem o que isso significa. Albert Speer, o nazista que serviu no Ministério da Guerra, cuidando da produção de armas para Hitler, nasceu com Plutão na 12ª Casa, regente de Escorpião na 5ª, a casa da auto-expressão. Era ele quem fornecia as armas, no sentido quase literal, armas através das quais o ódio e a agressão coletivas podiam se expandir. 

Algumas pessoas com Plutão na 12ª Casa podem trabalhar para transformar instituições arcaicas, ou fazem campanhas para modificar leis que não funcionam mais como deveriam. Muitas vezes, de modo misterioso ou obscuro, elas facilitam mudanças no nível coletivo. Num questionário organizado por Marilyn Ferguson, autora de The Aquarian Conspiracy ("A conspiração aquariana") havia a pergunta de quem tinha influenciado mais a sua vida. Encabeçando a lista, estava Pierre Teilhard de Chardin, com cinco planetas, inclusive Plutão, na sua 12ª Casa (Assagioli também estava mencionado em 7° lugar).

Periódicos afastamentos podem ser necessários, a fim de ordenar complexos emocionais causados pelas interações sociais. Eles podem ser significativamente afetados por brigas com instituições, tais como o confinamento em hospitais ou prisões. Assagioli (Plutão em Gêmeos na 12ª Casa) foi posto na prisão nos anos 30 porque sua crença humanitária e filosófica ameaçava o governo fascista da Itália na época. Ao ser solto, contou aos amigos que esse havia sido um dos períodos mais benéficos e criativos de sua vida. O escritor americano O. Henry passou três anos na cadeia escrevendo alguns contos dos mais apreciados na América; ele tinha Plutão na 12ª Casa.

Como sugerem esses exemplos, Plutão aqui propicia a capacidade de transformar uma crise em algo produtivo e prático, ou fazer o melhor da mais limitadora ou restritiva das circunstâncias. Assagioli escreveu que muitas vezes é durante as crises que a pessoa descobre a vontade (Plutão), despertando para o conhecimento de que ela é um "sujeito vivo, um agente, dotado do poder de escolha". Mesmo que quem tenha Plutão na 12ª Casa não possa mudar uma situação infeliz, ele ainda pode escolher que atitude tomar diante dela. Ele tem a capacidade de aprender com os erros e os revezes e de entender á necessidade de terminar um ciclo ou fase da existência para que outro possa começar. A este respeito, um Plutão de 12ª Casa lembra um dos ditos de Nietzsche: "O que não me mata, torna-me mais forte”. Mesmo o sofrimento e a dor podem fazer sentido, se tornam a pessoa mais íntegra.

Escorpião na cúspide ou contido na 12ª é semelhante a Plutão ali.

29 comentários:

Unknown disse...

Meu plutao é nessa casa, e é de Sagitario... Quamdo bati o olho no nome de Hittler eu tomei um susto, pois sou da mesma data que ele, 20 de Abril..

Heloisa disse...

Tbm tenho plutão em sagitário na casa 12, e ainda marte em sagitário na casa 12, e escorpião na casa 12... Mds agora assustou kkkk

Llll
l



Lara Moncay Reginato disse...

Grata por seus comentários.

Anônimo disse...

Então! Meu plutão é na casa 12 no signo de escorpião...
Essas tendencias ficam mais fortes?

RenanRocco disse...

Assim como o Victor aqui nos comentarios, eu tenho uma amiga que é de Plutão na casa 12, soba a constelação de Escorpião. E CARA, PENSA NUM MEDO, CRISE, SEI LÁ O QUE. É serio! A pessoa tem Lua em Leão, o que faz dela orgulhosa e carente de atenção, somado a esse medo de mudar numa crise de transformação. É bizarro, pra mim que sou um mentor, ver a pessoa dar murro em ponta de facas, se machucar, SABER que esta se machucando e Não querer mudar! Simplesmente não tem logica!

O pior é que pra completar, Plutão carregado com Escorpião aumenta mais ainda o Poder de crise, caos e destruição de Plutão; diferente de mim que tenho Plutão em Sagitário, sou um cara que sempre consegue dar a volta por cima da derrota, sempre com um novo significado, sempre mais motivado. Agradeço a Deus por ter nascido assim hahaha
Mas o problema é que esse medo de se desfazer, perder o chão, o mundo virar ao mudar seu jeito, seu crer, seu hábito, fica potencializado com Escorpião, o que na minha opinião, dependendo do Mapa da pessoa, pode levar a uma Depressão se a pessoa não se desenvolver com pessoa (o que a gente sabe que é dificil né...)


E na moral, é nessa hora que a ação divina entra com a galera com Marte em Peixes disposto a ajudar pessoas assim, e tem que ser um marte forte viu, porque vou te falar, talvez seja facil pra alguns com Plutão na 12 (Isolamento, Intuição, Místico), mas pra outros é um grande dilema.

O meu Plutão mesmo, fica na casa 1, o que me traz diversas indagações sobre que eu sou, minha identidade. E me desfazer de mim para ajudar o outro, ou seja, pregar/ser o Amor de Cristo, tem me feito renascer de minhas proprias cinzas, sempre com um novo homem mais sabio que antes.

Desculpe o textão, é que eu meu Mercurio é em Aquario, entao curto falar coisas daorinhas, e esta na casa 4. Ou seja, curto faar coisas daorinhas sobre sentimentos, origens, algo que traga paz.
A Culpa é das Estrelas.

Anônimo disse...

Tenso meu plutão na casa 12 em libra.

Anônimo disse...

Possuo plutão retrógrado em escorpião na casa 12. O signo de libra está situado nessa casa. Gostei do texto, me identifiquei bastante. Às crises são extramente forte, beira a paranóia. A lua que é em aquário, está na casa 3.

dougbanie disse...

Anonimo eu tbm... E retrogrado ainda fazendo aspectos oposição a venus

Unknown disse...

Tenho Plutão na casa 12 no signo de sagitário. Qual seria as características mais intensas?

Anônimo disse...

Eu também Heloísa kkkk

Anônimo disse...

Tenho Plutão, Júpiter e nodo lunar norte em escorpião na casa 12. Busco um sentimento profundo e espiritual de integridade com o todo, mas alguns aspectos me fazem demasiado racional e lógico (Sol/Mercúrio casa 9, Marte em gêmeos). Tenho também Saturno em peixes na cúspide da 3/4, acho que somando tudo isso, pensamentos exaustivos sobre os "porquês" da vida são constantes. Tenho 23 anos, e posso dizer que precisei me transformar várias vezes, pois na minha adolescência era muito imaturo e inconstante emocionalmente, sentia tudo externamente e tinha medo dos meus sentimentos mais profundos. Sou leonino, e digo que foi muito difícil desenvolver uma expressão pessoal em minha comunicação. Hoje, sou muito otimista e muito grato por tudo e todos. Com o tempo, encontrei os valores que precisava para construir uma estrutura interna, permitindo que eu, agora livre e independente, transformasse as experiências negativas em positivas, e o que mais me agrada é poder ajudar os outros, seja com conselhos ou cuidando deles (também tenho Quíron em Virgem). Enfim, espero poder sentir-me parte de algo divino, mas é muito abstrato para mim. Mas posso dizer que me sinto especialmente feliz perto dos que amo e de minha família, acredito me sentir espiritualmente nutrido perto destas pessoas.
Luz para todos vocês, e me desculpem o texto em primeira pessoa. Ainda aprendendo a não falar muito de mim mesmo, mas juro que as intenções são boas. =)

Maiana disse...

Nossa.. esse foi o texto mais complexo que li.. tenho Plutão na casa 12 em escorpião, me identifiquei completamente. Não fosse o movimento "para dentro", compreender profundamente a necessidade das mudanças, tomar consciência da natureza cíclica da vida e buscar conhecer as minhas sombras, temia como a morte as mudanças que consistiam romper com o que era familiar. Me mantive em situações que eu mesma definia como cativeiro por medo da mudança. É um processo custoso, mas sem ele não é viável..
Achei super interessante a explanação sobre a sombra ser fruto do inconsciente coletivo, iluminou muita coisa... realmente interação social me deixa ressaqueada..

Crise aos 37 disse...

Nossa!! Adorei a forma que foi explicado.super clara!

Daniela Rocha disse...

Nossa, esse artigo me trouxe muito esclarecimento, eu realmente precisava ler e entender tudo isso.
Meu Plutão casa 12 - escorpião - retrógrado. Me ajudou imensamente. Obrigada! Agora entendo pq absorvo tanto instantaneamente de cada ambiente que entro.

Karl disse...

Tenho Plutão em Escorpião na casa 12 e passei pelo mesmo processo de transformação do outro leonino acima, pois também sou Sol em Leão e tenho a ascendência em Sagitário. A única coisa que eu acho que me diferencia é que eu tenho mediunidade, a qual é aproveitada por meus inimigos cármicos. Sou instruído pelo espiritismo, o que me ajudou muito a encontrar respostas e não cair na loucura da obsessão. No mais, o que a astrologia tem a dizer sobre Plutão em Escorpião na casa 12 e mediunidade?

Anônimo disse...

Tenho os mesmos posicionamentos que você, assim como mediunidade (sensitiva), mas nunca fui atrás de uma casa espirita nem nada, mas queria muito ir para me proteger.
Voce trabalha essa mediunidade?
Alem desses mesmos posicionamentos, tenho jupiter em sagitário casa 12, nodulo norte em escorpiao casa 11 e quiron e meio do céu em virgem.

Nomad disse...

Tenho plutão na 12 Em Escorpião.
Lua em Escorpião em Conjunção com o Ascedente.
E o sol na casa 8 Em gêmeos. vou falar um pouco sobre o que aprendi sobre a minha experiencia com plutão,

Plutão na 12, lhe da portas abertas para o outro mundo para o oculto e para as mazelas terrestres, para vida para a morte, e para alem dela, com esta posição você tem o passe livre no reino de Hades, e tbm os de Zeus. e por um motivo bem especifico, é preciso que faça algo ou traga algo que esta nos reinos ocultos. "seja no consciente coletivo, seja no reino espiritual, seja nos lamaçais infestados de parasitas do umbral, ou seja em uma longa e nociva cadeia cármica familiar, enfim há algo que esta no oculto cujo os quais será você que irá transmutar, essa porta aperta é para que algo seja trazido a luz e transmutado.

plutão na 12 é muito mais coletivo do que pessoal, essa é a casa do oceano infinito das probabilidades, onde todas as consciências estão mescladas, não ha individualidade nesta casa. então, em outras palavras VOCÊ É UM TRANSMUTADOR PLANETÁRIO VIVO.


Então é natural os outros que veem pessoas com esse plutão sofrendo e passando por crises queiram ajudar, pois eles tbm tem casa 12, e inconscientemente sabem que estas pessoas estão fazendo um difícil e dolorido trabalho de faxina astral deste planeta.


Nos agradecemos a ajuda e não se preocupem, nós que temos esta posição estamos totalmente preparados para esta tarefa.

Anônimo disse...

Tenho plutão na casa 12 e sinto toda energia densa do planeta, fico muito mal,porém sei que preciso me transformar pra tocar o coletivo.Meus sonhos são muito pertubadores vem a tona todo lixo inconsciente, com muitas simbologias pra ser interpretadas.Enfim não tem como fugir disso.Plutão é Visceral e muito poderoso.

Angel disse...

Gostaria saber de quem é o texto. Obrigada

Unknown disse...

Olá.
Também gostei do texto.
Me identifiquei em muitos pontos.
Tenho três maléficos e mais Atenas, todos retrógrados e todos em conjunção na 12 casa sob a regência do signo de libra que são: Marte, Saturno e Plutão.
Manter esses três nas rédias de libra é uma arte que tenho que aprimorar todos dias, principalmente, quando me deparo com injustiças. Nessa hora eu sei que alguma coisas devo fazer porque de qualquer forma vou faser. É uma energia muito forte para ser segurada por muito tempo. O que me resta nesse momento é refletir e direcionar essa impetuosidade para a hora e lugar certo.
É assim que eu sinto a energia de plutão que ainda faz conjunção com o meu ascendente em escorpião.
😉

Lara Moncay Reginato disse...

Obrigada por seus comentários, de verdade!
Todos os textos possuem nos marcadores o nome dos autores. Tem textos que são excelentes, como esse do Sasportas e não tem porque reinventar a roda. Nesses 20 anos de estudo sobre astrologia me deparei com muito texto ruim, então minha intenção nesse blog é trazer o que considero bom, o que uso como norte em meu trabalho, além é claro, de textos e trabalhos construídos por mim.

Unknown disse...

Não destrua a nossa geração, please!!
Hahah

Anônimo disse...

Tenho o sol em escorpião, e nenhum planeta na casa 12.

Não sei se aplica por isso vim aqui dar uma estudada, plutão está em trânsito atualmente na minha casa 12, por 20 anos. É bastante tempo mesmo!

Anônimo disse...

tenho lua, mercúrio e plutão na casa 12... tudo em sagitário

Karl disse...

Eu não trabalho de maneira oficial minha mediunidade, mas continuo sendo obsidiado. A resposta da vida foi mandar aguentar esses espíritos.
Sou médium de incorporação, voz direta e desdobramento. Convivo com Escorpiões na minha cabeça, como se fosse uma incorporação permanente ou de longo prazo e isso é um saco. Aprendi que esse signo existe e é diferente da minha personalidade por ter tido o meu corpo e mente invadidos por esses espíritos com esse signo há anos.
Se isso é um teste reencarnatório, pois aprendi a suportar escorpião de baixa idade astral e ele evoluiu dentro da minha cabeça, queria saber o que falta para a minha libertação, pois desenvolvi uma paciência de Jó. A vida vai passando e eu não segui em frente por causa disso e agora eu tenho essa história para contar.

Anônimo disse...

Que lindo amei o texto tbm tenho mercúrio em aquário KDKSKSSKSK

Anônimo disse...

Que lindo. Tenho Plutão na casa 12

Cantora Cristiane Serra disse...

Tenho Platão, Mercúrio e marte em Escorpiao na casa 12. Tudo isso faz sentido. O autoconhecimento é indispensável. Descer ao mais profundo de nós mesmos e renascer. Sou psicanalista ajudo pessoas, e escrevi um livro, com o título prazer em Se Conhecer .

Escorpião gosta de profundezas e possui capacidades de ler através das habilidades perceptível e intuitiva dados e fatos as pessoas.

Anônimo disse...

Tenho Plutão em escorpião na casa 12