Urano na 12ª Casa

A 12ª Casa representa o mar coletivo do qual todos emergimos. Quem tem Urano na 12ª Casa precisa tomar uma respiração profunda e mergulhar nele, não esquecendo de levar consigo seu melhor equipamento de mergulho e seus aparelhos de pesquisas. Através da exploração do inconsciente é possível que ganhem novamente um sentido de continuidade com processos evolucionários e históricos, vislumbrando os modelos vigentes nos quais baseiam suas vidas. Isso não vale para todo mundo, mas, esteja Urano na casa que estiver, temos de nos arriscar e ser diferentes.
Pessoas com Urano na 12ª Casa podem abordar o reino do inconsciente de uma maneira inventiva, original e intuitiva. Eles têm acesso ao depósito da sabedoria ancestral da mente - experiências ocorridas no passado e herdadas através das gerações anteriores. Alguns encontram a chave para abrir este tesouro através das drogas, outros através da meditação ou de qualquer forma de expressão artística que lhes permita "sintonizar" esses antigos discos de experiência.
A filosofia e a psicologia radical de R. D. Laing formam uma das mais claras exposições a respeito do que significa um Urano na 12ª Casa. Laing, que nasceu com Urano em Áries na 12ª, regente de Aquário na cúspide da 12ª escreveu que "a necessidade de saber quem se é parece ser a mais profundamente arraigada na humanidade".  Cético sobre quase todas as instituições sociais existentes (a família inclusive), ele acredita que o estado místico de consciência é a única salvação possível para a pessoa oprimida. Ele enfatiza que, se as pessoas pudessem ir fundo em suas psicoses inconscientes, por seus próprios meios e medindo seus passos, elas eventualmente retornariam de suas regressões recompensadas e mais íntegras. Nesta base, estabeleceu suas próprias casas de repouso (Urano em Áries na 12ª) - nas quais as pessoas podem sair numa "viagem para dentro do self".
O dr. Arthur Janov, nascido com Urano em Peixes na 12ª Casa, regente de Aquário na cúspide da 11ª Casa, é outro famoso e controvertido psicólogo. Como Laing, ele também estabeleceu suas próprias casas de repouso (clínicas). No Janov's Primal Therapy Institute de Los Angeles, as pessoas são encorajadas a mergulhar fundo em seus inconscientes (12ª) e a livrarem-se das penosas experiências da primeira infância. Durante a terapia primordial, os pacientes são ajudados a sentir aquilo que estavam assustados demais para sentir quando da primeira experiência. Ao ligar novamente e ao descarregar a dor armazenada na psique, eles tentam se libertar de tensões e sintomas que carregaram consigo durante muitos anos. Novamente, como Laing, o princípio é que, liberando o que está inconsciente (Urano na 12ª), a pessoa pode ser renovada e libertada.
Urano na 12ª Casa também pode propiciar uma forte harmonização em relação a movimentos dentro da coletividade, muitas vezes antes que se manifestem verdadeiramente (a 12ª Casa contém a semente do futuro, bem como os resíduos do passado). Numa coleção de seus ensaios sobre os planetas exteriores e seus ciclos, Liz Greene afirma que Urano nesta casa muitas vezes tem "um enorme interesse em movimentos políticos e ideologias, mas de modo quase compulsivo como oposição ao reflexivo". Adolf Hitler, nascido com Urano em Libra na 12ª Casa regente de Aquário na cúspide da 4ª (a pátria natal) é um dos casos apontados. Sua visão não era racional nem logicamente pensada, mas "apareceu na sua mente com força total". Urano ouve um ruído surdo de algo antes mesmo que ele ocorra.
Do que tenho observado, se Urano está bem aspectado na 12ª Casa, estas pessoas têm um monte de bons conselhos para oferecer aos outros, como se o insight e o conhecimento estivessem sempre à mão. No entanto, se Urano tem muitos maus aspectos, então sua visão às vezes é prejudicada por suas próprias neuroses e complexos pessoais. Estes terão que ser "limpados" antes que os benefícios positivos desse posicionamento sejam sentidos. Eles também estão sujeitos a serem tirados de seu curso por sentimentos negativos na atmosfera. Sem levar em conta os aspectos de Urano, há, muitas vezes, um interesse pela parapsicologia e pelo espiritualismo.
Uma profunda relutância em abandonar a própria independência pode tornar difícil para eles o estabelecer-se e criar raízes. Uma parte deles pode querer desesperadamente conseguir intimidade e segurança, mas, de algum modo, dão um jeito para que isso não aconteça. Explorar as próprias motivações inconscientes pode libertá-los desse enigma e ajuda a aliviar um enorme sentimento de solidão e isolamento.
Alguns ingressam em sociedades secretas ou se engajam em trabalhos "por trás dos bastidores" para grupos. Eles podem se afiliar a instituições de natureza progressista ou pouco comum. Atuando como canais através dos quais novas idéias e tendências são estabelecidas, podem revolucionar ou romper os trabalhos de qualquer instituição com que estejam envolvidos.
Períodos de confinamento ou de carceragem tendem a produzir efeitos surpreendentes. Nos poucos casos que vi, eles não tinham notado uma necessidade temporária de se retirar da vida e consequentemente, atraíram "acidentes" ou doenças que os forçaram a fazê-lo. Súbitos revezes de destino são possíveis: algo que parece agourento ou ameaçador pode ser completamente diferente daquilo que esperam e vice-versa.
Poderia ser proveitoso perguntar se algo estranho talvez tenha acontecido à mãe durante o período de gestação; de alguma maneira, isso pode ter sido impresso na psique do embrião em desenvolvimento.

Urano na 11ª Casa

Poderosamente posicionado em seu próprio domicilio, Urano na 11ª Casa pode expandir o conceito de ser parte de um grupo de maiores dimensões. Seu dever principal tem longo alcance: aumentar sua identidade individual para aí incluir todas as criaturas vivas. Essa meta pode nunca ser completamente atingida, mas é gratificante o simples esforço por consegui-Ia.
Afinal, os que têm Urano nesta casa são capazes de ter um sentimento de parentesco para com toda a raça humana. Em vez de ver o mundo apenas como um amontoado de pessoas e nações se atacando e acusando mutuamente, eles têm a habilidade de ver o planeta como uma família que tenta resolver seus problemas e conflitos. A diferença entre essas duas perspectivas é sutil mas profunda.
Quem tem Urano na 11ª Casa deve procurar outros com quem possa se juntar para seguir esta meta comum. Geralmente somos amigos de vizinhos ou de pessoas que conhecemos no trabalho, mas pessoas com Urano nesta casa sentem-se mais ligadas àqueles com quem partilham a mesma visão de mundo. Tais pessoas não precisam estar geograficamente juntas uma da outra para fazerem parte do mesmo grupo. O que importa é que se dediquem aos mesmos ideais e objetivos. Alguém disse certa vez que "o grupo é o self do altruísmo", e isso é muito verdadeiro para Urano (ou para Netuno) na 11ª Casa. Obviamente, muitas pessoas com Urano na 11ª Casa nunca irão enxergar isso desta maneira; no entanto, essas possibilidades existem para quem tem este posicionamento.
Geralmente, Urano na 11ª Casa gosta de se misturar com pessoas bem-pensantes, seja num grupo de cientistas ou de astrólogos. Eles podem servir a uma "função craniana" dentro de qualquer grupo, apresentando idéias radicais ou desafiadoras, fazendo o papel de advogado do diabo ou brigando com outros membros para tornar o debate mais emocionante. Se Urano está mal aspectado, eles podem pregar idéias revolucionárias capazes de serem duras demais e até drásticas. Pode até sair do grupo com outros membros do mesmo grupo em defesa de seus princípios. Como Marte na 11ª Casa; em determinado nível Urano pode ser ambivalente num grupo. Eles gostam de compartilhar e de fazer parte de algo maior; no entanto, sentem-se ameaçados por perderem sua individualidade e liberdade neste processo.
Em nível pessoal, geralmente têm fortes sentimentos sobre o significado de amizade e esperam que os outros também sintam o mesmo. Às vezes, seus elevados ideais podem ser pouco realistas, dado o lado mais egoísta e instintivo da natureza humana. Este posicionamento pode indicar amigos que servem como importantes catalisadores para mudanças. Do mesmo modo, eles poderiam ser os agentes que trazem novas experiências para os amigos. Algumas pessoas com Urano na 11ª Casa podem ter fascinação por pessoas ligeiramente excêntricas que expressam partes de suas naturezas que quem tem este posicionamento não nota em si mesmo. Às vezes elas têm diferentes tipos de amizades que não poderiam se misturar facilmente.
Suas metas e objetivos de vida tendem a mudar radicalmente num curto espaço de tempo, como se acordassem um dia com uma nova visão daquilo que deveriam seguir.

Urano na 10ª Casa

Os que têm Urano na 10ª Casa sentem necessidade de contribuir com algo original e progressista para a sociedade. Não querem ser vistos como medíocres, mas como forças de mutação, de rebelião, de inovação. Por ser a 10ª Casa o domínio natural de Capricórnio, existe a capacidade de canalizar suas novas idéias ou intuições por veículos concretos. Muitas vezes, eles mantêm opiniões políticas bastante liberais ou mesmo radicais. Karl Marx, que inspirou outros com sua visão de um novo mundo, nasceu com Urano em Sagitário na 10ª Casa regendo Aquário no Ascendente. O gênio artístico e talentoso inventor Michelangelo nasceu com Urano em Escorpião na 10ª Casa regendo Aquário na 2ª Casa. Disraeli, o único judeu que já foi primeiro-ministro da Inglaterra, tinha Urano na 10ª. Com Aquário na cúspide da 3ª Casa, ele era notado pelo seu esmero no falar e no vestir, e também escreveu alguns romances.
Conheci algumas pessoas com esse posicionamento que saíram de empregos por não concordarem com o modo como as coisas eram feitas. Outros, com que cruzei, mudavam constantemente de trabalho, procurando algo mais significativo para fazer. Como Urano na mitologia, eles destroem suas criações e começam de novo. Edmond Rostand, o autor de Cyrano de Bergerac (Urano em Câncer na 10ª Casa regente de Aquário na 5ª), primeiro foi advogado, depois jornalista, para finalmente se tornar poeta e autor teatral. Às vezes os que têm Urano na 10ª Casa têm empregos muito estranhos. (Uma mulher com este posicionamento dirigiu um projeto de pesquisa sobre os efeitos da dança e de uma dieta com muita proteína na gordura do corpo de mulheres.) O que pode acontecer é que uma manhã eles acordam com uma revelação que torna seu trabalho atual obsoleto. Às vezes, acontecimentos que parecem fora de controle rompem o status quo da carreira. Novamente, se não tomarem conhecimento de sua impaciência ou da necessidade de uma mudança nesta área, podem de certo modo provocar as coisas para que isso aconteça. Outros simplesmente cairão direto nas tendências em voga, tendências que desviam ou alteram o curso de sua direção, tais como a prolixidade ou as mudanças da carreira política.
A mãe poderá ser vista à luz de Urano. Então ela será excêntrica ou de algum modo não convencional. Ela pode ter tido interesses outros que interferiram com seu papel de mãe, ou se sentiu enganada por um dos pais. O filho pode ter sentido algum tipo de impaciência nela, como se a mãe quisesse estar em outro lugar. Se a mãe era muito estranha, o filho pode ter sido forçado a se desenvolver de um modo mais independente, não sendo capaz de confiar na mãe como a maioria das crianças o faz. Primeiro, as crianças se ressentem disso, mas, mais tarde ficam agradecidas por terem tido a chance de crescerem livres, o que lhes permitiu aprender como enfrentar o mundo por si mesmas. Às vezes a mãe é convencional por fora, mas por dentro está louca por se livrar desta convenção. As crianças sentem isso e mais tarde "vivenciam" os desejos irrealizados da mãe - elas evitam cuidadosamente serem cercadas por carinho maternal ou responsabilidade familiar em demasia. Às vezes, mães uranianas sentem-se culpadas pela falta de típicos instintos maternais, esquecendo seus bons traços; amando sem serem sufocantes, elas refletem e representam para os filhos o livre pensar. Mulheres com Urano na 10ª Casa podem ser mais felizes criando os filhos depois de terem satisfeito algumas de suas necessidades de contribuir com a sociedade.
Urano na 10ª Casa é semelhante a Aquário nesta posição. Com Aquário no Meio-do-Céu, é necessário um trabalho que beneficie o maior número possível de pessoas e que permita e dê oportunidade para que o lado inventivo e idealista da natureza da pessoa venha à tona.

Urano na 9ª Casa

Urano está sempre procurando "a verdade", e a melhor casa para fazê-lo é a 9ª, o domicílio natural de Sagitário. Em vez de aderir a abordagens tradicionais ou ortodoxas, eles de maneira muito independente encontram significativas posturas de crenças ou de sistemas filosóficos pelos quais ordenam a vida. Mas, segundo a verdadeira maneira de ser de Urano, eles vão continuar destruindo sistemas que criaram para descobrir ou experimentar novos sistemas eventualmente mais amplos ou mais completos.
A imagem de Deus pode ser interpretada à semelhança de Urano - o céu estrelado - vasto e muito difícil de entender. Ainda assim, mesmo havendo leis que guiem o movimento dos planetas, em algum lugar dentro dessa imensidão deve existir um sistema. (Einstein, que tinha Aquário na cúspide da 9ª Casa, observou: "Não posso acreditar que Deus jogue dados com o cosmos"). Quem tem Urano mal aspectado poderia, em certas ocasiões, aderir a cultos bastante excêntricos ou fantásticos. Abstrata demais, sua filosofia pode não se traduzir facilmente na vida de cada dia. Ocasionalmente, eles tendem a ter flashes ou vislumbres daquilo que acreditam ser os trabalhos da mente Divina ou Universal. Lois Rodden dá o mapa de Guy Ballard com Urano em Leão na 9ª Casa em quadratura com Plutão em Touro na 6ª Casa. Ballard fundou um movimento religioso chamado "Poderoso eu sou" e, segundo noticias, recebia mensagens dos "Mestres Altíssimos" e vislumbrava suas vidas anteriores até sete mil anos antes. Um uso mais terreno deste posicionamento é mostrado no mapa de Mohandas Gandhi, com Urano em Câncer na 9ª Casa regendo Aquário no Fundo-do-Céu (a pátria natal). Na base de sua filosofia fortemente sentida (Urano na 9ª Casa), ele liderou seu povo do colonialismo à liberdade (Urano rege Aquário na 4ª Casa). O sábio profundo e místico Krishnamurti nasceu com Urano em Virgem na 9ª Casa regendo um ascendente aquariano. O interessante é que ele prega que o povo deveria encontrar a verdade por si mesmo (Urano de 9ª Casa rege a 1ª Casa do self) em vez de tentar seguir os ensinamentos de qualquer goro ou seita em particular.
Muitas vezes os que têm Urano na 9ª Casa sustentam idéias progressistas no campo da educação. Eles podem procurar uma alternativa em vez de uma estrutura acadêmica tradicional - tal como um programa de estudo independente; podem optar por uma mudança abrupta no curso de seus estudos. Um Urano de 9ª Casa tende a trazer novas idéias, conceitos e intuições em qualquer campo.
É possível que experiências inesperadas e inusitadas aconteçam no trabalho. Ao visitar outros países, eles podem encontrar pessoas ou idéias que os despertem e os levem a romper as velhas estruturas. Mesmo algum parente próximo pode ser o catalisador que inspire novas visões.
Se Urano não está muito mal aspectado, eles terão, provavelmente, uma fantástica visão intuitiva para futuras tendências, como se pudessem sentir o pulso da sociedade. O escritor de ficção cientifica Júlio Verne, que muitas vezes antecipava os acontecimentos do futuro, nasceu com Urano em Capricórnio na 9ª Casa.

Urano na 8ª Casa

A 8ª Casa, o domínio natural de Escorpião, produz o tipo de emoções e sentimentos muitas vezes despertados pelo êxtase e a agonia do amor - a luxúria da paixão, o ciúme, a raiva, a inveja, a possessividade e a vingança. Urano tenta chegar a essa esfera de modo um pouco diferente do que as pessoas em geral. Muitas vezes, os que têm Urano na 8ª Casa são compelidos por uma necessidade de se libertar das restrições da natureza básica instintiva e a superar o fato de serem retidos por essas emoções. Eles podem se expor continuamente a situações que os desafiem a se elevar e a desenvolver um afastamento de tais instintos primitivos, a fim de forjar uma compreensão mais ampla e mais tolerante do que tais sentimentos sujos permitem; por exemplo, o conceito de um casamento comunal ou mesmo a troca de marido ou de esposa. Em alguns casos, eles podem tentar esse tipo de liberalidade e falhar terrivelmente.
Da mesma maneira, eles podem procurar expressar a natureza instintiva de outras formas, além do simples propósito de unir e procriar. Consequentemente, a reputação deste posicionamento implica um certo grau de curiosidade e de experimentação sexual. Outros podem querer encontrar técnicas e sistemas que lhes permitam transcender o campo do desejo libidinoso através do redirecionamento do desejo sexual para outras áreas.
Em casos que tenho visto, Urano na 8ª Casa se alterna entre os extremos da paixão excessiva e da frieza desumana. Por exemplo, quando acreditam fervorosamente numa causa, eles podem não pensar duas vezes em colocar uma bomba numa grande loja se isso ajudar. Adolf Eichmann, o nazista responsável pelo extermínio de milhões de judeus, nasceu com Urano em Capricórnio na 8ª Casa, regendo a 11ª Casa, a das metas e dos objetivos. Outro nazista enforcado por atrozes crimes de guerra, Joachim von Ribbentrop, tinha Urano em Escorpião na 8ª Casa, regendo um ascendente aquariano.
Quem tem Urano na 8ª Casa muitas vezes deseja sondar além do plano superficial da existência para descobrir as mais sutis leis da natureza que operam na vida. Astrologia, psicologia, alquimia, o oculto, o mágico, a física subatômica ou a química moderna, tudo isso é de seu interesse. Um homem que literalmente explorou as possibilidades da potencialidade de transformação e de explosão da mais profunda camada de vida foi Enrico Ferrai. Nascido com Urano em Sagitário (o signo dos exploradores) na 8ª Casa, ele não só descobriu a divisão do urânio como também produziu a primeira reação nuclear em cadeia. Por linhas similares, Urano na 8ª Casa pode ser fascinado pela morte, e tentar entendê-la num quadro menos tradicional. Experiências psíquicas e telepáticas não são estranhas a pessoas com Urano nesta casa, embora algumas possam não ter muito controle sobre elas quando ocorrem.
Num nível mais mundano súbitas reviravoltas de destino tendem a acontecer através do casamento, de heranças ou de sociedades de negócios. Certas fases da vida podem terminar de forma súbita e irreversível; de uma noite para outra, um capítulo se encerra e outro começa, ou um acontecimento imprevisto altera drasticamente a direção que a pessoa seguia.

Urano na 7ª Casa


A atitude diante de relacionamentos vai muito além de tudo o que é convencional se Urano está na 7ª Casa. Enquanto muitas pessoas mantêm um relacionamento por necessidade de segurança ou por sentido do dever, quem tem Urano aqui vai achar difícil suportar um relacionamento sem vida ou acabado só por esses motivos. Se uma relação não é criativa, divertida, aberta e honesta, ele pode rompê-la para tentar encontrar algo melhor Um dos parceiros ou ambos podem querer mais espaço e liberdade do que os encontrados num casamento típico ou numa união íntima. Em vez de entrar apenas na categoria de parceiros, eles precisam de outros interesses além do relacionamento, dos quais recebem um sentido de identidade e de vitalidade.

Se quem tem este posicionamento não é o primeiro a manifestar as ansiedades de Urano, ele pode atrair ou selecionar parceiros que façam isso por ele. Se ele não toma conhecimento de suas inquietações ou da necessidade de uma estrutura menos convencional, então pode forçar a outra pessoa a alterar, de algum modo, o estado de coisas. A regra geral de Urano em qualquer casa é a de que, quanto mais conhecimento tomamos de sua presença ali e quanto mais interiorizamos sua natureza, menos as situações exteriores desabarão sobre nós.

Problemas ocorrem quando planetas que por natureza desejam ardentemente segurança, conveniência ou intimidade - tais como a Lua, Vênus ou Saturno - estão em mau aspecto em relação a um Urano na 7ª Casa. Em tais casos, um lado da pessoa anseia pela intimidade e segurança de um relacionamento, enquanto o outro tem medo de perder sua individualidade própria ou de ser preso demais por uma relação. Com Júpiter nesta casa, uma solução possível é encontrar um parceiro com os mesmos conflitos, mantendo então um conhecimento do dilema, abrindo e estruturando o relacionamento de acordo com ele. Um ambiente no qual as duas pessoas possam trocar e discutir livremente seus sentimentos e humores, sem que a outra os tome como uma ameaça pessoal, poderá facilitar esse arranjo. Eles terão de reconhecer que cada pessoa é um indivíduo à parte, e não apenas alguém que existe somente para realizar aquilo que uma ou outra pessoa lhe pede em determinado momento. Obviamente, um bom grau de maturidade vai ser necessário para conseguir isso, e seus melhores relacionamentos, em geral, acontecem quando ficam mais velhos e sabem mais a respeito de si mesmos e da vida em geral.

Quem tem Urano na 7ª Casa às vezes recebe revelações e passa por súbitas mudanças na aparência e na atitude, o que torna as relações presentes obsoletas. São buscadas novas relações que reflitam a mudança do estado mental. Em geral, há periodicamente uma necessidade de reestimular ou de revigorar uma relação que existe normalmente quando Urano é acionado por progressão ou trânsito.

A 7ª Casa descreve aquilo que procuramos no parceiro, bem como qualidades que podem estar latentes ou não reveladas em nós mesmos. Quem tem Urano ali procura um parceiro bem original, espiritualizado, dinâmico, inventivo, mágico e carismático - alguém que o acorde e lhe ofereça mudanças e novos horizontes. No entanto, uma pessoa dessa natureza não é bem o tipo capaz de proporcionar um bom grau de estabilidade e segurança a um relacionamento.

Nossa sociedade exerce muita pressão sobre as pessoas para se casarem - a tal ponto que os que não são casados ou que não têm uma relação íntima convencional podem sentir que existe algo terrivelmente errado com eles. Os que levam uma vida celibatária podem ter de se lembrar constantemente de que são ótimos, tenham ou não um relacionamento. A 7ª Casa também está ligada à vida social em geral, e os princípios de Urano são aplicados aqui indicando possivelmente aqueles que são destinados a trazer novas idéias e rupturas para a sociedade em geral, em virtude de seus trabalhos ou pelo que são.

A atriz Elizabeth Taylor nasceu com Urano em Áries na 7ª Casa regendo Aquário na cúspide da 5ª Casa. Os casamentos rompidos e seus começos e fins repentinos revelam a mão de Urano. Talvez, em alguns casos, ela tente sem sucesso aplicar as estruturas tradicionais de um casamento com empenho excessivo em relação a qualquer pessoa com quem esteja romanticamente (5ª) envolvida, em vez de respeitar a maneira aberta com que Urano gosta de agir.

Urano na 6ª Casa

Quem tem Urano na 6ª Casa deve explorar de modo mais profundo a íntima relação entre o mundo interior da mente e dos sentimentos com o mundo exterior da forma e do corpo. Existe uma conexão entre o que somos por dentro e o tipo de realidade diária que criamos para nós. Urano na 6ª Casa tem a chance de aprender que, para modificar o exterior, o interior tem de ser alterado primeiro. Qualquer problema que tenha de ser enfrentado no dia-a-dia ou no corpo físico pode ir de encontro às seguintes perguntas: que modelos dentro de mim produziram essas dificuldades e como posso mudá-los? Auto-exame, baseado na idéia libertadora de que criamos e somos responsáveis pela nossa própria realidade é a chave para uma experiência positiva de um Urano na 6ª Casa. Caso contrário, estão propensos a maiores ou menores abalos na vida - tais como ficar doentes para não irem trabalhar num emprego de que não gostam, em vez de admitirem primeiro que se sentem presos por um trabalho e agem de acordo para modificar a situação.
De fato, toda a área de trabalho e emprego pode ser enfrentada de maneira não convencional. Raramente dotados para uma rotina que comece às 8 e termine às 18 horas, acharão difícil ficar num emprego só pelo sentido do dever ou por segurança. Suas mentes precisam estar continuamente ocupadas e interessadas nas tarefas que têm diante de si e é melhor quando o serviço lhes permite modificações, variações, inventividade e movimento. Muitas vezes, eles sentem dificuldade em trabalhar sob a ordem de outros, pois têm de trabalhar à sua maneira - mesmo que nunca tenha sido feito assim antes. No entanto, se Urano estiver muito mal aspectado, trocar idéias com colegas de trabalho pode ser positivo e estimulante.
Muitas vezes, há interesse em novas tecnologias bem como em assuntos como astrologia ou outros sistemas correlatos de metafísica ou psicologia qualquer coisa que lhes dê um ponto de referência do qual observar e enfrentar a vida.
Em geral, não gostam de ser limitados pelas pequenas necessidades de cada dia e com as rotinas da existência, e tendem a provocar mudanças para tornar a vida mais interessante e excitante. Novamente, a vida pode tornar-se mais fácil quando eles conscientemente tomam conhecimento daquilo de que não gostam e fazem algo para modificar essa área e não provocar sutilmente forças exteriores para rompê-las para eles.
Interessados na relação entre mente e corpo, podem explorar várias formas de medicinas alternativas e complementares, às vezes experimentando dietas diferentes e variedades de exercícios. Problemas de saúde podem originar-se de cansaço e de muita tensão nervosa, que enfraquece as defesas do corpo. Um Urano de 6ª Casa inibido demais atrai as Fúrias, que podem alojar-se no corpo e fazer estragos no sistema. Em mapas que tenho visto, parece haver uma conexão entre Urano na 6ª Casa e várias formas de alergia com ressentimento e raiva guardados, o que sugere que pessoas de "pavio curto" são mais propensas a condições alérgicas. (Em seu livro sobre astrologia médica, Eileen Nauman associa Urano com "os reais impulsos que saltam de uma sinapse de nervo para a outra"). Obviamente, quem tem Urano na 6ª Casa beneficia-se com qualquer forma de atividade que o ajude a desembaraçar-se - exercícios físicos, ioga, meditação etc. Do lado positivo, Urano oferece a possibilidade de se recuperar rapidamente ou de livrar-se da doença, ajudado enormemente pelas atitudes mentais certas.
Se tomarmos a combinação de Urano e da 6ª Casa por uma conclusão lógica, pode haver a possibilidade de muito desgosto. Uma mulher que conheci com esse posicionamento tinha ratos em casa como animais domésticos - soltos, é claro.

Urano na 5ª Casa


Em vez de se ater a modos convencionais ou tradicionais de auto-expressão, quem tem Urano na 5ª Casa deveria deixar sua individualidade irradiar-se através de qualquer coisa que faça. Semelhante a Urano na 1ª Casa, ele não pode evitar ser inovador e diferente. Elvis Presley, que combinou toda uma nova tendência na música nos anos 50, com uma maneira de mexer o corpo que muitos acharam chocante, nasceu com Urano em Áries na 5ª Casa. Quem tem Urano nessa casa pode nunca estar totalmente satisfeito com aquilo que cria, sempre achando que poderia ter sido mais idealista ou ter feito melhor. Às vezes a inspiração criativa vem num flash, como uma bola de luz que carrega o corpo de energia.
Nós personificamos alguns planetas na 5ª Casa como crianças brincando num tanque de areia. Como seria Urano ali? Para dizer a verdade, é difícil prever. Ele, provavelmente, primeiro se chegaria aos outros, mas logo ficaria chateado. Castelos são uma besteira e tão bestialmente banais, além do que é muito frustrante tentar construir um modelo do Centro Espacial de Houston em algo tão unidimensional como a areia. Será que ninguém tem por aí um videogame que eu ainda não conheça? Tendo persuadido Marte e Júpiter a vir com ele praticar uns malabarismos em sua nova bicicleta BMX, ele não resiste em fazer a Saturno qualquer comentário de como incrementar o castelo ao qual está dando os retoques finais (veja Saturno na 5ª Casa).
Mais tarde na vida, Urano mostra-se mais interessado em achar encanto e excentricidade e tende a ter hobbies fora do comum. O mesmo vale para casos de amor e romances - que podem ser nada convencionais, com começos e fins repentinos. Urano se chateia quando a excitação inicial e o entusiasmo se esvaem, ou se um caso se torna conhecido demais ou constrangedor. Neste ponto, justificativas são dadas para uma interrupção abrupta.
A maioria das pessoas é criada num nível biológico normal gerando filhos, mas quem tem Urano na 5ª Casa terá de achar outros meios além dos puramente biológicos para se expressar. Mesmo que tenham filhos, suas necessidades criativas não estarão totalmente satisfeitas simplesmente em serem pais. Se se apegam demais aos filhos ou tentam torná-los instrumentos para "viver" seu potencial não usado, os filhos provavelmente vão reagir saindo de casa o mais cedo possível. Vi alguns casos de mulheres com Urano na 5ª Casa com muito pouco desejo de serem mães ou que foram separadas de seus filhos por motivos diversos. Urano nesta casa parece pedir às pessoas para que encontrem meios adicionais de realizarem a necessidade de soluções criativas em vez de somente através da paternidade. Como pais, sua maneira de educar os filhos pode ser progressista ou contrária ao que a sociedade espera. O poeta inglês Percy Bysshe Shelley tinha Urano na 5ª Casa em Leão, regendo Aquário na 11ª Casa. Depois da morte de sua esposa, ele negou a custódia dos filhos por causa de seu ateísmo.

Urano na 4ª Casa

 
Dane Rudhyar escreve sobre Urano na 4ª Casa que ele "aponta para a possibilidade de se tomar construtivamente desarraigado". Seja por escolha pessoal ou por inevitáveis circunstâncias externas, quem tem Urano na 4ª Casa não parece limitado pela unidade da família biológica. Ele pode se sentir um estranho, gente de fora ou um invasor de sua família de origem, ou, por alguma razão, sua vida de família na primeira infância foi interrompida e a família desfeita. Este posicionamento de Urano implica uma necessidade de encontrar o lugar a que realmente pertence, pois sua família ou suas raízes raciais parecem não lhe dar esse tipo de compreensão. Muitas vezes, ele requer incansavelmente muito espaço e liberdade para procurar sua verdadeira família ou lar "espiritual".
Temendo a perda de alternativas, os que têm esta posição são algumas vezes relutantes em lançar quaisquer raízes. Talvez haja algum lugar melhor ou mais apropriado para eles ali na esquina. Em certos casos que tenho visto, o rompimento foi atraído externamente como que por destino; algo de fora os impele a um movimento ou à necessidade de se desarraigar. Ou então tudo parece perfeitamente seguro no lar até que o Urano na 4ª Casa seja "bombardeado" por progressão ou trânsito e, de repente, sem mais nem anos, eles se mandam ou a família se desfaz ou muda de alguma maneira.
Este posicionamento também pode descrever um lar familiar diferente. O lar poderia ser usado como lugar de reunião de grupos ou organizações, onde idéias diferentes são trocadas. Eles podem viver numa comunidade utópica ou numa casa que tenha algo nada convencional. O pai (ou um dos pais oculto) pode ter algumas características de Urano. Ele tende a ser pouco convencional ou excêntrico, ou literalmente aparecer e desaparecer do lar. Talvez se sinta frustrado em ser pai. Às vezes, está fisicamente presente mas continua a ser uma pessoa desconhecida com a qual um relacionamento emocional mais íntimo é difícil. Ocasionalmente, tenho visto Urano na 4ª Casa em mapas de pessoas que, enquanto cresciam, observavam seus pais tendo colapsos mentais. De um ponto de vista mais positivo, pode ser um pai muito original, inventivo, livre-pensador e amoroso sem ser sufocante.
Embora isso possa se revelar só com certa idade, quem tem Urano na 4ª Casa, em geral é profundamente inconvencional. Em alguns casos, pode viver de certo modo até a meia-idade e depois mudar radicalmente seu estilo de vida quando Urano faz oposição a si mesmo. Um interesse pela metafísica, por sistemas políticos e filosóficos pode aparecer conforte vai ficando mais velho.
Urano na 4ª é semelhante a Aquário no Fundo-do-Céu ou na 4ª Casa. É preciso encontrar uma identidade baseada em outra coisa além da unidade da família. Em certo ponto da vida, ele poderá querer participar de atividades que beneficiem ou melhorem a família ou a humanidade.

Urano na 3ª Casa

Quem tem Urano na 3ª Casa fica procurando seus próprios caminhos para entender o que acontece ao seu redor, em vez de ficar preso à forma como foi educado para ver as coisas. Explicando melhor, eles são inventivos, pensadores originais e intuitivos. A mente uraniana capta todo o conceito e tem revelações e intuições repentinas quanto à vida, as pessoas, os acontecimentos e as situações. De algum modo, percebem o ambiente de um ângulo ligeiramente diferente dos outros. Muitas vezes exibem uma espécie de clareza que os capacita a resolver certos problemas rapidamente. Enquanto outros ficam procurando soluções e estabelecem projetos de pesquisa para compreender melhor um assunto, Urano aparece em cena e imediatamente sabe a resposta: "É óbvio que temos de tentar por aqui”. Uma mente mais lógica e racional ficará frustrada com a habilidade uraniana de "tirar respostas do ar". Às vezes suas idéias estão um pouco à frente de seu tempo. Outros simplesmente serão incapazes de aprofundá-las imediatamente.' Mas, dias, meses ou anos depois eles começam a entender o que Urano havia computado de modo natural e instantâneo. Não é nenhuma surpresa saber que Albert Einstein nasceu com Urano na 3ª Casa regendo Aquário na 9ª (a casa associada com as leis e os princípios que governam a existência).
Pessoas com Urano na 3ª Casa podem ser incansáveis e muito nervosas. Elas têm de se movimentar, de explorar e de experimentar uma enorme variedade de aspectos da vida. Suas mentes podem mudar de curso tão rapidamente a ponto de deixar os outros completamente confusos a respeito do que está acontecendo. São atletas mentais; parece que mudam de assunto ou falam non sequiturs quando, na verdade, já fizeram uma rápida conexão entre um tópico e outro, que uma mente mais lenta pode não perceber. A maneira de pensar de Urano é muitas vezes não-linear ou "lateral".
Urano na 3ª Casa pode descrever um ambiente de primeira infância rompido; possivelmente uma dessas rupturas seja uma significativa mudança de residência, marcante para a pessoa. Mesmo com pouca idade, eles podem ter se sentido separados ou diferentes dos outros no seu novo meio ambiente O relacionamento com irmãos pode ser inusitado, como no caso de famílias formadas após separações - em que há meios-irmãos ou irmãs de um casamento anterior de um ou dos dois pais. Eu vi esse posicionamento em mapas de pessoas consideravelmente mais velhas ou mais novas que seus meios-irmãos. Um irmão, irmã, tia ou tio podem exibir óbvias características uranianas.
Urano na 3ª Casa tende a ter bastante dificuldade em se ajustar aos sistemas de educação tradicional. Qualquer curso de estudos pode acarretar interrupções repentinas ou mudanças. Muitas vezes eles fazem contribuições enormemente originais a qualquer campo de estudos. Tenho visto este posicionamento em mapas de pessoas que se destacam nos campos da educação e da comunicação.
A 3ª Casa rege as pequenas viagens, e com Urano ali podem-se aguardar acontecimentos inesperados. Meu exemplo favorito de alguém que viaja de A para B da forma mais inusitada é o audacioso Evil Knievel, com Urano na 3ª Casa regendo Aquário no Ascendente.

Urano na 2ª Casa

Quem tem Urano na 2ª Casa vai precisar encarar toda a questão de dinheiro, posses e recursos de maneira bem diferente da normal. Essa posição representa um desafio que se contrapõe ao sistema coletivo de valores tradicionais e aos mais simples modos de ver o mundo material. Não desejosos de serem limitados pela necessidade de segurança e posses materiais, alguns podem evitar ligações justamente com aquilo que os outros mais procuram. Se tiver algum valor, o dinheiro será valorizado pela liberdade que lhes oferece em prosseguirem fazendo aquilo que realmente querem.
Às vezes as maneiras de ganhar dinheiro não são nada comuns, ou lucros podem advir de áreas desenvolvidas recentemente, de tecnologias modernas ou de alguma tentativa inteiramente individualizada. Algumas pessoas com este posicionamento podem apoiar sistemas econômicos e políticos mais radicais, que organizem a distribuição de bens de maneira diferente do seu regime nativo. Urano nesta casa é também associado com repentinas altas e baixas materiais e financeiras. Agindo intuitivamente por um pressentimento, eles podem arriscar dinheiro. Dependendo dos aspectos de Urano, eles podem "pagar" a pessoa maravilhosamente, ou deixá-la sem um tostão.
Quem tem Urano na 2ª Casa muitas vezes experimenta uma espécie de mudança, de rompimento ou de desestruturação na área de segurança pessoal que o força a reavaliar toda essa esfera de vida. Por exemplo, mesmo que estejam tentando seguir um caminho mais ordenado ou convencional para o mundo material, eles podem ver-se de repente como vítimas de uma influência coletiva maior ou de algum incidente que interrompa sua fonte de renda ou segurança. A companhia para a qual trabalham pode fazer uma reavaliação ou, devido a uma recessão, achar-se com excesso de pessoal. Ou, então, por razões que extrapolam seu controle, eles têm que fugir do país onde residem, deixando tudo para trás e tendo que começar tudo de novo. Alguma vez na vida eles terão que desenvolver atividades diferentes para se manterem, bem diferentes daquelas que tinham antes.
Muitas vezes suas próprias fortes necessidades inconscientes os coagem a romper os laços com o passado. Se não têm consciência de suas profundas necessidades de liberdade, eles podem escolher situações que julgam lhes trarão segurança, mas que acabam se revelando bastante instáveis. (Em qualquer batalha entre desejos conscientes e inconscientes, o inconsciente normalmente vence.). Alguns acreditam no principio da "mente sobre a matéria", na existência de um plano superior capaz de afetar e ordenar os acontecimentos do nível material de existência.
As fontes inatas que devem ser desenvolvidas são a originalidade, a inventividade, a abertura a novas correntes e a tendências progressistas, e um senso de oportunidade muito certo para determinadas situações. Pode ser que os que têm Urano na casa natural de Touro possam materializar seus "gênios" mais facilmente do que quando este planeta se encontra em outras casas. Por exemplo, Yehudi Menuhin, que dá recitais desde os setes anos de idade, ganhou seu dinheiro através de seu gênio musical (Urano em Aquário na 2ª Casa). Guglielmo Marconi, o inventor do rádio sem fio e do detector magnético, nasceu com Urano em Leão nessa casa. É sabido que Michelangelo, "o gênio universal", tinha Urano na cúspide da 2ª Casa.

Urano na 1ª Casa

Quem tem Urano na 1ª Casa encara melhor a vida tendo a coragem de determinar suas próprias verdades para si mesmo. Se não há caminho, eles tendem a fazer um. Altamente originais e inventivos, apresentam novas descobertas ou idéias em seus vários campos de interesse. Alexandre Granam Bell, que patenteou o telefone, nasceu com Urano em Áries na 1ª Casa. Mary Baker Eddy, a fundadora da Christian Science Church, a única mulher a fundar uma religião, nasceu com Urano em Capricórnio nesta casa. Nikola Tesla, cientista e inventor nascido na Iugoslávia, cuja vida é contada no livro The Prodigal Genius ("O gênio pródigo"), tinha Urano em Touro na 1ª Casa. Tradicionalmente, Urano é associado com a eletricidade, e Tesla foi o primeiro homem que efetivamente utilizou a corrente alternada. Obviamente, quem tem Urano na 1ª Casa desempenha melhor seu papel como líder - eles não conseguem cooperar bem como prosélitos. Como poderiam, com um Urano tremendamente individualista na casa natural de Áries e de Marte?
Falemos a respeito de eletricidade - eles a têm naturalmente. Muitas vezes isso pode ser visto em seus olhos, em seu rosto ou em volta de seus cabelos - algo em torno deles crepita e zumbe. Se Urano está com aspectos difíceis, as pessoas com esta posição podem ser extremamente obstinadas e discordantes, gostando de ser diferentes apenas pelo prazer.
No entanto, elas precisam de muita liberdade pessoal para se encontrarem. Muitos de nós derivam nosso sentido de quem somos sendo a mulher, a mãe, o filho, o patrão, o amante etc. Porém, para os que têm Urano na 1ª Casa, essa representação coletiva tradicional de identidade não é suficiente. Há sempre algo melhor ou diferente que eles poderiam ser e por isso têm grande dificuldade em estabelecer um sentido definitivo sobre quem são. Outros podem achar isso maravilhoso ou dolorosamente irritante.
Basicamente, eles querem apenas ser deixados em paz para prosseguir naquilo que intentam, sem ninguém que os perturbe. Não adianta mesmo querer detê-los. Relutantes em aderir a formas convencionais ou a padrões de comportamento, eles não querem saber de nada que seja falso ou sufocante com a vivacidade de um raio laser. Para os outros, eles às vezes parecem chocantes.
Se Urano está próximo ao Ascendente, pode haver algo inusitado com o nascimento ou com a primeira infância. Um caso extremo que Lois Rodden cita em The American Book of Charts ("O livro americano de mapas") é de um menino brasileiro com Urano em Virgem na 1ª Casa e com muito Aquário na 6ª Casa; ele nasceu com duas cabeças, cada uma comendo e respirando separadamente. Eu também conheço uma criança nascida com Urano na 1ª Casa no Ascendente que foi tirada da mãe adolescente um dia depois do nascimento e adotada. De alguma maneira, com Urano na 1ª Casa, a vida dessa criança não vai ser normal.

Urano e Aquário através das Casas

Pouco se conta sobre Urano na mitologia. O primeiro deus no céu regeu o espaço ilimitado e recebeu a tarefa de inventar e dar nomes à Natureza. Urano realizou façanhas criativas tais como idealizar as asas das borboletas, cada uma estampada com sua própria e única individualidade. A presença de Urano no mapa indica que somos capazes de pensamentos e de ações novos e originais. Neste domínio, não é necessário conformar-se com padrões de comportamento tradicionais, convencionais.
Ele era casado com Gea, a Mãe Terra. Toda noite, o Céu se deitava sobre a Terra e como resultado disso concebiam filhos continuamente. O casal deu nascimento a uma raça de gigantes conhecidos como os Titãs, a alguns Cíclopes de um só olho e a uma hoste de monstros, cada um com cem braços e cinqüenta cabeças. Desgostoso à vista de seus rebentos, Urano recusou-se a permitir que eles existissem. Por essa razão, assim que eles nasciam, Urano os mandava de volta para o útero de Gea, para o centro da própria Terra. Astrologicamente, isso subentende que podemos conceber na casa de Urano o que acreditamos ser algumas idéias muito boas; mas quando trabalhadas e concretizadas, elas podem não sair tão bem. O que em teoria parecia maravilhoso pode ser um desapontamento quando posto em prática e, como o deus Urano, algumas vezes temos de queimar nossas idéias originais e tentar outra vez.
Obviamente, Gea, com o útero cheio dos filhos banidos, não achou nenhuma graça. De dentro de seu peito ela produziu um pouco de aço, forjou uma foice e implorou que seus filhos castrassem o pai com ela. O filho mais novo, Cronos (Saturno), já exibindo um bem desenvolvido sentido de responsabilidade, apresentou-se como voluntário para cumprir a tarefa. Um pouco do sangue do falo desmembrado de Urano jorrou de volta ao útero de Gea e daí nasceram as Fúrias. Quando o órgão foi lançado ao mar, emergiu com a espuma, e Afrodite (Vênus) nasceu.
Este mito sugere as complexidades que caracterizam a esfera de influência de Urano. Aquela parte de nós que é mais terrena ou saturnina nossa reserva, nosso cuidado, nosso conservadorismo, o respeito pela tradição e o medo do desconhecido - pode literalmente "cortar fora" o impulso criativo de Urano. É possível que a inibição de Urano numa casa dê origem às Fúrias, cujos nomes podem ser traduzidos como "raiva invejosa", "retaliação" ou "nunca acabar". Ressentindo-se do estado de coisas nesta área da vida, nós muitas vezes culpamos os outros pela nossa infelicidade, gerando um resíduo amargo e envenenado que a psique tem de eliminar. Uma terrível massa de energia é necessária para segurar uma mudança quando ela se faz realmente necessária e, como resultado, podemos acabar exaustos, doentes ou alienados. Ou, talvez, corajosamente, empreendamos novas ações e exploremos outras maneiras provocadoras e independentes de ser nesta casa. Mesmo assim, podemos ainda evocar as Fúrias - desta vez soltas sobre nós pelos que se sentem desafiados, ultrapassados ou ameaçados pelo nosso comportamento. Tanto em nível pessoal como em nível coletivo, a casa de Urano é onde temos que nos separar do conformismo, experimentar novas tendências ou correntes de pensamentos e arriscar a romper conosco e com tudo o que se encontra à nossa volta em nome do progresso e da evolução.
Felizmente, Afrodite nasceu fora dessa disputa. Sua presença sugere que, enquanto respeitamos e trabalhamos dentro de alguns limites e do confinamento de Saturno, podemos esperar encontrar maneiras mais harmoniosas e criativas (Vênus) para levar a vida adiante. Em alguns casos, podemos não ser capazes de transpor totalmente as velhas estruturas, mas podemos nos empenhar para abrir espaço com essas novas idéias e interesses e, dessa maneira, conseguir mudar alguma forma de expressão. Este é o desafio que Urano apresenta na área do mapa em que mora.
Urano foi descoberto há relativamente pouco tempo, em 1781, durante o período das revoluções americana e francesa, e na véspera da Revolução Industrial. Em sincronia, este planeta é associado com ideais de verdade, justiça, liberdade, fraternidade e igualdade, bem como com qualquer tendência coletiva progressista que desafie o status quo. Urano quer que transcendamos os limites de nosso passado, de nosso ambiente, de nossa biologia e, se possível, de nosso destino: só porque nascemos numa família pobre, isso não quer dizer que tenhamos que ser caipiras. Em forma pura, sua visão é a de um grupo de indivíduos juntos, cada um expressando sua própria unidade e ainda assim sustentando um todo maior do qual cada um faz parte.
No entanto, Urano é propenso a certas distorções. Na casa, é onde temos necessidade de verdade e de liberdade, bem como um medo excessivo de sermos capturados ou aprisionados pelas nossas próprias criações. Se estamos muito inclinados a mudar apenas por mudar, então nada nesta área poderá se arraigar. Ou, se ficarmos nos equilibrando sobre a fina linha de separação entre a loucura, a excentricidade e o gênio, vamos persistentemente sentir a necessidade de sermos diferentes dos outros apenas para causar polêmica ou chamar a atenção sobre nós mesmos. A casa de Urano pode mostrar onde rapidamente desrespeitamos os limites da nossa "humanidade". Presumindo que somos capazes de transcender automaticamente as restrições de nosso corpo físico ou de nos elevar acima dos componentes instintivos da nossa natureza, cometemos o pecado de hubris e convidamos a punição a cair sobre nós. Com o mesmo refinamento que inspirou o sr. Frankenstein a construir o seu monstro, liberamos horrores no mundo em nome do avanço e do progresso. Ou quando ideais utópicos (como a Revolução Francesa) não levam em consideração as realidades da natureza humana, eles envolvem e amarram, às vezes estrangulando, quase todo mundo nesse processo.
Aquário na cúspide ou contido numa casa terá sabor semelhante a Urano ali. Haverá uma conexão entre a casa que contém Urano e qualquer casa que tenha Aquário.

Saturno na 12ª Casa


Como aqueles que têm Saturno na 5ª Casa, pessoas com Saturno na 12ª Casa têm medo daquilo que jaz abaixo da superfície do nível de consciência. Se relaxarem os controles sobre si mesmas, receiam ser engolfadas por emoções dominantes.
Os neo-freudianos acreditam que em nome da segurança e da adaptabilidade social reprimimos certos desejos, impulsos e apetites que outros (ou nossos próprios egos) achariam inaceitáveis. Mas algumas pessoas com Saturno na 12ª Casa dão um passo à frente. Divorciando-se daquilo que está no inconsciente, também inibem um desejo muito premente e positivo que existe dentro de todos nós; a ânsia de nos integrarmos à vida como um todo. Em vez de sentir alegria na descoberta do aparecimento de algo maior do que o self, recuam horrorizadas ao simples pensamento da dissolução de suas individualidades. Robert Desoille, um psicoterapeuta francês, inventou um termo para isso: "a repressão do sublime".
Em certos casos, sofrem um tipo de culpa ou desespero - algo dentro deles diz-lhes que eles não são tudo o que poderiam ser. Ou então sofrem bloqueios decorrentes de paranóia, um sentimento de que alguém ou algo vai destruí-los. Os livros de astrologia tradicional interpretam Saturno na 12ª Casa como "desfazendo os inimigos secretos"; mas, mais frequentemente, o inimigo é um aspecto de seu próprio self inconsciente, irritado com eles por ter sido posto de lado. Quando fazem amigos com os que rejeitaram, um sentimento de paz paira sobre a psique e eles dormem mais sossegados à noite. Se não se reconciliam com as partes de si mesmos que renegaram, então protegem-se contra invasões trancando duas vezes suas portas, olhando só para si mesmos e lembrando-se de esquecer seus próprios sonhos.
Profundos temores psicológicos difíceis de traçar podem contribuir para um constante sentimento de dúvida e de falta de confiança. Algumas vezes seus problemas se originam em dificuldades pré-natais. O útero é onde deveríamos flutuar no sentido da totalidade da vida. Se, por alguma razão, essas águas são perturbadas, futuramente vamos resistir a qualquer tipo de experiência que se assemelhe a isso. Valeria a pena, para quem tem Saturno na 12ª Casa, investigar como foi seu período de gestação. Talvez a mãe não tivesse a certeza de querer o filho na época, ou tinha preocupações com dinheiro ou sobre a disposição do pai. Por alguma razão, o embrião em desenvolvimento, através da conexão umbilical, registrou que a vida não ia bem. A criança cresce vagamente ansiosa com relação a tudo, culpada por estar viva e com pouca relação com o resto da vida.
Talvez devido a esse sentimento de culpa ou parcialmente motivado por um sentimento inato de ser responsável pelos problemas de outras pessoas, eles podem achar que têm um débito para com a sociedade, débito que pode ser pago através da prestação de serviços. Às vezes, trabalham em hospitais, em prisões, instituições de caridade ou governamentais que lidam de muitas maneiras com quem tem problemas ou carências. Outros com, Saturno na 12ª Casa podem viver seu dominante sentimento de inaceitabilidade atrás das grades ou escondidos numa enfermaria de hospital.
Alguns com Saturno nesta casa sentem terror diante de qualquer sinal de intimidade. Isso pode advir do medo de serem engolfados ou do pavor de perderem suas identidades como indivíduos separados. É possível que acreditem que só conseguem manter a autonomia afastando-se das pessoas. Ou temem que, não importa o que façam, tudo vai dar errado. Assim, evitam ligações ou compromissos com pessoas ou coisas. Esse subjacente sentimento de futilidade precisa ser trazido à superfície e explorado. Enquanto não fizerem isso, terão medo de todos os sentimentos e emoções (12ª Casa) e encontrarão refúgio vivendo basicamente "em suas cabeças".
Qualquer principio na 12ª Casa pode nos sustentar ou nos desfazer. As qualidades positivas de Saturno, tais como reconhecer seus limites naturais, e aceitação de deveres e responsabilidades e um senso comum normal podem ajudar a superar situações difíceis. Alguns exibem uma profunda sabedoria interior, capaz de guiá-los através de tempos muito difíceis. No entanto, um sentido amplo demais de separatismo em relação ao resto da vida, um enfoque por demais materialista ou a recusa em examinar problemas psicológicos pode ser causa de dor e sofrimento. Às vezes, há um voluntário desvio de atividade ou uma compulsiva necessidade de privacidade e reclusão para juntar os pedaços do self que foram abalados por um estressante encontro com a vida. Por vezes, eles podem ser levados a procurar o apoio ou a ajuda de instituições de caridade ou ligar para "qualquer coisa" a fim de pedir socorro. Por mais duro que possa ser, uma crise que precipite o pedido de ajuda aos outros pode capacitá-los a descobrir que não estão tão sozinhos no mundo como pensavam. O poeta alemão, Goethe, nascido com Saturno em Escorpião na 12ª Casa, expressou liricamente um sentimento semelhante ao escrever: "Quem nunca comeu pão com lágrimas, quem nunca passou uma noite cheia de preocupações, soluçando em sua cama, não conhece... os poderes celestiais”.
Concluindo, Saturno na 12ª Casa exige que todo o domínio do inconsciente seja olhado com seriedade. Quem tem esse posicionamento pode ter medo de explorar estas águas, mas é justamente isso o que deve ser feito. Se conseguirem ultrapassar seus medos e embarcar no barco da auto-investigação psicológica, seus esforços serão amplamente recompensados. Eles não serão apenas religados a partes decepadas de si mesmos, mas ganharão de novo um sentido de reatamento com o resto da vida nesse processo.

Saturno na 11ª Casa

Saturno é por natureza ambivalente quanto à principal verdade da 11ª Casa: a necessidade de nos tomarmos mais do que já somos. Por um lado, Saturno é atraído pela tentação de qualquer coisa que ofereça maior segurança e prestígio; mas por outro fica muito atemorizado com o pensamento de ter de abrir e expandir suas bem-guardadas fronteiras.
Quando os que têm Saturno na 11ª Casa sentem uma necessidade permanente de se unir a outros ou fazer parte de um grupo ou de um círculo de amigos, eles muitas vezes se sentem sem direito ou retraídos em tais situações. Alguns reagem corretamente, evitando esse tipo de contatos sociais, mas mesmo assim perdem a oportunidade de crescer e aprender algo nesta importante área da vida.
Mesmo que apenas tenham algumas amizades cuidadosamente selecionadas, de algum modo vão surgir problemas. Os amigos podem ser os catalisadores através dos quais terão de encarar soluções muito desafiadoras para eles. Por exemplo, um homem que eu conheço, com Saturno na 11ª Casa, adora flertar com qualquer mulher que encontre e invariavelmente escolhe amigos muito possessivos com relação às suas mulheres. Como um amigo após o outro rompeu a amizade com ele, o homem em questão viu-se forçado a refletir sobre as causas e as razões de seu comportamento compulsivo. Ele podia culpar os amigos por serem tipos tão ciumentos; mas por que ele repetidamente armava as mesmas situações, e o que significava aquela fascinação fatal por mulheres casadas?
Pessoas com Saturno na 11ª Casa normalmente têm de dar um duro danado para desenvolver as qualidades que conferem à pessoa o rótulo de "bom amigo". Ao contrário do exemplo acima, algumas podem ser demasiadamente rígidas e formais com um amigo, como se tivessem medo de dar um passo em falso ou que um sócio tirasse vantagem dele. Algumas vezes amigos tendem a ser sentidos como um fardo, uma restrição ou uma responsabilidade. Elas podem preocupar-se pelo fato de um amigo as rejeitar ou as criticar; ou, então, às vezes, elas mesmas tendem a se sentir frias e criticas, em relação aos outros. Eventualmente, escolhem sócios mais velhos e maduros, que tenham tido mais experiência nesta área e que possam servir de modelo ou de professores a respeito de como se comportar. Saturno na 11ª Casa também pode sofrer de solidão e isolamento por falta de companhia. No entanto, se as dificuldades são encaradas e examinadas, Saturno nesta casa tem capacidade para amizades leais e duradouras.
Experiências semelhantes podem ocorrer em grupos, clubes ou organizações. Embora os que têm Saturno na 11ª Casa nem sempre se sintam à vontade em situações grupais, este é precisamente o lugar onde mais podem aprender sobre si mesmos e sobre os outros. É possível que pertençam a um grupo que limita ou restringe de algum modo sua liberdade ou assume pesados deveres e responsabilidades administrativas dentro de um clube ou organização. Como Saturno na 5ª Casa precisa de permissão para ser diferente, um Saturno com aspectos difíceis na 11ª Casa precisa de lições de como trabalhar junto com outras pessoas. Qual é o seu propósito na família humana? Como podem promover o crescimento e a evolução da sociedade?
Alguns com este posicionamento podem ser surpreendidos por seus próprios ideais, mais rígidos do que deveriam ser. Outros podem ficar temerosos em confiar em alguma meta que queiram alcançar, achando que isso seria prender-se e limitar-se demais. Por vezes, frustrados por bloqueios ao seu progresso, eles querem abandonar tudo. Uma vez que é aconselhável periodicamente rever, reavaliar e mesmo escolher de novo nossos objetivos na vida, Saturno na 11ª Casa não deveria nunca esquecer seu mascote, a cabra, que alcança sua meta paciente e persistentemente dando um passo após o outro. Ele não vira um sucesso do dia para a noite, mas, no fim, chega lá.

Saturno na 10ª Casa

Em sua própria casa e elevado pela posição, Saturno opera poderosamente na 10ª Casa. Quer tomem conhecimento quer não, essas pessoas são extremamente sensíveis a respeito de como os outros as veem. Saturno na 10ª Casa, como o próprio ego pessoal, quer ser visto como forte, sólido e duradouro. O sucesso é normalmente julgado em termos de valores e papéis tradicionais - a carreira, tipo de casa em que se mora, a respeitabilidade do casamento etc. Normalmente (e há exceções), existe a necessidade de se alcançar uma posição e o reconhecimento através de algum tipo de trabalho socialmente aceitável. Podem arvorar-se em juízes e condenar os que se aventuram a viver fora daquilo que seriam os "estritos" valores sociais. Se eles têm de limitar suas ambições, por que os outros também não deveriam fazê-lo? Tendem a ficar zangados e com inveja dos que não o fazem.
Terão de trabalhar duro para conseguir o respeito e o status que querem. Se bem aspectado, é possível que realizem seus anseios de carreira com dedicação e progredindo logicamente passo a passo, ladeira acima. No entanto, se Saturno está mal aspectado, pode haver muitos atrasos e obstáculos no caminho. Alguns tenderão a achar que quaisquer meios justificam seus fins, contanto que vençam - com isso comprometendo-se ou usando os outros em seu próprio proveito. É possível que atinjam um certo nível e daí em diante se sintam vacilantes e frustrados em seus esforços para continuar. Outros podem progredir bem rapidamente, usar mal seus poderes e então cair tão depressa quanto subiram. Costumamos aterrissar sobre nossos pés na casa de Júpiter, mas no domínio de Saturno poderemos cair de joelhos se não tomarmos cuidado. Um exemplo contemporâneo de Saturno na 10ª é John Mitchell, um dos assessores de Nixon, indiciado e condenado à prisão por sua participação no caso Watergate. Exemplos históricos famosos deste posicionamento de Saturno incluem Hitler e Napoleão.
Algumas pessoas com Saturno na 10ª Casa tendem a se rebelar contra sua própria supersensibilidade aos códigos e aos valores da sociedade, tentando quebrar as regras. (Não devemos nos esquecer de que Cronos começou a vida desobedecendo à autoridade existente, ou seja, ao pai.) O caso em questão pode ser visto no mapa de Nathan Leopold, nascido com Saturno em Aquário na 10ª Casa, cuja história foi contada em livro e filme sob o título de Compulsion. Embora de família abastada e respeitada, sua compulsão era cometer o crime perfeito e, junto com o amigo Richard Loeb, planejou cuidadosamente o assassinato sádico de um menino inocente. Como o herói de Crime e Castigo de Dostoiévski, Leopold desafiou as restrições de Saturno e da sociedade para provar que estava acima da lei. Por sentirem demais a pressão da sociedade, os que têm Saturno na 10ª Casa podem fazer tudo o que pensam para investir contra ela. Bob Dylan resumiu muito bem este posicionamento numa canção que diz o seguinte: "Para viver fora da lei, você precisa ser honesto", ou, como diz o ditado: "A liberdade é a luxúria da disciplina”.
E, é claro, aí está a mãe; com Saturno nesta casa ela muitas vezes é sentida como uma força estritamente socializante, o fazedor da lei, aquele que decide o que é aceitável e certo. Crianças com esse posicionamento interiorizam suas regras e mais tarde acreditam que o tipo de obediência que a Mãe queria é a mesma que deveria ser dada à sociedade. A mãe pode ser sentida como crítica, fria, mandona e pouco amorosa. Qualquer coisa que a criança faça nunca está suficientemente bom. Ou a mãe pode parecer mais um fardo e uma responsabilidade - alguém de quem o filho precisa cuidar, em vez de ser o contrário. Vendo sob um ângulo de maior esperança, a mãe poderia servir como um modelo de qualidades saturninas positivas, exemplificando a paciência, a disciplina, a durabilidade, o pragmatismo e a determinação.
Saturno na 10ª assemelha-se a Capricórnio no Meio-do-Céu. Os que têm esse planeta ou signo ali são muitas vezes excelentes organizadores, administradores, executivos, gerentes, cientistas, construtores e professores.

Saturno na 9ª Casa

Os que têm este posicionamento encontram o sério, metódico, conservador e apreensivo Saturno na esfera da religião, da filosofia, da educação superior e das viagens. Eles normalmente têm interesse em religião e filosofia e sentem necessidade de encontrar respostas definitivas para questões básicas sobre o significado e as regras da existência. Não como Júpiter, que consegue justificar quase tudo o que quer fazer; com Saturno nesta casa, o sentido do divino é colorido pelos atributos do velho tirano - Deus é juiz, duro e capaz de punir pelo menor erro. Muitas vezes eles foram educados sob o domínio de formas de religião convencionais ou ortodoxas, e seus "superegos espirituais" são muito fortes e inibidores. Saturno na 9ª Casa deve sentir que aquilo de que Deus gosta ou não gosta está claramente definido, e que há leis e regras estritas designando como a vida deve ser vivida. Transgredir este enunciado seria um desastre. Conseqüentemente, sua filosofia é prática e utilitária. Alguns podem ser colhidos pelos ornamentos exteriores da religião, obcecados pela exata observância da lei e esquecidos do significado interior que existe por trás dessas formas.
Inversamente, há indivíduos com Saturno nesta casa que ficam tão amedrontados com qualquer coisa que cheire a universalidade ou a princípios mais elevados a ponto de se esconderem atrás de atitudes céticas e cínicas. Eles só acreditam naquilo que podem ver, testar e provar. Outros podem estudar seriamente filosofia, teologia ou metafísica, numa tentativa de concretizar, de especificar e de estabelecer verdades maiores. Os Gauquelin encontraram este posicionamento em mapas de cientistas que literalmente fizeram carreira "sabendo" e classificando leis e princípios que governam a vida.
Enquanto os que têm Saturno na 9ª Casa podem temer não serem bastante bons para Deus, eles também se preocupam achando que Deus não está fazendo seu trabalho adequadamente e que poderia tentar carregar o fardo. (Eles tendem também a ter esse tipo de sentimentos para com seus parentes próximos.)
Saturno nesta casa poderia dar lugar ao que Erica Jong chamou de "medo de voar". Enquanto Júpiter na 9ª Casa rumina a respeito de tudo o que pode e vai fazer, Saturno nesta posição fica amedrontado com seu próprio potencial e com medo de correr riscos. Para quem tem este posicionamento, toda vez que eles levantam os braços para alcançar o céu sentem cãibras. Expectativas tão negativas não são bom augúrio para o sucesso de semelhantes aventuras. Mesmo assim, devagar e com persistência, eles tendem a passar por dúvidas e hesitações e chegar lá no fim - quem sabe até antes de Júpiter, que mudou de idéia e tomou uma direção completamente diferente.
Em termos mundanos, Saturno na 9ª Casa vai encontrar algumas dificuldades e não vai se sentir bem se tiver de viajar muito. Alguns podem residir no exterior por necessidade, ou viajar em função do trabalho, mas a idéia deles de divertimento não é a de vagar pelo mundo esperando para ver o que acontece. Eles acham mais seguro ter um futuro planejado; no entanto, ironicamente, quando há épocas em que a agenda fica vazia de compromissos e eles precisam confiar e acreditar em qualquer coisa que o dia seguinte possa trazer, talvez seja este o período mais oportuno para se fortalecerem e crescerem.

Saturno na 8ª Casa

Saturno na 8ª Casa transmite apreensões e dificuldades na área da intimidade, na hora de compartilhar e nas uniões. As pessoas com essa posição podem sentir-se inseguras a respeito do que devem dar ou vivem alguma dificuldade para receber aquilo que os outros lhes oferecem. Geralmente há medo em se deixar ir, esquecer-se ou juntar-se a outra pessoa. Para elas, deixar-se ir verdadeiramente com alguém significa a morte do self como entidade separada. Trata-se de um processo atemorizante para os que têm Saturno na Sá Casa, pois querem ficar ligados àquilo que valorizam e possuem. E mais: entrar profundamente num relacionamento vincula-os à possibilidade de serem tomados por sentimentos que tentam manter sob rígido controle, como a raiva, o ciúme, a inveja e as paixões de natureza primitiva e instintiva. Eles desejam ardentemente uma união íntima, mas afastam-se dela por medo de serem tragados por essas erupções. Subsequentemente, podem encontrar dificuldades em relaxar, abrir-se e confiar nos outros, tudo o que poderia dar abertura a problemas sexuais. (Na mitologia, Eros e Tanatos eram irmãos, e a união sexual é uma espécie de morte da nossa individualidade.) Investigando as verdadeiras causas das inibições nesta área, aprofundamos nosso autoconhecimento e entendimento.
Além das possíveis dependências sexuais, existem conflitos na fusão de bens e ajustes pessoais nos relacionamentos. Os valores e as crenças do parceiro podem diferir dos deles, ou contradizê-los, ou então é possível que escolham alguém que seja um fardo. E, assim, a ajuda filantrópica de outros pode ser exatamente aquilo de que um Saturno na 8ª Casa precisa para seu próprio desenvolvimento pessoal. Pode haver problemas com heranças, impostos e contratos de trabalho, e a possibilidade de longos processos de divórcio. Alguns tendem a fazer carreira lidando com o dinheiro alheio - banqueiros, consultores de investimentos, agentes da Bolsa de Valores e contadores costumam ter este posicionamento de Saturno.
Em geral, eles hesitam em enfrentar o que há por baixo da superfície da vida e ainda assim é disso que necessitam para conseguir maior profundidade e maturidade. Obviamente, pessoas que tentam manter rígidos controles sobre si mesmas podem ficar muito assustadas pela perspectiva da morte física e daquilo que assoma com o que vem depois. Estas apreensões tendem a provocar sério desejo de maiores conhecimentos nessas áreas. O melhor exemplo é encontrado no mapa da tira. Elizabeth Kübler-Ross, com Saturno em Escorpião na 8ª Casa: com sua pesquisa pioneira, ela ajudou milhares de pessoas a enfrentar a morte com nobreza e calma.

Saturno na 7ª Casa

Relacionamentos não são muito fáceis para pessoas com Saturno na 7ª Casa; no entanto, esta é exatamente a área através da qual elas vão ser desafiadas a crescer e a se examinar. Tentando pular fora, podem se queixar e que o homem ou a mulher certos nunca apareceram, ou lamentar que algum defeito no parceiro tenha sido o problema. No entanto, em vez de apenas acusar o destino, a má sorte ou a escolha indevida, é dentro de si mesmos que irão desenterrar razões pelo desalento de seus assuntos pessoais.
Onde quer que Saturno se encontre, aí está o medo. Muitas vezes estas pessoas criam obstáculos a um relacionamento por medo de ficarem ligadas demais aos outros. Elas podem temer o grau de dedicação que um relacionamento requer e se sentirem aterrorizadas em ficar dependentes demais de outra pessoa. Apavoradas e sempre na expectativa de serem feridas, não podem se arriscar à vulnerabilidade de uma verdadeira intimidade. Como muitas vezes numa 7ª Casa, para se traçar as origens deste tipo de complexos, os relacionamentos de primeira infância devem ser examinados.
Será que se abriram com os pais e foram feridas, rejeitadas ou mal-interpretadas? Se isso aconteceu, elas ainda hoje se antecipam como sendo inaceitáveis e mal-amadas pelos outros. Será que o casamento dos pais era tão péssimo a ponto de obstruir a própria idéia de uma união feliz? Se isso aconteceu, não podem aprender com os erros de seus pais? Procurando respostas e soluções para esse tipo de perguntas, tornam-se mais sábias em relação a si mesmas, aos relacionamentos e à vida em geral. Esta é a dádiva de Saturno na 7ª Casa.
Vi muitos casos de pessoas com Saturno na 7ª Casa reclamando das limitações e das restrições de seus parceiros - se elas não fossem tão esposas, eles conseguiriam muito mais. Algumas vezes, isso é bem verdade, pois escolheram, inconscientemente ou não, homens ou mulheres ostensivamente tiranos como companheiros. No entanto, a crença de que o parceiro as segura é uma forma de autodecepçâo; contudo, de fato, o que elas fizeram foi projetar seus próprios bloqueios e medos interiores prolongando-se até os parceiros. Mesmo quando ficam livres de seus maridos ou esposas, supostamente castradores, muitas dessas pessoas com Saturno na 7ª Casa encontram outras razões para não se aventurar mais à frente e se expandir.
Por que não examinar esses obstáculos internos primeiro?
Saturno na 7ª Casa pode procurar um parceiro seguro. Às vezes, os que apresentam menos risco são aqueles que também não representam uma grande paixão ou, como uma polícia autoprotetora, deliberadamente escolhem parceiros que julgam inadequados ou ausentes em certos pontos. Por isso, se o relacionamento falha, e o outro sai de casa, eles se tranqüilizam achando que estão melhor sem aquele imprestável. Outros ainda parecem escolher parceiros que tenham as mesmas fraquezas que eles e, então, começam a demolir a outra pessoa pelos mesmos motivos que as fazem se sentir infelizes.
Saturno nesta casa também se manifesta pela procura de um parceiro que lhes dê segurança e estabilidade. Por essas razões, este posicionamento muitas vezes foi associado com casamento com uma pessoa mais idosa, uma figura de mãe ou de pai. Isso pode funcionar, mas ao custo de mantê-los pequenos e dependentes. Se isso falhar, será uma bênção, pois ver-se-ão forçados a desenvolver seu próprio manancial interior de força e sustento. Por não ser fácil, trata-se de uma realização que sempre vale a pena.
Saturno na 7ª Casa pode casar-se tarde na vida ou não encontrar mais a completa realização numa união até que seja mais velho - como se o Tempo dos Pais tivesse que lhe ensinar algumas coisinhas antes que um mútuo e sadio relacionamento possa realmente se formar.
No campo mundano, litígios tendem a ser longos e arrastados; seria aconselhável tentar tirá-los do tribunal.

Saturno na 6ª Casa

Esta posição geralmente confere habilidade de organização e administração, bem como a capacidade de prestar atenção aos detalhes. Ao mesmo tempo, uma necessidade compulsiva de arrumar tudo à sua volta de uma determinada maneira pode indicar algum medo mais profundo e uma desconfiança em relação à vida, que deveria ser conhecida e examinada.
Com este posicionamento, a vida diária e sua rotina pode ser sentida como opressiva e excessivamente pesada. Administrar assuntos mundanos, tais como pagar a conta da luz, dirigir um automóvel e deixar a casa limpa e arrumada pode tornar-se tão complicado e premente quanto planejar a execução de uma alta estratégia militar. Essas pessoas precisam de rotina e de ritual, mas ainda assim correm o perigo de se sentirem frustradas e presas às estruturas que elas mesmas criaram.
Então manifestam-se problemas na área da saúde e do bom funcionamento do corpo. Para alguns, problemas de saúde restringem ou limitam a liberdade individual; por exemplo, seguir dietas especiais ou praticar certos esforços físicos que devem ser limitados para não causar maiores consequências. Com Saturno na 6ª Casa, os sintomas de doenças devem ser examinados como símbolos ou mensagens que forçam ao conhecimento do si mesmo, oferecendo um despertar e uma mudança. O corpo concretiza o sistema de equilíbrio na forma de doença, numa tentativa de mostrar onde está acontecendo algo deslocado em todo o modelo de vida. Problemas específicos de doenças podem aparecer através de áreas saturninas - a pele, os ossos, os joelhos e as juntas. Alguns médicos ou curadores observaram que essas pessoas que sempre querem fazer alguma coisa mas que se controlam (Saturno) são as mais propensas a ter artrites e reumatismos. Em alguns casos, a doença de Parkinson foi detectada como medo guardado, outro traço saturnino. Quem tem Saturno nesta casa pode participar da própria saúde não s6 de maneira direta, com dietas e exercícios, mas também ajustando e examinando atitudes psicológicas rígidas ou temerosas demais. Ao encarar esses desafios, não apenas essas pessoas vão ficar mais fortes, mas também mais sábias. Este posicionamento pode descrever "saúde excêntrica" e levá-las a ter um cuidado especial com tudo o que comem ou colocam em seus corpos. Algumas fazem carreira em profissões ligadas à saúde e à cura (médicos e massagistas).
Com Saturno mal aspectado, pode haver problemas na área do trabalho. É possível que se manifeste um sentido crítico demais em relação àqueles com quem trabalham, ou o temor de não serem aceitos ou de serem inadequados aos olhos de colegas e de chefes. Partes obscuras ou não integradas de suas próprias psiques podem ser projetadas naqueles que encontram no ambiente de trabalho ou nas pessoas que empregam para lhes prestar serviços. Quem tem Saturno na 6ª Casa acha seu lugar num esquema de coisas desenvolvendo e sintonizando suas habilidades. Isso não virá necessariamente sem dedicação e esforço, ou sem um servil e humilde aprendizado.
Embora possa parecer trivial, seu relacionamento com cachorrinhos e pequenos animais pode ter importância com este posicionamento. A morte ou a perda de um cão amigo ou de um gato amado pode abrir a caixinha de Pandora de discussões de níveis psicológico e filosófico.