Júpiter na 12ª Casa

O poeta Hölderlin escreveu que "onde existe a escuridão, o poder salvador também nasce". Esta é uma das mais importantes ramificações de Júpiter na 12ª Casa: justamente quando as coisas parecem mais negras e sem esperança, Júpiter aparece não se sabe de onde e salva a situação. Quem tem este posicionamento pode sentir como se tivesse um anjo da guarda que aparece de relance com uma linda surpresa.
Mas será que poderíamos dizer que isso se deve à boa sorte ou às fadas-madrinhas? O que realmente sustenta e salva as pessoas com Júpiter na 12ª é uma profunda fé na benevolência e no significado da vida, e uma abertura e uma disposição para receber qualquer coisa que lhes é trazida. Em qualquer casa em que se encontre, Júpiter está procurando um significado na vida; porém, na 12ª Casa este significado não é encontrado a não ser em algum evento ou realidade externos, mas existe em estado nascente dentro do self. Através do sentido e do significado que eles escolhem para dar a um acontecimento, quem tem Júpiter na 12ª Casa pode transformar experiências negativas em positivas e obstáculos em bênçãos.
A casa de Júpiter é onde procuramos a verdade. Na 2ª Casa isso pode ser pensado em termos de valores, de dinheiro e posses, e na 7ª Casa através de relacionamentos; mas na 12ª Casa a verdade é encontrada dentro do self, em nível de mente inconsciente. Uma espontaneidade para virar a atenção 180 graus e explorar o reino da imaginação interior de sonhos e símbolos vai ajudar aos que têm Júpiter na 12ª Casa a encontrar o tipo de verdade que estão buscando e contactar a "pessoa sábia" interior que existe em cada um e em todos eles. A liberalidade e o raio de ação do infinito, aquele quadro maior que Júpiter deseja ver ardentemente, pode ser encontrado no interior do vasto âmago da psique - um mundo além do tempo, do espaço e de qualquer limitação. Meditação, tranqüilidade, preces, retiros, música ou artes podem ser a passagem para esse mundo. Imaginem a alegria de Júpiter quando finalmente chega lá.
Correndo desesperadamente atrás de sua alegria em todas as outras direções, muitas pessoas com este posicionamento buscam em qualquer outro lugar, menos dentro de si, a realização. Um comportamento temerário, auto-indulgência em álcool e drogas, teatralidade maníaca, hipocrisia, imprudência em geral e outros traços negativos como esses podem resultar no "auto-esfacelamento" de um Júpiter de 12ª Casa.
Júpiter na 12ª Casa tende a ser o canal através do qual passam a inspiração e o dom da cura; por isso, quem tem esse posicionamento tem muito a oferecer trabalhando em hospitais, prisões e instituições de caridade. A visão ampliada que assoma em tempos de dificuldade não só traz esperança e inspiração para si mesmos como também guia outros através das suas dificuldades. Eu vi este posicionamento nos mapas de um bom número de advogados, médicos e curadores bem-dotados. Aspectos dinâmicos de Júpiter na 12ª Casa também são bons presságios para os que são internados por alguma razão. Beneficiados pelos cuidados e pela proteção que recebem, eles podem transformar esta experiência em algo positivo, ou então não precisarão ficar confinados mais tempo do que o necessário.

Júpiter na 11ª Casa

O deus Zeus tinha como tarefa cuidar do bem-estar da população. Da mesma maneira, o planeta Júpiter, estendendo nosso conhecimento para além do egocêntrico conceito de Marte, nos lembra de um contexto social mais amplo no qual existimos e temos um papel a desempenhar. A este respeito, Júpiter está bem à vontade na 11ª Casa.
As pessoas oravam a Zeus por ajuda, guia e proteção contra desgraças, e aqueles que têm este posicionamento podem ser encarados pelos amigos ou por grupos com o mesmo tipo de inspiração e proteção. Inversamente, seus próprios horizontes e a compreensão do significado da vida aumentam e se expandem através do intercâmbio social. Eles podem assumir o papel de um guru, herói ou heroína aos olhos dos amigos ou grupos, ou então ficar esperando que os amigos ou grupos sirvam de proteção e salvação para eles.
Júpiter na 11ª costuma filiar-se a clubes ou organizações que promovam causas humanitárias ou igualitárias, ou que prometam crescimento e expansão para todos os envolvidos. Normalmente, estão sintonizados com novas correntes e tendências sociais progressistas. Aspectos difíceis de Júpiter podem indicar grandes expectativas e ideais, bem como desapontamentos quando o grupo falha em resolver todos os seus problemas, ou não consegue eliminar rapidamente a miséria do mundo. Sem pestanejar, no entanto, passam para a próxima causa ou organização com a esperança de que a nova fórmula encontrada seja a chave da salvação.
Júpiter nesta casa sugere um número de amigos cada vez maior, de várias culturas e nacionalidades. Para alguns, o significado da vida só começa a aparecer quando suas agendas estão completamente preenchidas e eles têm de escolher entre a festa de aniversário de Mick Jagger e um convite para passar o fim de semana em St. Moritz. Às vezes, um envolvimento grande demais em atividades sociais ou um envolvimento demasiado profundo na vida dos amigos pode dissipar suas energias e dissuadi-los de se aplicarem em outras áreas da vida.
Tanto Júpiter como a 11ª Casa estão preocupados em se tornar um pouco mais do que já são. Por isso, essas pessoas costumam ter muitas metas e objetivos na vida e podem quase sempre ser vistas olhando para o futuro. Logo que um objetivo é alcançado, outro aparece em seu lugar. Talvez seja oportuno reduzir um pouco suas metas, ou mesmo selecionar melhor quais realmente vale a pena seguir; isso se não quiserem se esfacelar demais. De fato, se atirarem suas flechas alto demais, elas poderão cair em cima deles mesmos; se apontam em muitas direções ao mesmo tempo, podem ficar sem saber para onde atirar primeiro. É espantoso observá-los. No entanto, por haver sempre tanta fé em que devem e vão realizar o que querem, a vida não pode ajudar mas os encoraja bem. Muitas vezes, amigos ou grupos partilham dessa fé em suas metas e serão de grande valia em suas realizações.

Júpiter na 10ª Casa - Sagitário no Meio do Céu

Os gregos antigos acreditavam que se Zeus aparecesse a um mortal, vestido em todo seu esplendor e com todos os seus ornamentos, o pobre terráqueo seria transformado em cinzas somente à vista da luminescência do deus. Da mesma maneira, quem tem Júpiter na 10ª quer ser visto com todo o seu poder, brilhantismo e habilidade de liderança. Quando saem de casa e se expõem à vista do público eles não pretendem passar despercebidos.
É através da carreira, do status e do reconhecimento que procuram significado e realização na vida. Em alguns casos, a própria fama é adorada como algo divino. Muitas vezes alcançam boas posições em profissões bem reputadas, como advocacia, educação, trabalhos em bancos, política, direção de empresas etc. Suas carreiras podem incluir viagens e conexões internacionais. Outros podem ser atores ou expoentes religiosos ou filosóficos. A escolha é variada, mas, não importa em que ocupação estejam, eles trazem consigo um alto grau de energia e entusiasmo, de visão, de discernimento e a capacidade de organizar os outros. Trabalham bem com as pessoas, mas provavelmente trabalham melhor quando têm bastante autoridade e espaço onde manobrar. Normalmente querem alcançar certos postos e não encontram muitos obstáculos no caminho para terem sucesso. Arthur Schlesinger X, o historiador que ganhou dois prêmios Pulitzer, nasceu com Júpiter no esperto Gêmeos na 10ª, Casa. Franz Schubert, o compositor austríaco, tinha Júpiter no musical Peixes nesta posição. Outros exemplos de sucessos internacionais de Júpiter na 10ª são: Victor Hugo, o escritor francês notado por sua filosofia humanitária, com Júpiter em Leão nesta casa; o talentoso escultor Rodin, cuja obra As mãos nos inspira a olhar para os céus, e Herman Melville, com Júpiter em Aquário, que levou uma vida de viagens e aventuras e resumiu a questão de Deus e a totalidade na caçada à grande baleia branca Moby Dick.
A imagem da mãe é refletida por Júpiter nesta casa. Em alguns casos que vi, ela era vivida como dramática e teatral, amante de manipular os outros através de seu drama emocional. Às vezes, ela mostra um enorme interesse por religião e filosofia, o que faz com que não pareça deste mundo. Ela poderia ser estrangeira ou de família influente ou conhecida. O filho tende a senti-la e a adorá-la com algo maior do que a vida, e algumas filhas com esse aspecto podem sentir competição e rivalidade em relação a ela.
Olhando positivamente, a mãe poderia ser uma fonte de inspiração e um guia, com bons conselhos sobre como encarar a vida mesmo sem ser doce demais ou superprotetora. Com esse tipo de mãe, a criança se sente confiante para enfrentar o mundo e aceitar quem tem autoridade em geral.
Sagitário no Meio-do-Céu ou contido na 10ª, Casa é semelhante a Júpiter nesta posição.

Júpiter na 9ª Casa

De acordo com o mito, a primeira mulher de Júpiter foi Métis, a deusa da Sabedoria. Ela estava grávida de Atena quando Zeus recebeu a advertência de que seria destronado por qualquer filho seu com Métis. Para resguardar a si próprio, ele devorou Métis e a criança que ela concebia. Como diz o ditado, "somos aquilo que comemos"; neste contexto, Zeus veio a personificar a suprema Sabedoria em si mesmo. Mais tarde, depois de uma terrível dor de cabeça, por seus próprios meios ele deu à luz Atena, e ela tornou-se não só uma de suas filhas favoritas como também a deusa da Sabedoria a que tinha direito.
A história nos oferece idéias de como Júpiter pode funcionar melhor na 9ª Casa, a sua casa e o domicilio natural de Sagitário. Métis, a primeira deusa da Sabedoria, é uma ameaça e não tem permissão para dar nascimento a nada. Só quando ela volta para o self - isto é, quando é digerida, pensada e repensada - Júpiter pode, na 9ª Casa, dar à luz maior sabedoria na qual esteja a salvo para amar e permitir a existência.
Em outras palavras, com Júpiter na 9ª Casa, um pouco de conhecimento não devidamente integrado com o resto da personalidade pode ser uma coisa perigosa. Em casos extremos, algumas pessoas com este posicionamento tendem a pensar que sabem tudo o que é conhecido, e são levadas a justificar o que querem fazer na base do: "Se Deus não queria que eu fizesse isso, não teria posto esses pensamentos na minha cabeça". James Earl Ray, o assassino de Martin Luther King nasceu com Júpiter em Áries nesta casa. Richard Speck, responsável por um assassinato em massa, tinha Júpiter em Gêmeos nesta posição. Júpiter na 9ª também é encontrado em mapas de pessoas conhecidas, como "o garoto galante", que roubou a loja Cartier de Londres a título de brincadeira. Enfim, quem tem Júpiter em sua casa natural pode ser arrastado por seus próprios pensamentos e adorar fanaticamente sua própria filosofia e religião como uma espécie de lei para si mesmo.
Pelo fato de Zeus ter devorado a Sabedoria, ele a incorporou, e quem tem Júpiter na 9ª também exibe muitas vezes o tipo de conhecimento capaz de atribuir sentido e significado à mais insuportável das agonias por que tenha de passar. Eles viajam longe em busca de leis e verdades básicas pelas quais guiam sua peregrinação através da vida. Contanto que não se vejam dentro de uma torre de marfim de abstrações mentais, eles vão inspirar outros com suas visões e discernimento. Quem tem Júpiter nesta posição pode viajar aos recônditos da mente ou mesmo para o espaço, mas o que descobrem é de pouca valia para qualquer um, a não ser que voltem para cá e usem o que aprenderam, na prática.
Junto com a filosofia e a religião, viagens e educação superior devem ser encaradas como maneiras de expandir o conhecimento e encontrar o significado da vida. Faria sentido encorajar uma pessoa com este posicionamento em qualquer uma dessas direções. Se outros aspectos no mapa ajudam a colocar este Júpiter na Terra, tornam-se excelentes professores, escritores, advogados, diretores ou relações públicas. Os Gauquelin encontraram Júpiter na 9ª Casa, junto ao Meio-do-Céu nos mapas de atores de sucesso que conseguem transmitir uma experiência de forma vivida e clara aos outros: Vivien Leigh, William Holden e Robert Redford todos têm Júpiter nesta casa. Se bem aspectado, um relacionamento benéfico com sogros, cunhados, tios e primos é também sugerido.

Júpiter na 8ª Casa

Júpiter na 8ª Casa pode ser traduzido literalmente como uma expansão com o dinheiro dos outros. Uma mulher que eu conheço, que tem Júpiter em Leão (conjunção Plutão) na 8ª, trabalhava como dançarina numa discoteca de Hollywood no início da década de 70. Um milionário que se fez sozinho, de meia-idade, assíduo freqüentador do clube, interessou-se paternalmente por ela. Nunca houve sexo entre os dois, mas o sujeito comprou para ela uma linda casa num dos bairros chiques da cidade. Júpiter protege e nos ajuda em qualquer casa que se encontre. No caso da 8ª, ele faz isso através dos recursos alheios.
Júpiter na 8ª Casa pode indicar um casamento financeiramente interessante, bons sócios em negócios, legados através de heranças e um fiscal de rendas com o qual se joga golfe regularmente e ao qual se permite ganhes algumas partidas. Se Júpiter não estiver muito mal aspectado, quem tem esse posicionamento pode confiar na própria sensibilidade para futuras transações no mercado e seguir'' com sucesso qualquer intuição a respeito da direção que uma especulação ou um acontecimento vai tomar.
De uma forma menos mundana, pessoas com Júpiter na 8ª procuram a expansão e um maior significado na vida partilhando e trocando o que têm, aquilo em que acreditam e a que dão valor com aquilo que outras pessoas têm e consideram de valor sentimental. Eles conseguem, às vezes, vislumbrar uma espécie de verdade ou beleza em outra pessoa, que os outros poderão nunca perceber. Naturalmente, haverá pessoas que corresponderão à abertura e à fé de Júpiter sentindo-se relaxadamente confortáveis junto a ele e deixando-se ir com ele.
Com Júpiter na casa natural de Escorpião, o companheirismo pode ser tomado como uma forma de transcender as fronteiras e as autolimitações individuais. Para Júpiter, a intimidade sexual pode ser entendida simbolicamente, como duas pessoas se unindo para se tornar algo maior do que cada uma é individualmente. No entanto, maus aspectos de Júpiter tendem a mostrar um excesso de apetite sexual e um certo don-juanismo, uma constante necessidade de novas experiências nesta área. Por outro lado, tenho visto aspectos difíceis de Júpiter na 8ª Casa revelarem uma pessoa com problemas para conciliar suas crenças filosóficas e religiosas com suas ansiedades sexuais. Júpiter nesta casa também pode ter tão grandes expectativas do que deveria ser o sexo que as pessoas com esta posição ficam desapontadas se a cada vez que fazem amor não ouvem os sininhos tocar em seus ouvidos nem as montanhas se movem.
Na 8ª Casa, Júpiter procura significados no que está oculto, em tabus ou mistérios, e suas crenças religiosas e filosóficas podem ser matizadas pela metafísica e pelo ocultismo. Eles vão abrir certas portas que outros preferem deixar fechadas apenas para indagar se a resposta não se encontra bem ali atrás delas.
Períodos de crises e transições são em geral suportados com boa vontade, muitas vezes trazendo à tona sua confiança e otimismo inatos. Uma crise pode ser vista num contexto mais amplo de toda a vida e entendida como um momento de decisão em potencial ou uma oportunidade para mudar e crescer. Como Peter Pan, eles podem acreditar que mesmo a morte tem de ser uma grande aventura.

Júpiter na 7ª Casa

Examinando a vida marital de Zeus, vamos tentar entender como Júpiter atua na 7ª Casa. Ele teve alguns casamentos antes de se estabelecer (é só um modo de dizer) com Hera, a esposa oficialmente associada à sua soberania. Uma das lendas conta a história de sua corte da seguinte maneira. O inverno já ia pela metade quando Zeus apareceu diante de Hera na forma de um cuco. O pássaro estava tão gelado que ela o colocou em seu colo para aquecê-lo. Neste momento, Zeus, doido para tirar vantagem de qualquer oportunidade, voltou à sua forma normal. Reticente a principio, a sagaz Hera finalmente consentiu quando ele prometeu desposá-la. Quem tem Júpiter na 7ª Casa pode recorrer a todo tipo de truques e disfarces para capturar o parceiro escolhido.
O casamento não foi fácil devido aos arroubos apaixonados de Zeus e ao apaixonado ciúme de Hera. A dinâmica muitas vezes se repete nos relacionamentos de quem tem Júpiter nesta casa. Um parceiro tem de ser o crédulo e o obediente, enquanto o outro tem a rédea solta. Às vezes esses papéis se invertem. Nas poucas vezes que Hera resolveu divertir-se, Zeus imediatamente voltou para casa e se queixou da ausência da esposa. Da mesma maneira, Júpiter na 7ª Casa sofre do clássico dilema da liberdade vigiada. Eles querem a independência para explorar todas as diferentes facetas da vida, mas também querem sua própria segurança. (Em nível arquetípico, o espírito simbolizado por Júpiter anseia por se libertar das restrições da matéria, representada por Hera, mas ainda assim o espírito necessita da matéria, através da qual pode se expressar.) Para aqueles que têm Júpiter nesta casa o ideal seria ter parceiros que compartilham e entendem seu anseio por outros interesses fora do relacionamento.
Júpiter na 7ª Casa pode manifestar-se de outras maneiras. Eles tendem a projetar Júpiter no companheiro e a procurar alguém que faça o papel de Deus para eles. Neste sentido, são capazes de orar para quem quer que lhes prometa o mundo e ficam muito desapontados quando apenas recebem algum bônus. O parceiro pode refletir Júpiter em outros aspectos - ele ou ela pode ser estrangeiro, ter prestígio e influência religiosa ou filosófica, ser perdulário ou um maravilhoso canalha que sempre diz uma coisa e faz outra. Falando positivamente, o companheiro pode trazer calor, generosidade, boa fé, bens materiais, otimismo e uma expansão de conhecimento da vida de quem tem este posicionamento. Inversamente, a pessoa com Júpiter na 7ª é capaz de devolver essas qualidades e, na maioria das vezes, o relacionamento é benéfico para a vida de ambos. Mesmo quando um relacionamento termina, há uma permanente esperança de outro melhor logo adiante. Se quem tem Júpiter na 7ª nunca se casa, isso se deve normalmente ao fato de relutar a ficar preso e perder alternativas.
A 7ª Casa descreve nossa relação com a sociedade em geral. Júpiter nesta posição favorece a interação social e comunal como um significado natural para aumentar e expandir os horizontes da vida. Bem aspectado, Júpiter nesta casa inclina ao sucesso em assuntos legais.

Júpiter na 6ª Casa

Júpiter pode parecer meio constrangido, na 6ª Casa da saúde, aos ajustamentos, à necessidade e ao funcionamento das coisas mundanas, mas, sem se preocupar com o que faz com seu tempo, ele sempre tenta fazer algo significativo. Quem tem Júpiter nessa casa procura (ou deveria procurar) uma experiência significativa na vida através do trabalho e do serviço prestado a outros. A autopurificação e o aprimoramento de suas habilidades propicia-lhes um maior sentido de bem-estar e satisfação.
Como na 3ª Casa, Júpiter pode manifestar-se de várias maneiras. Com o intuito de fazer o máximo para si mesmos e para os outros, alguns podem correr de uma tarefa para a outra a fim de passar rapidamente para a próxima. Outros, no entanto, se aplicarão a qualquer pequeno trabalho com a maior diligência e concentração. Como na tradicional cerimônia japonesa do chá um detalhe mínimo pode assumir uma importância cósmica.
Terão orgulho em sua profissão e geralmente demonstram muita energia que os ajuda na situação de empregados. Embora Júpiter esteja pronto a acreditar que esta é a melhor maneira de fazer as coisas, eles normalmente mantêm um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. Este posicionamento pode indicar um trabalho de natureza jupiteriana envolvendo viagens, relações públicas, atividades educacionais, arte promocional, cultura, esportes, religião etc.
Alguns tendem a arrumar tantos afazeres na vida que não terão nenhum tempinho para cuidar do corpo. Outros, entretanto, podem ser obcecados com a saúde ou em fazer do corpo um melhor invólucro para o espírito. Estas pessoas dispõem-se a fazer qualquer nova dieta, técnica ou exercício que lhes; prometa o céu na Terra. Na verdade, o dia inteiro pode ser tomado por essas atividades: levantar às sete, fazer seis respirações profundas para limpeza dos brônquios, uma caminhada de dois quilômetros, chuveiro quente e frio alternado, um pouco de ioga, meditação e depois um lanche de farelo de trigo, grapefruit e uma noz. Embora Júpiter na 6ª seja normalmente associado com excesso de comida e bebida, observei os extremos de Júpiter operando ao contrário: depois de grandes banquetes, a pessoa com esta posição pode passar uma semana inteira comendo só uvas, por exemplo.
Em muitas ocasiões encontrei Júpiter na 6ª Casa em mapas de pessoas que desenvolveram um câncer, mas que em boa proporção conseguiram superar a doença. Por natureza, este planeta representa "produção em excesso" e, nestes casos, são as células no corpo que proliferam. Há uma relação íntima entre a mente e o corpo, ou entre a psique e o soma, e qualquer planeta na 6ª Casa tem influência nessa engrenagem. Por exemplo, se gasta tempo demais servindo aos outros, um ressentimento oculto poderia levar uma pessoa a se perguntar: "Quando vai ser a minha vez?", ou, "E eu?". A doença pode ser a única maneira que a pessoa encontra para justificar a atração de alguma atenção para si. Júpiter nos pede para crescer, nos expandir e nos desenvolver em diferentes áreas de nossa vida e se por alguma razão evitamos fazer isso então as células do corpo podem assumir o compromisso por nós, começando a crescer e a se expandir. Felizmente, não é difícil para pessoas com Júpiter na 6ª Casa entenderem simbolicamente a doença e vê-la no contexto de suas vidas como um todo. Na procura da cura, elas fazem alterações significativas e mudanças em seu modo e filosofia de vida. Quem tem Júpiter na 6ª pode ser o tipo de pessoa que inspira outras a participarem mais positivamente em seu próprio benefício. Contrastando com isso, um Júpiter mal aspectado de 6ª Casa é, às vezes, um indício de que esse tipo de pessoa adoece nas férias ou em viagens ao exterior.

Júpiter na 5ª Casa

William Blake, um sagitariano com Sol em conjunção com Júpiter na 5ª Casa, escreveu que "a estrada do excesso leva ao palácio da sabedoria". Para quem tem esse posicionamento, mais é bem melhor do que o bastante.
A 5ª Casa sempre gosta de se expressar, mas com Júpiter nesta posição isso tem de ser feito com audácia e fogos de artifício. Através de qualquer forma de auto-expressão criativa, quem tem Júpiter na 5ª Casa adentra algo mais espaçoso, talvez fazendo de sua própria criatividade urna réplica do sentido da própria criação divina. Em outras palavras, sendo criativos, encontram Deus em si mesmos.
A 5ª Casa é a casa da brincadeira e ninguém brinca como Júpiter. É quase impossível que um recinto de areia seja bastante grande (a praia de Malibu seria melhor), mas seus castelos de areia têm de ser maiores e mais imaginativos que o do garoto ao lado. Bem diferente de Marte, que o tiraria de dentro do recinto de areia se você atravessasse seu caminho, Júpiter na 5ª mostra-se até disposto a cooperar com os coleguinhas, desde que seja ele o dono do espetáculo. Afinal, seu ponto de vista é realmente o mais interessante e desde que ele gosta, tem de ser o melhor para todos. Mesmo quando um amigo lhe dá uma idéia ou duas, Júpiter irá ampliá-las e elaborá-las até que sejam inteiramente suas.
Quem tem este posicionamento não deve ter problemas em preencher sua vida com hobbies e saídas artísticas julgadas excitantes e satisfatórias, contanto que fiquem com elas o tempo suficiente para adquirir um bom grau de conhecimento. Eles gostam de se testar contra a vida e, às vezes, há um gosto por esportes, aventura, jogos de azar e jogos na Bolsa de Valores. Para que se sintam mais vivos cada novo desafio tem de ser um pouco maior que o anterior.
Com Júpiter na 5ª Casa é evidente um gosto pelas perseguições amorosas. Naturalmente romântico, ele procura saídas em relacionamentos e casos. O caso em questão é o príncipe Andrew, com Júpiter em Sagitário nesta casa, que entre um vôo de helicóptero e outro, persegue atrizes, adorando novas aventuras, e despista os repórteres como um bom equivalente moderno de Zeus. No entanto, se Júpiter estiver mal aspectado, suas perspectivas com relação aos assuntos da 5ª Casa podem ser prejudicadas por sua própria subjetividade, excitação e entusiasmo em excesso.
Normalmente, este posicionamento indica um bom relacionamento com crianças, que crescem com uma perspectiva filosófica ou espiritual ou um forte desejo de ampliar seus horizontes em viagens e aventuras. Alguns pais com este posicionamento podem projetar nos filhos essa ansiedade não vivida e as aventuras não acontecidas. Em certos casos, isso pode encaminhar a criança para maiores realizações, enquanto em outros, na tentativa de ser uma pessoa independente, a criança vai ter de desfazer alguns dos ideais paternos. De qualquer maneira, o relacionamento pais/filhos em geral sobrevive intacto. Júpiter era considerado o protetor do povo e é interessante notar que a princesa Anne, a patronesse do Fundo de Salvamento de Crianças nasceu com Júpiter em Peixes na 5ª Casa (Júpiter rege os cavalos, e as habilidades eqüestres também são mostradas por este posicionamento).

Júpiter na 4ª Casa

Em primeiro lugar a escondida e insular 4ª Casa parece um domínio doentio para o deus dos céus, Júpiter. No entanto, fiel à sua natureza, ele consegue fazer uma vida até bastante confortável para si mesmo nesta esfera - contanto que sua vida caseira não o restrinja em demasia.
Já vi muitos mapas com Júpiter na 4ª nos quais as pessoas nasceram em famílias aristocráticas ou tinham alguns poucos antecessores conhecidos. Através da linha familiar paterna, há, às vezes, a influência de uma cultura estrangeira no sangue. Mas mesmo que não se possam proclamar descendentes de Luís XVI, do último Czar da Rússia ou do rei dos ciganos, eles herdam uma natureza religiosa, filosófica ou ambulante pelo seu ambiente ou pelas condições de sua primeira infância. Como o gênio da garrafa, residindo profundamente dentro daqueles que têm Júpiter na 4ª está um poderoso e expansivo espírito esperando para ser libertado.
Eles conseguem investir grande quantidade de energia em estabelecer o lar de seus sonhos, mas fariam melhor em verificar se há bastante lugar para satisfazer sua necessidade de espaço. Muitas vezes beneficiam-se em não viver dentro de cidades muito populosas e em espaços mais naturais e abertos do interior, onde a vista não é obstruída. (Eu sempre os imagino morando num rancho campestre.) Alguns podem viajar de país para país procurando seu lar espiritual. Em vez de ansiarem por reconhecimento público ou profissional, podem se devotar ao trabalho da alma e ao crescimento interior. Uma mulher que conheço com Júpiter em Sagitário na 4ª Casa é um bom exemplo para este posicionamento. Nascida num lar aristocrático e lady por nascimento, ela hoje vive numa comunidade espiritualista no Canadá. Primeiro, presa entre os valores de sua família e aqueles pregados por seu guru, ela dividia-se entre chás em festas da aristocracia e a lavagem de panelas na comunidade do guru. Porém, mais tarde ela percebeu que o melhor destes dois mundos separados tinha algo a oferecer um ao outro. Trouxe para sua família um novo sentido espiritual e para seus colegas discípulos uma ajuda que lhes permite formar uma idéia mais sólida dos valores terrenos da tradição inglesa.
Júpiter na 4ª Casa pode colorir o relacionamento paternal. Em alguns casos, o pai é confundido com a imagem de Deus: ele é visto como nobre, majestoso e maior que a vida. Refletindo algumas outras qualidades de Zeus, o pai pode ser vivenciado como uma figura promissora repleta de potencial e inspiração, mas com um incorrigível olho errante e um saco cheio de raposas selvagens. Algumas vezes, o pai irá surpreender o lado jupiteriano de sua natureza para poder prover o tipo de estrutura e segurança que é esperada dele; neste caso, a criança com este posicionamento pode crescer com uma irresistível necessidade de realizar aquilo que o pai não realizou.
Se Júpiter na 4ª Casa está bem aspectado, há um otimismo e uma fé inatos na vida que aparecerão mais à medida que a pessoa for amadurecendo.
Geralmente promete uma idade avançada repleta de muitos interesses e ocupações. Seus contemporâneos poderão já ter pendurado as chuteiras enquanto Júpiter na 4ª Casa ainda continua bem vivo e de olho no progresso.
Com Sagitário no Fundo-do-Céu há normalmente a tentativa de construir a vida dentro de um claro quadro moral e filosófico. Às vezes, eles viajam na infância ou crescem numa família religiosa. Se a vida chega a um ponto morto, eles conseguem se renovar através de grandes atos de fé ou vislumbrando novas metas rumo às quais se lançam.

Júpiter na 3ª Casa

Na 3ª Casa, Júpiter tem muito a dizer. Na melhor das hipóteses, a energia e a inspiração que aparece em pensamentos ou palavras pode ser comunicada e canalizada para os outros, que são então "incendiados", estimulados e expandidos por aquilo que os que têm Júpiter nesta casa querem compartilhar ou tornaram acessível. Na pior das hipóteses, eles ficam falando sem parar, mais preocupados com a quantidade do que têm a dizer do que com a qualidade, fazendo uma pausa aqui e ali para saborear a maravilha do gênio de suas descobertas.
Júpiter na 3ª Casa também expande a mente. Uma vez que isso confere uma enorme abundância de pensamento sobre qualquer assunto ou uma mente que está literalmente em tudo, também confere uma sabedoria bastante grande para enquadrar qualquer pequeno acontecimento que ocorre à sua volta num enquadramento ou numa perspectiva bem mais amplos. Mesmo quando enfocados em algo específico, eles não perdem a idéia do que está acontecendo por trás disso e ao seu redor. Alguns podem ler um livro apressadamente pensando que quanto mais rápido acabem de ler esse livro mais cedo poderão ler o próximo. Por outro lado, outros acham que apenas uma sentença é o bastante para transportá-los numa jornada para outros mundos - eles nunca terminam o livro que estão lendo. Da mesma maneira, pode haver uma tendência para "ler demais" naquilo que outra pessoa fala ou diz, e acabam fazendo um monte Olimpo de um moinho.
Uma das principais preocupações de Júpiter é encontrar a maior realização. Na 3ª Casa, o conhecimento pode ser adorado como um Deus que lhes oferece sempre mais alegria e domínio sobre a vida, inclinando os que têm esse posicionamento a exibir uma necessidade quase insaciável para aprender. Algumas vezes esta posição é tomada como "o eterno estudante". Para eles, a vida é um imenso quebra-cabeças, e quanto mais peças conseguem encaixar umas nas outras, melhor. Cada vez que duas peças se encaixam, uma espécie de orgasmo mental é vivido. Alguns acham que têm de dar a volta ao mundo dezesseis vezes para conseguir algum conforto, enquanto outros aprendem mais cedo ou mais tarde que é suficiente e pode acontecer entre a porta de casa e a agência de viagens, mas próxima.
Uma vez que quem tem Júpiter na 3ª é expandido pelo que quer que esteja à sua volta, este posicionamento normalmente indica um bom relacionamento com irmãos, vizinhos etc. Às vezes, há grande número de tios, cunhados, sogros etc. No entanto, aspectos difíceis de Júpiter podem manifestar uma forte rivalidade entre parentes ou a adoração como herói de um irmão mais velho ou de uma irmã, e um futuro desapontamento se o que se esperava dele era demais. Pessoas que viajaram ou trocaram de residência muitas vezes na infância e na adolescência também têm este posicionamento de Júpiter. Em geral, a primeira escolaridade não é considerada muito chata, mas até bem-vinda como uma oportunidade para ampliar os horizontes além daquilo que a família já ofereceu. Escrever, ensinar, proferir palestras, estudar, viajar e o conhecimento de línguas deveriam ser encorajados.

Júpiter na 2ª Casa

Quem tem Júpiter na 2ª Casa pode tentar expandir seus recursos e posses como maneira de conseguir mais alegria e preenchimento da vida. Levado a extremos poderia significar o deus Mammon sendo adorado como o tudo e o fim da existência, ou um valor religioso outorgado ao sucesso monetário e material. Há os que tendem a encarar o dinheiro e as posses como um símbolo de seu próprio valor. Alguns objetos podem ser valorizados porque inspiram, comunicam ou simbolizam algo significativo para eles. O sistema de valores em geral (2ª) pode estar ligado a suas crenças filosóficas e religiosas (Júpiter). Alguns com este posicionamento percebem o toque de Deus em todas as manifestações da natureza, delineamentos dos modelos subjacentes e leis expressas no mundo.
O instinto de aquisição é elevado para os que têm Júpiter nesta casa e com tão fortes motivações que eles geralmente têm sucesso no campo material. No entanto, tudo o que é ganho é gasto tão depressa como veio. Embora normalmente generosos, aspectos tensos de Júpiter sugerem esbanjamento de dinheiro e posses, ou uma tendência a investir mal e impensadamente. Mas, se tiverem de cair de cara no chão, geralmente têm a habilidade de "levantar" dinheiro mais uma vez - justamente quando estão mais "por baixo e por fora", aparece uma oportunidade para salvá-los.
A 2ª Casa representa aquilo que constitui a segurança para nós. Com Júpiter nesta posição, a segurança pessoal poderia ser imaginada através da abundância no plano material; enquanto para outros com este posicionamento, segurança pode significar possuir maiores conhecimentos ou crenças religiosas. Paradoxalmente, alguns podem sentir-se mais seguros se souberem que a qualquer momento estão livres para se levantar e sair. Recursos inatos incluem um entusiasmo natural, habilidade para inspirar outras pessoas e capacidade de divulgar o significado prático da vida. O desejo é forte e essas pessoas normalmente tendem a acreditar que existem justificativas "mais elevadas" para terem aquilo que querem urgentemente. Por isso não se sentem culpados demais satisfazendo seus intermináveis apetites. Dinheiro poderia ser ganho através de métodos jupiterianos, tais como ensinar, viajar, aplicar as leis, comércio de importação e exportação, expansão religiosa etc.

Júpiter na 1ª Casa

Acompanhado de rufar de tambores e fanfarra, Júpiter na 1ª Casa entra em cena. O posicionamento por casa de Júpiter indica onde estamos abertos para inspirações mais altas. Quem tem Júpiter na 1ª Casa, a do self, é um filósofo natural que espera responder a algumas das "grandes" questões da existência. Em tudo que fazem têm a habilidade de inspirar e semear nova vida e interesse, atirando-se em algo com grande entusiasmo inicial. Às vezes são importantes pensadores sociais, educacionais ou 'religiosos, enquanto outros com este posicionamento jogam o lado mais esportivo de Júpiter, vivendo como aventureiros ou jogadores. Alguns fazem a moda, vestindo os últimos lançamentos e sendo vistos em todos os lugares em evidência. Há também os Júpiter amantes da natureza, que escalam montanhas para apreciar panoramas mais amplos. Para alguns, o mundo é o seu parque de diversões e eles andam de um lado para outro encontrando pessoas, compartilhando o que trazem e depois continuando suas andanças.
Se entendermos um planeta numa casa como indicando a melhor maneira de encontrar a vida nessa área, então quem tem Júpiter na 1ª Casa deveria tentar expandir-se em associação com o signo em que ele se encontra. Por exemplo, Júpiter em Peixes deveria explorar maneiras de abrir os sentimentos; Júpiter em Aquário cresce ao expandir seu conhecimento e Júpiter em Leão aumentando sua capacidade de auto-expressão. Por exemplo, o quase mítico e maior que a vida, o superstar Mick Jagger nasceu com Júpiter em Leão na 1ª. Irradiando seu ser através de sua música e sua expressão criativa (Júpiter na 1ª rege Sagitário interceptado na 5ª Casa, a da criatividade), ele enche vastas salas de espetáculos com sua presença marcante.
Enquanto Júpiter na 1ª Casa quer seguir adiante, mais rapidamente, e procura metas mais imediatas, aspectos de Júpiter podem indicar outras partes da personalidade que seguram a pessoa ou prejudicam o progresso. Provavelmente, é bem melhor para elas ver a vida como se fosse uma jornada, mesmo quando têm de entrar numa marcha mais lenta do que a que gostariam de adotar.
Em alguns casos, um inflado sentido de identidade é um dos perigos desse posicionamento. Acreditando de forma inata que têm muito de valor expansivo e merecido a oferecer, há os que têm Júpiter na 1ª que não conseguem guardar nada. Uma opinião exagerada a respeito de si mesmos pode levá-los a se superar e ir além de suas capacidades. Às vezes, acontece uma maravilhosa visão ou inspiração, mas não existe concentração e disciplina suficientes para chegar a uma conclusão. Por quererem tanto livrar-se de qualquer restrição, eles podem ir pelo lado mais fácil quando o caminho começa a ficar mais duro.
Se Júpiter está bem aspectado, é provável que a atmosfera da primeira infância tenha sido condutiva ao crescimento e a um positivo autodesenvolvimento, aumentando sua criatividade e jovialidade. Às vezes indica viagens ou muitas mudanças de residência enquanto jovem. Uma vez que a tendência de Júpiter é inflar e expandir, o peso pode algumas vezes ser um problema para essas pessoas.

Júpiter e Sagitário através das Casas

O planeta Júpiter é associado com o deus romano do mesmo nome e o deus grego Zeus. Na mitologia grega, Zeus era o majestoso deus do céu, reinando sem limites de espaço. Residindo no éter superior do ar e no alto dos montes, Zeus era tomado por onisciente, um deus que via e sabia tudo. De sua alta perspectiva, ele olhava a vida na Terra e distribuía o bem e o mal, embora fosse tomado como compassivo e benevolente. Sua ronda diária incluía proteger os fracos e os inocentes, soltando raios sobre as aldeias para seu próprio bem, afastando catástrofes que poderiam acontecer no céu ou na Terra, e brigando com sua ciumenta esposa Hera, que acabava sempre cerceando suas atividades. De alguma maneira, porém, ele achava um jeito de conseguir espaço em sua atarefada agenda para um bom número de casos extraconjugais. Agindo sob o impulso do momento, e com um ardor igual a seis mil unidades de vitamina E por dia, ele corria entusiasticamente atrás de várias deusas, de mulheres mortais, e ocasionalmente de rapazinhos de pele delicada. Nem sempre tinha sucesso, mas nem por isso deixava de ter grande prazer em perseguir seus objetivos mutáveis, transformando-se num touro hoje, num cisne amanhã e numa chuva de ouro no dia seguinte. Ator consumado adorava interpretar muitos papéis. Produzindo muitos filhos como resultado de tão intensa atividade, ele confiava a outras pessoas o trabalho de criá-los.
O problema é: como reunir tudo isso numa só casal Não é necessário dizer que a casa do mapa onde se encontra Júpiter é uma área de vida na qual vamos ter muita necessidade de espaço a ser preenchido e explorado. É nesta posição que não estamos contentes com rotina e monotonia; pelo contrário, somos propulsionados a vivenciar a vida de maneira mais ampla e completa. Quer haja ou não uma Hera para nos limitar não somos necessariamente infelizes com aquilo que já temos nesse âmbito; só que sempre queremos mais, e sempre há mais um passo a ser dado. Júpiter sempre está mais interessado naquilo que pode se encontrar mais adiante do que na realidade que tem nas mãos.
Como é possível imaginar, os problemas da casa de Júpiter geralmente tendem a querer estender-se demais nesta área. Onde temos Júpiter no mapa, nunca sabemos o que é o bastante até que conhecemos o que é mais do que bastante. Além disso, Júpiter via a vida de tão alto que nem sempre examinava as coisas mais de perto, como deveria. Um aspecto difícil de Júpiter numa casa poderia indicar que tomamos uma atitude baseados em julgamentos ou perspectivas mal-interpretados, certamente como resultado de sermos otimistas ou muito entusiasmados a respeito de uma possibilidade. E como o deus promíscuo, esta pode ser a esfera em que semeamos a semente mais criativa, mas nem sempre é onde ficamos para esperar e vila crescer. Nós começamos algo, mas antes que tenhamos consciência do resultado, outra coisa já cativou a nossa atenção.
Não podemos esquecer o importante papel de Júpiter como guardião da lei e da religião e como nobre protetor do povo. A população rezava a ele pedindo proteção, ajuda, inspiração, benevolência e preservação. Sua presença numa casa nos faz felizes, positivos e ansiosos nesta área da vida como se com ele ali nos tornássemos fascinantes e protegidos. E quando acalentamos esses sentimentos positivos e boas vibrações, não é de surpreender que sejamos normalmente bem-sucedidos na esfera de Júpiter. Há, no entanto, o perigo de podermos nos sentir frustrados quando acontece que o nosso grande entusiasmo calha de não ser tão maravilhoso quanto havíamos imaginado. Normalmente, entretanto, mesmo quando somos abandonados na casa de Júpiter, ainda assim ele nos faz cair de pé.
O planeta Júpiter representa o símbolo da capacidade da psique, e nós normalmente impregnamos de grande significação os acontecimentos e as experiências da casa em que Júpiter se encontra. Isso pode dar vida a histrionismos; é também através da casa de Júpiter que vislumbramos um padrão, uma ordem ou um significado mais amplo para a vida. Neste campo, procuramos leis e regras mais elevadas, nas quais a existência possa basear-se e pelas quais possa ser guiada. Conscientemente ou não, procuramos por Deus ou ansiamos por encontrar enquadrada na experiência "a Verdade" com V maiúsculo.
Júpiter era invocado como o Grande Preservador da vida e aquele que evitava guerras e pragas. Muitas vezes nossa própria sobrevivência pode depender de sermos capazes de atribuir um significado simbólico a algum acontecimento ou perceber seu significado numa perspectiva mais ampla. O psicólogo humanista Viktor Frankl confirmou esta função de Júpiter nele mesmo com base em suas experiências num campo de concentração. Quando preso em Auschwitz, ele pôde observar que aqueles que podiam conceber algum sentido de significação na agonia que estavam tendo que passar eram os mais capazes de sobreviver.
Embora os aspectos de Júpiter possam distorcer nossa clareza ou racionalidade de como vemos a "verdade", os negócios da casa em que este planeta se encontra nos oferecem a crença em algo maior, a esperança em algo melhor e o sentido de que a vida não é apenas uma coleção de meros acontecimentos, mas tem uma intenção cheia de sentido e propósito. Quando nossa fé na vida começa a faltar é olhando para os domínios de Júpiter que podemos renovar nossa inspiração para continuar.
Júpiter vai influenciar toda casa em que se encontre o signo de Sagitário. Do mesmo modo, o efeito de Sagitário numa casa confere o mesmo sentido que Júpiter tem numa casa.
Nos livros de astrologia mais antigos, Júpiter é considerado, junto com Netuno, o co-regente de Peixes. Por este motivo, Júpiter pode ter alguma relação com a casa em que o signo de Peixes se encontra. Eu, pessoalmente, acredito que Netuno desempenha muito bem seu papel de único regente de Peixes, sem precisar da ajuda de Júpiter.

Marte na 12ª Casa

 
Marte mostra-se muito maníaco e inconsistente na 12ª Casa. Às vezes, como acham os Gauquelin, ele fica girando aí como um pião; e em outras ele não está à vista. Como se isso não fosse o suficiente para confundir você, ele aparece aqui e ali escondido atrás de diversas máscaras. Não é muito de Marte ser evasivo - em alguns pontos ele é enganado por um truque ou dois de Netuno.
Na 12ª Casa, a agressividade natural de Marte por vezes pode ser mascarada como uma vaga e passiva insatisfação em relação à vida: nada parece certo, mas ele não consegue dizer o que está errado. Outras vezes, Marte sai num de seus disfarces favoritos de "incrível chato", queixando-se o tempo todo a respeito de tudo o que está errado, mas não fazendo nada de construtivo para melhorar. Depois de deixar todo mundo meio doido, ele milagrosamente salta fora assim que consegue fazer alguém despejar sua fúria sobre si. Marte na 12ª Casa pode negar conscientemente seu ódio e seu dogmatismo mas, mesmo assim, pode gostar de violência e ter sonhos ou fantasias de natureza destrutiva. Escondido em algum lugar de sua psique existe um dispositivo incendiário que pode se inflamar em súbitos episódios ou num comportamento incontrolável. Para complicar mais um pouco as coisas, Marte na 12ª Casa pode ser o tal a agitar ódios guardados nos que o rodeiam; ele acaba terminando algumas batalhas que nem são suas.
Marte tem necessidade de afirmar seu senso de poder e identidade pessoais: na 12ª isso se realiza às vezes até de forma paradoxal, além de sua vontade, passando a outra pessoa ou a uma causa maior. Embora o estudo de esportistas de sucesso tenha mostrado que é nesta casa que Marte chega na frente e leva o ouro, não existe outro lugar em que Marte consiga se colocar graciosamente de lado pelos outros. A atitude de "primeiro eu" associada a este planeta pode ser substituída por um sentido de "primeiro você e eu te ajudo" ou "em vez de fazer isso só para mim, eu quero que você o faça para todos". Como isso soa nobre e, em geral o é, algumas vezes a abnegação da responsabilidade pessoal para servir a um propósito maior inspira conseqüências desastrosas. Adolf Eichmann, com Marte na 12ª Casa ajudado por Plutão na 1ª, é um desses casos. John DeLorean, o incansável executivo, aparentemente determinado a promover esquemas em grande escala, nasceu com Marte em Áries na 12ª.
O problema de Marte na 12ª Casa não é bem o de falta de briga, mas o fato de que as tropas estão voltadas para o lado errado. Em vez de usar suas energias para encarar a vida "de cabeça erguida", Marte nesta casa freqüentemente inventa estratégias imensamente eficientes para sair de situações através de escapismos ou de comportamentos autodestrutivos. Não importa em que casa Marte se encontra; ele tem necessidade de sair e de ir buscar o que deseja. Na 12ª Casa, a meta desejada pode ser a dissolução e a transcendência dos limites e das fronteiras da vida. E como Vênus na 12ª nunca consegue amar o suficiente, Marte nessa casa sente que nunca consegue fazer o suficiente. De acordo com Lois Rodden no The American Book of Charts ("O livro americano de mapas"), o ator George Sanders (Marte em Câncer na 12ª) apareceu em noventa filmes, no espaço de trinta e seis anos, porém se suicidou porque estava chateado.

Quem tem Marte na 12ª pode beneficiar-se em investigar e interpretar ativamente o significado de seus sonhos. Como Marte na 4ª e na 8ª, há também a habilidade de tomar atitudes de modo meio encoberto ou por razões não muito óbvias para os outros. Algumas vezes, as instituições públicas podem fazer parte importante de suas vidas, embora a raiva e a hostilidade possam ser desencadeadas sobre enfermeiras, guardas de prisões ou sobre algum pobre bibliotecário que não encontra o livro que está sendo procurado.

Marte na 11ª Casa

Na 11ª Casa, uma ativa participação com amigos, grupos e organizações cria vazão para a paixão, a energia e afirmação de Marte. Os aspectos a Marte nesta casa, portanto, revelarão somente o tanto que esses envolvimentos são bem-vindos.
Marte, a essência da iniciativa pessoal fica curiosamente posicionado na 11ª Casa, a casa do pensamento grupai. Enquanto um Marte na 11ª Casa pode enaltecer a retórica do trabalho em equipe e a cooperação até ficar com a cara vermelha, muitas vezes ele tem sérias dificuldades em ajustar ou compromissar suas próprias idéias fortes com a opinião dos outros. Enquanto a amistosa Vênus une e harmoniza sem maiores problemas em nome da paz e do amor, Marte preocupa-se em impor seus modos a despeito de tudo. Bom velho Marte, doido por uma briga, como sempre, e, neste caso, escolhendo uma das casas mais apropriadas para encontrá-la.
Marte na 11ª Casa representa um dilema inerente a todos nós. Por natureza, somos seres sociais (11ª) e ainda assim temos um forte sentimento que tem necessidade de impor nossa identidade como indivíduos autônomos (Marte). Formamos grupos com base em interesses, ideais e ansiedades comuns, mas é justamente nesses grupos, em que há uma maior identificação entre seus membros, que aparecem as mais amargas disputas. (A Igreja cristã em seus primórdios, por exemplo.) Tão logo ficamos intimamente identificados, nossa autonomia é ameaçada e temos necessidade de saltar fora, de nos diferenciarmos e quebrar os vínculos naturalmente. E Marte, escolado na arte da agressão e da auto-afirmação, é justamente o homem certo para essa finalidade. Afinal, o truque de Marte na 11ª é unir-se aos outros num propósito comum, sem perder sua individualidade.
Marte na 11ª Casa sabe também interpretar outros papéis. Quem tem este posicionamento, muitas vezes tem habilidade para levar um grupo à ação. Inversamente, sendo membro de um grupo ou de uma multidão, isso pode dar a Marte a justificativa exata e necessária para fazer algo que nunca se permitiria fazer por si só. Nesse sentido, Marte na 11ª pode deslocar a responsabilidade pessoal para o grupo. Quem tem Marte nesta casa pode abraçar uma causa que, julga, vai melhorar a sociedade de alguma maneira ou defender os pobres. É preciso tomar cuidado para que esta cruzada não seja feita de modo tão beligerante que faça mais mal do que bem.
As possíveis interpretações de Marte em relação a grupos também se aplicam a amizades pessoais. Marte pode ser o primeiro a correr em defesa de um amigo, mas em nome da autonomia ele também pode ser o primeiro a atacar ou a romper com essa mesma pessoa. Algumas pessoas com esse posicionamento podem tentar dirigir e acompanhar exageradamente a vida de seus amigos, enquanto outras acusarão os amigos de tentar manipulá-las e comandá-las. Outros exemplos parecidos aos efeitos de Marte nesta casa foram vistos na discussão geral da 11ª Casa, na 2ª Parte deste livro; o leitor pode rever este trecho na pág. 88.
Se bem aspectado, Marte na 11ª é normalmente bastante claro em realizar suas metas e objetivos de vida. Ocorrerão problemas se Júpiter ou particularmente Netuno obscurecerem o julgamento, influenciando Marte a anseios irreais ou desperdiçando suas energias improdutivamente. Saturno e Plutão fazendo aspecto com Marte na 11ª Casa podem também colocar obstáculos que Marte terá de vencer à sua maneira.

Marte na 10ª Casa - Áries no Meio do Céu

Marte na 10ª Casa é um dos mais ambiciosos de todos os posicionamentos encontrados. Ele tem uma necessidade de ser visto como poderoso, forte e pretensioso, e é possível que seja escolhida uma carreira que realce essas qualidades. Quem tem este posicionamento quer ser lembrado como alguém digno de atenção - honrado, se possível, mas só se não houver outro jeito. Exemplos de Marte na 10ª Casa incluem Tracy Austin, a jogadora americana de tênis com Marte em Leão na 10ª Casa regendo Áries na cúspide da 6ª, claro posicionamento para alguém estimado por suas proezas atléticas; e Roman Polansky, com Marte em Libra na 10ª, mais conhecido por seus malfadados relacionamentos do que por seu talento criativo. Em alguns casos, a ambição de Marte transforma-se numa subida para o alto ou numa situação em que os meios justificam os fins: John Mitchell, do gabinete de Nixon, um dos indiciados no caso Watergate, tem Marte em Gêmeos (o signo da comunicação) nesta casa.
Se a 10ª Casa é tomada pela mãe (ou pelo parente responsável), os princípios arquetípicos simbolizados por Marte deverão passar de alguma maneira entre ela e o rebento que tem esse posicionamento. Visto sob um ângulo positivo, a mãe poderia ter sido vivida como dominadora e poderosa, moldando desse modo o filho como um ser forte no mundo. Posicionamentos difíceis a Marte, no entanto, sugerem uma relação mais turbulenta. A mãe pode ter sido vista como eficiente e controvertida e, por isso, a criança pode ter crescido repugnando seu poder e temendo sua fúria. Mais tarde na vida, a maneira pela qual a pessoa se relaciona com o mundo vai ser influenciada pelas primeiras experiências que teve com a mãe. O mundo é visto como um lugar no qual é preciso lutar para ficar, ou uma posição de autonomia é procurada para não limitar-se mais a esse papel subserviente. Em algum estágio da vida, as crianças com este posicionamento poderão ter que brigar com a mãe para se livrarem de seu controle. Alguns chegam a ponto de inverter os papéis e acabam mandando na vida de suas mães. Problemas com superiores e autoridades em geral são patentes com Marte na 10ª Casa.
Áries no Meio-do-Céu ou na 10ª Casa é semelhante a Marte nesta posição. Nesse caso, a casa em que Marte se encontra revelará mais a respeito dos tipos de qualidades que a pessoa mostra ao público. Recomenda-se um trabalho que permita ter iniciativa, liderança e um bom grau de autonomia.

Marte na 9ª Casa

Nós podemos achar que existe aqui a possibilidade de respirar um pouco de ar fresco quando entramos nos domínios da 9ª - a casa da religião, da filosofia, das grandes viagens e da educação superior. Mas a história mostrou que em muitos acontecimentos este é o mais contundente e sangrento campo de batalha dentre todos.
Com Marte na 9ª, Deus não é apenas buscado, mas caçado. Quem tem este posicionamento normalmente persegue e tem crenças filosóficas e religiosas muito fortes. Acreditando que sua versão da verdade é a única, podem promovê-la e defendê-la com o zelo de um cruzado. E alguns até perguntarão por que não deveriam fazê-lo uma vez que ela é provavelmente formulada de tal maneira a apoiar e justificar seus mais profundos desejos e paixões na vida. Embora a imagem de Deus possa ser má e vingativa, Ele é provavelmente bastante casto em sua representação para entender e é indulgente em certas ocasiões em que eles têm de quebrar as suas regras. Para alguns com este posicionamento, Deus chega mesmo a aceitar assassinatos, raptos e pilhagens, contanto que tais coisas sejam feitas em Seu nome. Deste modo, algumas pessoas com Marte na 9ª são culpados de deslocar a responsabilidade de seus próprios atos cruéis atribuindo-os a Deus. Em geral, antes de tomar qualquer atitude, eles gostam de ter a justificativa de uma lei maior que os apóie.
Outros até podem expressar este Marte na 9º Casa tendo raiva do próprio Deus. Como Tevya em Um violinista no telhado, eles levantam os punhos para o céu ou vão mais longe e ficam ensinando a Deus como fazer as coisas.
Muitas vezes existe uma grande vontade de viajar, e, às vezes, eles "pegam o chapéu e se mandam" num impulso de momento. Uma mulher com Marte nesta casa pode desenvolver uma poderosa atração por homens estrangeiros, ou por alguém que se ofereça para ampliar seus horizontes de alguma maneira. Assim também pode haver paixão por uma certa cultura.
Marte na 9ª também influirá na esfera da educação superior. Um enorme conhecimento de um ou dois assuntos dá-lhes um sentido de poder e autoridade. Marte pode ser projetado numa instituição de ensino superior ou num certo professor com o qual vão se indispor e brigar.
A carreira que oferece a oportunidade de pregar - tal como escrever, ensinar, publicar ou serem ministros de Deus vai atrair os que têm Marte nesta casa. Os Gauquelin encontraram Marte proeminente na 9ª, em mapas de campeões esportivos, altos executivos, líderes militares e médicos.
Finalmente, num nível mais mundano, Marte pode descrever algo a respeito dos relacionamentos com parentes próximos. Este, como a proverbial sogra, fala por si só.

Marte na 8ª Casa

Quem tem Marte na 8ª Casa vive empenhado em empreendimentos associados nos quais dão e recebem tudo o que podem. Normalmente, há uma nuança sutil em Marte nesta casa, maior que em seus outros domínios, embora o pesadão Ares grego possa evidenciar sua característica impetuosidade entrando rapidamente em negócios financeiros mal-concebidos. Algumas pessoas com Marte na 8ª Casa ganharão um senso de honra e virtude ficando ao lado de suas mais arraigadas crenças e tentando desafiar e converter outros a partilharem dos mesmos méritos. Outras, com Marte na 8ª, julgam o processo de se apropriar de valores e posses de outra pessoa muito mais gratificante e sedutor. Um aspecto difícil em Marte poderia indicar brigas com o parceiro de casamento sobre bens comuns, batalhas a respeito de legados e heranças, problemas com fiscais de impostos, e conflitos com sócios em negócios de lucro rápido, sendo assim aconselhável muita precaução nesta área.
Mas é numa arena mais íntima, a do quarto de dormir, que um Marte de 8ª Casa se expõe mais claramente.'Sua paixão é forte, mas a expressão sexual pode ser bem mais do que apenas um alívio para as tensões físicas acumuladas: para muitos, o sexo é uma competição, e Marte está firmemente determinado a ser o vencedor. Novamente, podemos entender melhor essas pessoas se lembrarmos que ao agir dessa maneira estão tentando afirmar e     definir sua identidade e poder. O princípio do Sol nos distingue dos outros, mas temos que ter Marte para provar nossa opinião; e, na 8ª Casa, seja esta opinião dada ou recebida, Marte aqui gosta de sabê-lo. Pensando um pouco a este respeito, não é difícil chegar àquilo que há a mais no gosto sexual particular de uma pessoa além daquilo que se vê nos olhos e, feliz ou infelizmente para alguns, Marte na 8ª Casa pode pôr para fora sua agressividade no quarto de dormir. Devido à culpa ou à ambivalência, Marte na 8ª Casa apela para seu segundo grito de batalha favorito: "Eles me obrigaram a fazê-lo", acusando outros de forçá-los a situações que de alguma forma ajudaram a tramar.
Encontrando isso nos outros ou através de seu próprio self, quem tem Marte na 8ª Casa muitas vezes descobre e tem de combater com emoções obscuras do cego desejo, da inveja, da avidez, do ciúme etc. A necessidade ou a habilidade de transmutar esses ardentes sentimentos em expressões mais construtivas depende em grande parte dos aspectos recebidos por Marte. Se Marte está mal aspectado por outros planetas é normalmente mais urgente que seu lado bruto e primordial seja canalizado de outras maneiras.
Às vezes existe um interesse fervoroso pelo esotérico e pelo oculto. Cuidados deveriam ser tomados com experiências ou explorações de mediunidade na natureza: correm o perigo de projetar sua própria raiva e agressão contra algo "de fora" e depois tentar provar a quantidade renegada como girando ao seu redor e perseguindo-o. No entanto, Marte não pode ser chamado de um esconderijo; na 8ª Casa ele tem uma espécie de habilidade quase detetivesca para provar sutil e persistentemente aquilo que está escondido ou é secreto. Se os que têm este posicionamento sentem algo errado ou convidativo numa pessoa ou numa situação importante, para o bem ou para o mal, eles não são facilmente capazes de deixar escapar em paz.
O Escorpião Dylan Thomas escreveu: "Não entre calmamente nesta boa noite”. Na morte ou na transformação da natureza física ou psicológica, Marte na 8ª segue normalmente este conselho.

Marte na 7ª Casa

Nesta casa, Marte mostra a área de vida na qual devemos ter ação e decisão. Na 7ª, isso dá vida a uma forte necessidade de definir a identidade e ganhar um sentido de poder através de relacionamentos com os outros. Vi muitas instâncias deste posicionamento em mapas de homens e mulheres jovens que correram acidentalmente para um casamento - muitas vezes inspirados pelo primeiro gosto da paixão sexual ou parcialmente motivados pelo desejo de escapar das restrições de um ambiente familiar difícil ou opressivo. Através do casamento acreditam que vão se achar em seu próprio direito. Na maioria das vezes, o que descobrem é que substituíam uma forma de tirania por outra. A atração sexual inicial pode desaparecer e o jogo de poderes continua.
Algumas pessoas com este posicionamento parecem tão fortes que assustam aos outros. Inversamente, elas podem ser atraentes a alguém com óbvias qualidades marcianas. - o intrépido, honrado e dinâmico herói ou heroína que pode livrá-los do fardo de tomar suas próprias decisões na vida. Depois de algum tempo, eles podem tornar-se ressentidos e com raiva da maneira autoritária da outra pessoa, e tentar retomar o poder antes tão voluntariamente oferecido. Mas não é justo condenar Marte na 7ª só porque seus relacionamentos são repletos de brigas e altercações, embora algumas pessoas pareçam florescer bastante bem numa dieta de foguetório. Existem muitos exemplos de Marte nesta casa que se manifestam em relacionamentos muito vivos e estimulantes onde os parceiros positivamente "partem para cima" do outro, mesmo permitindo que o companheiro mantenha sua liberdade pessoal. No entanto, eles correm o risco de levar esta agressão para além daqueles que lhes são chegados e caros e sem muita sutileza incitando outras pessoas à raiva, conjurando-os assim, com uma justificável desculpa, a descarregar a sua. Quem tem Marte na 7ª Casa também parece ter necessidade de uma constante afirmação de seu valor aos olhos de outras pessoas. No entanto, eles são capazes de ser os primeiros a se levantar e a defender os outros se acreditam que ele ou ela está sendo acusado(a) injustamente.
 

Marte na 6ª Casa

A possível manifestação de Marte na 6ª Casa pode ficar mais clara se compararmos e contrastarmos os modos como o grego Ares e o romano Marte enfrentariam os assuntos a ela pertinentes.
Primeiro imagine Ares preparando um ataque a serviço da casa. Em dez minutos ele teria zumbido por todos os cômodos e por quase todos os cantos o mais rápido possível fazendo o que pode para não cair por cima de tudo. Seu dito poderia ser: "Qualquer serviço que tenha de ser feito, é melhor que seja feito rapidamente”. Ou, depois de haver perdido mais uma batalha para sua irmã Atena, ele pode imediatamente sacar de sua raiva de 6ª Casa e furiosamente limpar o chão da cozinha, gritar com a empregada ou dar um chute no cachorro.
Ares teria se esfalfado. Além de ficar exausto, continuamente procurando uma e outra coisa, ele poderia atrair incidentes devido a estouvamentos ou discórdias internas.
Embora não seja igual a Ares, se ele guarda sua raiva é provável que sofra regularmente de dores de cabeça ou dirija essa agressão contra seu próprio corpo. (Com o planeta Marte na 6ª, sentimentos e impulsos são registrados de maneira muito forte no corpo e têm de achar alguma forma de expressão, caso contrário verifica-se um curto-circuito ou um fusível se queima.).
É claro que Ares seria o bacana do escritório. Sem conseguir tolerar alguém mandando nele, provavelmente mostraria uma tendência a passar por cima de colegas; por isso é Preferível que ele tenha um trabalho independente.
Contrastando terrivelmente, o Marte romano lida com os assuntos da 6ª Casa de uma maneira muito diferente. Vendo cada pequena coisa que faz como um reflexo de quem ele é ficaria fastidiosamente orgulhoso em seu trabalho, atentando para os mínimos detalhes: Preocupado em conseguir independência e auto-suficiência nos assuntos diários ele saudaria a oportunidade de aprender novidades e teria grande satisfação em concluir obras que o desafiassem.
Embora possa tornar-se por vezes obsessivo a respeito do bom funcionamento do seu corpo, muita energia seria dirigida para manter e cuidar dele. Ele reconhece o corpo como veículo através do qual pode se expressar e provar seu poder, e é natural que queira mantê-lo em bom estado.
Lembrando um pouco sua face grega e devido à arraigada crença de que algo deve ser feito, o Marte romano (na 6ª) pode ter dificuldades e ser impaciente com colegas de trabalho, embora, em certas situações, um esforço conjunto tende a ser estimulante. Mas, em geral, Marte na 6ª gosta de comandar o espetáculo sozinho. Ele poderia, no entanto, brigar pelos direitos de seus trabalhadores ou proteger um colega que ele acha estar sendo maltratado. Marte na 6ª pode também proteger os direitos de grupos de animais.
Em geral, um Marte bem aspectado na 6ª Casa tende a agir como o Marte romano. Mas aspectos difíceis a Marte nesta casa (riscos vermelhos do Sol, de Júpiter, de Urano e especialmente de Plutão) podem manifestar-se com mais semelhança, pelo menos no começo, como o Ares grego.

Marte na 5ª Casa

A 5ª Casa é a casa do divertimento. E quando Marte brinca, não há dúvida de quem é o dono do pedaço. Seu espírito competitivo é muito grande, e se você construir um castelo maior e melhor do que o amiguinho com Marte na 5ª Casa, cuide-se, porque vai sobrar para você. Quem foi que disse que não importa ganhar ou perder, e sim competir? Não foi ninguém com Marte na casa natural de Leão!
O mesmo se aplica à vida, ao amor e à criatividade. Não é suficiente só fazer algo; é preciso que seja feito dramaticamente e com todo o coração. Do lado positivo, há um entusiasmo e uma vitalidade naturais que marcam a individualidade em tudo aquilo que as pessoas com Marte na 5ª Casa empreendem. Elas podem não ser um novo Picasso, mas o quadro que pintam é muito especial - pelo menos para elas. E ninguém vai negar isso, se, mesmo que tenha sido por apenas alguns dias ou momentos, o ato de criar de dentro delas lhes deu uma maior segurança a respeito de si mesmas e aumentou seu senso de poder, identidade e vitalidade.
Há muitas vezes amor por esportes competitivos e façanhas que envolvam algo de audacioso, de arriscado ou um enérgico esforço físico. E, com o mesmo entusiasmo e espírito impulsivo, perseguem o maior esporte de todos, o jogo do amor e do romance. Eles não querem apenas marcar um ponto; contanto que quem tem Marte na 5ª Casa não assuste os outros com sua intensidade, tão logo as chamas do amor estejam extintas, se elas logo depois vão arder em outro local depende em grande parte dos aspectos e do posicionamento de Marte no signo.
Os filhos assimilam muito desta projeção de Marte. Seu entusiasmo inicial de formar uma família vai ser muito forte; porém, é possível que os embates diários e os sacrifícios necessários sejam bem menos atraentes. Como podem eles pintar quadros, ter aulas de tênis, fazer amor, ir ao teatro e ainda ter tempo de cuidar de crianças? Não é nem um pouco surpreendente que pessoas com este posicionamento tenham uma prole com traços de forte independência. As crianças precisam aprender rapidamente a se manifestarem sozinhas e a desenvolverem uma vontade forte para combater e competir com as solicitações de Marte na 5ª Casa de seus pais.

Marte na 4ª Casa

Qualquer coisa na 4ª Casa pode ser escondida da vista. Porém, mais cedo ou mais tarde, a ânsia de expressar o self latente de um Marte na 4ª Casa não consegue mais ficar reprimida. E, como tudo que fica muito tempo trancado no porão, pode não estar muito bonito nem ser muito lindo à hora que você for tirá-lo de lá. Este posicionamento sugere uma agressividade oculta e uma raiva que é preciso levar à superfície para ser analisada, reintegrada à personalidade e conscientemente dirigida para fins construtivos. À primeira vista, Marte pode parecer como uma fúria e uma raiva intensas, irrompendo vulcanicamente por toda parte, surpreendendo tanto a quem o está expelindo como a todos os que estão por perto. Uma vez libertado este Marte, quem tem este posicionamento eventualmente cresce, torna-se mais apto e gracioso ao se expressar e aprecia tudo o que se passa dentro de si - tanto as pastes desagradáveis, como as boas. Voltando ao Marte de 4ª Casa, como beber uma cerveja de boa marca, estimula partes que os outros planetas não alcançam. Uma espécie de vitalidade aquosa que não estava presente antes penetra mais a vida.
Quando a maioria das pessoas volta para casa a fim de descansar depois de um duro dia de trabalho, eles apenas querem tirar os sapatos, preparar um drinque, levantar as pernas e ver televisão. Mas para quem tem Marte na 4ª, é depois de batido o ponto de saída que começa o seu dia. No lar e em sua vida pessoal eles são mais capazes da revelar maior ansiedade e empreendimento, isso para não mencionar seus traços de domínio e agressividade. A este respeito, são muito parecidos com uma criatura chamada de "peixe bravo". Este peixe guerreiro precisa de outros peixes nos quais descarregar sua agressividade. Se um par deles for isolado num tanque que não contenha outros peixes, o macho vai dirigir sua agressividade contra sua própria fêmea e criar sua prole. De maneira semelhante, quem tem Marte na 4ª Casa pode deslocar a raiva que sente latente dentro de si não nas outras pessoas, mas nos inocentes que estão esperando por eles em casa. Bem-comportados e dóceis no trabalho, podem voltar para casa doidos por uma briga. No entanto, essa agressão pode ser desviada de outro modo: trabalhando no jardim, aumentando a área da casa, provocando alguém para que fique com raiva deles, caindo das escadas, e assim por diante.
O pai (ou o antepassado oculto) pode ser vivenciado como poderoso e dominador ou como implicante, briguento, potencial e sexualmente violento. Quem tem este posicionamento vai ter de lutar com o pai para conseguir seu próprio senso de autonomia e liberdade de expressão. É possível que não tenham sucesso nisso até que estabeleçam seu próprio lar, e, normalmente, existe uma forte ansiedade para fazê-lo. Muitas vezes eles descendem de um ambiente de "sobreviventes", e também possuem uma poderosa elasticidade - na verdade, s6 podem ser mantidos tranqüilos por algum tempo antes de voltarem a brigar.
Com Áries no Fundo-do-Céu ou na 4ª Casa, existe uma profunda necessidade de encontrar o self em seu próprio direito, em vez de confiar na tradição ou no padrão da família de origem. Quanto mais quem tem Marte ou Áries no nadir explore dentro de si mesmo, mais irá encontrar reservas de energia soltas e criatividade ansiando por uma saída intencional. Muitas vezes, e só mais tarde, na segunda metade de suas vidas, eles estarão bastante livres de laços e restrições para atingir inteiramente a pergunta: "Mas, afinal, o que Eu quero?".

Marte na 3ª casa

Ao se defenderem do ambiente que as cerca (normalmente através de palavras, opiniões, conhecimentos ou pontos de vista), pessoas com Marte na 3ª Casa afirmam seu poder, vitalidade e existência. Embora muitos de nós tenhamos medo de dizer aquilo que realmente pensamos, isso é exatamente o que os que têm Marte na 3ª precisam fazer: se possível, é claro, com tato, o antídoto universal do mau Marte.
Alguns têm medo de que ser claro ou direto seja o mesmo que ser rude ou grosseiro demais. Como resultado, em vez de dizerem aquilo que realmente querem dizer, começam a fazer insinuações e a soltar suspiros imensos. Infelizmente, qualquer casa que tenha Marte parece ter uma espécie de tanque armazenador que só pode conter certa quantidade de pensamentos não expressos, sentimentos ou ações antes de explodir e fazer um belo estrago. Em última instância, com Marte na 3ª Casa é melhor dizer aquilo que se sente ou pensa e não ficar guardando isso por muito tempo.
Normalmente, há uma mente afiada e ativa, capaz de decisões rápidas. Um intelecto afiado, um vocabulário forte ou uma habilidade verbal cortante será armazenada como arma necessária para bloquear qualquer avanço. Embora algumas vezes quem tem Marte na 3ª Casa possa despejar seus pensamentos em cima dos outros, suas palavras também têm a capacidade de empurrar os outros para a ação. Então novamente eles levam muito tempo lutando com seus próprios pensamentos por terem desafiado os de outras pessoas. Podem atacar qualquer assunto de interesse com desvelo, e há um desejo natural de falar ou escrever a respeito de qualquer coisa que os desperte. Alguns podem até soltar fumaça escrevendo seus pensamentos e sentimentos. Uma boa forma de autoterapia pode ser escrever uma casta malcriada a alguém com quem estão furiosos, e depois rasgá-la.
Quem tem Marte na 3ª Casa encontra sua própria iniciativa e aprende a se impor constelando jogos de força na primeira infância. Por isso, este é um posicionamento marcante para conflitos com sogros, noras e genros, tios, tias e primos, professores e vizinhos. No entanto, quando surpreendidos fazendo algo que não deveriam, em vez de assumir a responsabilidade, clamam que foi o irmão ou a irmã, algo que leram ou que apareceu na televisão que lhes mostrou isso.
Por causa de um sistema nervoso muito ativo e forte estas pessoas se esforçam para desenvolver até certo ponto um controle e um cuidado, principalmente em qualquer forma de jornada ou viagem. Marte na 3ª Casa pode também ter necessidade de "canalizar" o excesso de energia através de exercícios e esportes. Alguns acharão divertido brincar com o carro ou aprender mecânica como uma forma de relaxar.
O velho ditado diz: "Os pensamentos têm asas”. Marte na 3ª é poderoso no plano mental e qualquer pensamento mais forte poderia afetar o ambiente, seja ele expresso diretamente ou não. Em certo sentido, a mente é como um instrumento ou uma ferramenta cortante que, usada da maneira correta, pode ser altamente eficiente ao cortar qualquer coisa, mas se usada de maneira incorreta pode ser perigosa e destrutiva tanto para si mesmos como para os outros. Sem ver os aspectos de Marte, a maneira pela qual este implemento será usado é apenas uma escolha da pessoa.