Mercúrio na 12ª Casa

Mercúrio não caminha exatamente para a 12ª Casa; ele "cai dentro" dela. E, como Alice, encontra-se num país estranho, deparando-se com coisas pavorosas, úteis e fascinantes.
Antes de mais nada, um Mercúrio de 12ª Casa tenta fazer uma ponte entre as mentes consciente e inconsciente a fim de integrar no conhecimento consciente aquilo que opera nas ocultas profundezas da psique. Isso envolve um processo duplo. Primeiro, quem tem este posicionamento precisa aventurar-se nos reinos imaginários do inconsciente embora não escolham dar este primeiro pasto; mas isso não importa. Aquilo que está oculto, mais cedo ou mais tarde vai aparecer para pegá-los. Segundo, uma vez dentro deste reino, têm de olhar ao seu redor, anotar tudo que vêem e depois voltar. Se eles ficam presos ali, esquecendo-se de voltar ou incapazes de fazê-lo, então outra pessoa deve ser chamada para salvá-los.
O que significa tudo isso? Quem tem Mercúrio nesta posição, através da introspecção, da busca da alma, da psicoterapia, da boa literatura ou da interpretação de sonhos, tem necessidade de explorar o inconsciente para descobrir o que os faz vibrar. Dependendo dos aspectos de Mercúrio, uma parte daquilo que está guardado ali vai ser útil e produtivo e vai valer a pena trazê-lo à superfície. No entanto, alguma coisa terá que ser peneirada ou coada e escolhida, especialmente impressões aprendidas e reminiscências do passado que, sejam elas lembradas conscientemente ou não, distorcem e obscurecem como sendo uma interpretação de informações recebidas no presente. A fim de ver o que se encontra à sua frente de uma forma mais clara, eles terão de fazer uma limpeza nos despojos do começo da vida (ou seria de vidas anteriores?) que confundem sua percepção e conhecimento imediatos.
Lixo não coletado, depois de um certo tempo, começa a cheirar mal. Se eles não pegarem uma parte desses detritos e a converterem em adubo, a ação solvente que a 12ª Casa tem, em qualquer planeta que se encontre nela, começa a ter efeito: neste caso, a mente (Mercúrio) entra em colapso. Eu disse que, se Mercúrio não se aprofunda, tudo o que está ali no fundo aflora e o apanha. Mercúrio na 12ª Casa pode ocasionalmente sofrer pensamentos intrusos de natureza obsessiva e perturbadora. Se ele está mal aspectado, poderia resultar numa paranóia e num medo de que os outros estejam tramando algo contra eles. Pessoas e fatos inocentes serão distorcidos para dar ênfase a estas fantasias.
Planetas na 12ª Casa não conhecem seus limites. O problema de Mercúrio nesta posição é: "Afinal, de quem é esta mente?" Uma abertura a pensamentos e correntes ocultas no ar dificulta saber quais são seus próprios pensamentos e quais os que pertencem aos outros. Na verdade, algumas pessoas com Mercúrio na 12ª podem ser tão temerosas de "perder a cabeça" que compensam isso sendo super-racionais, somente acreditando naquilo que pode ser estatisticamente provado ou testado. Este posicionamento também dá uma mente dissimulada que oculta aquilo que pensa dos outros. No entanto, se Mercúrio não está muito mal aspectado, há habilidades psíquicas, uma imaginação viva e um acesso à sabedoria acumulada do passado.
O imaginativo autor que ganhou o Prêmio Pulitzer, Ernest Hemingway, nasceu com Mercúrio em Leão na 12ª Casa regendo Virgem no Ascendente e Gêmeos na cúspide da 10ª, a casa da carreira. O produtor e ator de cinema Orson Welles é outro brilhante talento com enorme imaginação; ele nasceu com Mercúrio em Touro na 12ª, em sextil exato com Júpiter em Peixes na 10ª. O muitas vezes divinamente inspirado ator, lorde Olivier, também tem Mercúrio na 12ª, regendo Gêmeos no Ascendente e Virgem na cúspide da 5ª Casa, a da auto-expressão criativa.
Conheci algumas pessoas com Mercúrio na 12ª inseguras a respeito de suas habilidades mentais. Pode ser que elas entendam muito mais do que consigam exprimir em palavras ou tenham dificuldades de aprendizado ou educação. Inversamente, as que têm Mercúrio nesta posição às vezes são envolvidas em ajudar outras com problemas de fala, de leitura, de audição ou de mobilidade. Seja qual for o planeta que se encontre na 12ª Casa, ele não está ali apenas para a nossa ruína ou destruição; podemos muitas vezes usar essas energias para ajudar ou servir aos outros. É possível que haja sacrifícios a fazer por irmãos ou irmãs, ou então algo inusitado no relacionamento com eles.
Fala-se da 12ª Casa como a "casa da auto-sustentação" ou da auto-destruição. Mercúrio nesta posição poderia significar que pensamentos negativos tendem a ser o fundamento de muitos problemas, e, neste caso, aprender a usar a mente e a imaginação de uma forma mais positiva poderia ser exatamente o ingrediente necessário para transformar obstáculos em bênçãos.
Gêmeos na cúspide da 12ª adverte que os pensamentos claros podem ser obscurecidos por complexos emocionais inconscientes a serem examinados. O lado positivo é que pode normalmente "botar para fora" suas dificuldades ou, como Ulisses, sair de situações difíceis através de artimanhas e espertezas. Virgem na cúspide da 12ª é dada a pensamentos compulsivos de obsessão. Com medo de parecerem bobas ou aloucadas, pessoas com esta posição demonstram ter receio de relaxar e se deixar ir. Muitas vezes fazem julgamentos rígidos demais sobre seus ideais de perfeição e se refugiam em sentimentos de inadequação. Esta sensibilidade a tudo o que é fraco ou defeituoso (imperfeito) pode ser transformada e usada para se ajudar a si mesmo ou a outros onde seja mais necessário.

Mercúrio na 11ª Casa


Atenção ao self e à vida em geral se expande através de amizades e grupos de contato se Mercúrio está na 11ª. Em vez de só querer algo sozinho, Mercúrio aqui aumenta seu conhecimento vendo outras pessoas que têm os mesmos interesses. Por exemplo, você pode estudar astrologia sozinho em casa, com alguns livros, ou pode se juntar a outras pessoas que se interessem pelo assunto. Agindo assim, pelas atitudes, ponto de vista e experiências de outras pessoas neste campo, você aumenta seu campo de ação e avaliação. Insinuações oportunas podem ser compartilhadas e suas próprias opiniões ventiladas: "Ah sim, eu não tinha visto isso antes, mas você sempre considera esses aspectos?..." Problemas com Mercúrio nesta casa poderiam indicar transtornos no comunicar-se ou no entendimento com grupos.
Mercúrio na 11ª também se liga a organizações que promovam uma crença, um conceito ou uma causa comuns. Uma voz se transforma em muitas, um grupo de pessoas pensando em algo é mais poderoso do que uma s6 pessoa pensando o mesmo. É possível que os pensamentos de Mercúrio se detenham nas maneiras como a sociedade pode ser melhorada ou avançada. Mercúrio na 11ª sente como que um parentesco mental com outros membros do grupo e às vezes atua como porta-voz do grupo. Aí, mais uma vez eles podem ser os tais com quem todo mundo conta para poder trocar uma idéia.
A natureza do próprio grupo pode ser "mercurial", - clubes de debates, sociedades de escritores ou grupos de trabalho em rede de operações que liguem ou refiram uma pessoa ou um grupo a outro(s).
Muito disso se aplica às amizades. Se Mercúrio é projetado nos companheiros, quem tem este posicionamento pode procurar um amigo para pensar e tomar decisões por ele. Ou também um amigo pode ser uma pessoa em quem não se possa confiar, fofoqueiro ou o tipo de pessoa que diz uma coisa e faz outra. Um irmão ou uma irmã pode ser seu melhor amigo, ou um amigo é querido como um irmão ou uma irmã.
A 11ª Casa é a casa de metas e objetivos, e Gêmeos em sua cúspide pode ter alguma dificuldade em escolher determinada meta ou em saber em qual se fixar. Vacilantes, aquilo que acreditam querer num dia pode não ser aquilo que pensam querer no dia seguinte. Em grupos, Gêmeos faz amigos muito facilmente e sempre tem muito que dizer. Virgem nesta casa é mais discriminativa na escolha de grupos ou amigos; no entanto, uma vez escolhidos acha mais fácil manter um relacionamento prolongado. As metas e os objetivos são alcançados passo a passo e de uma maneira mais lógica do que Gêmeos neste campo. Virgem oferece serviços práticos a seus amigos e a organizações com os quais se associa.

Mercúrio na 10ª Casa

As qualidades e princípios associados a Mercúrio são normalmente refletidos na escolha da carreira quando ele se encontra na 10ª Casa. O trabalho pode ser de escrever, ensinar, imprimir, conferenciar, vender, estar ligado à mídia, a telecomunicações, a habilidades secretariais ou administrativas, à destreza manual e ao transporte de bens ou pessoas de um lugar para outro. Enquanto procuram uma carreira e perseguem ambições profissionais, eles podem aprender a respeito de si mesmos e do ambiente ao seu redor. Quem tem este posicionamento gosta de parecer brilhante, inteligente e capaz, e vai querer ser lembrado por essas qualidades.
Se a 10ª Casa significa a mãe, então Mercúrio é a imagem dela. Se ela era vista como esperta e articuladora, a criança tenta imitar esses traços e desenvolvê-los em si mesma. A mãe pode ter enfatizado a importância de uma boa educação e a necessidade de ser inteligente e expressivo na vida. Ela também pode ter sido sentida como fraca e mutável, nem sempre presente, como se seu corpo estivesse ali mas sua mente em outro lugar. Eu tenho visto maus aspectos a Mercúrio na 10ª Casa em mapas de pessoas cujas mães eram mentalmente instáveis. Quando assediado de aspectos duros, este posicionamento pode também significar problemas de comunicação entre os pais e a criança e dificuldades em se entender e gostar um do outro.
Gêmeos na cúspide da 10ª Casa indica mais de uma importante carreira na vida. O trabalho pode estar vinculado a parentes próximos ou sogros. Às vezes, pode haver duas pessoas que fizeram o papel da mãe. Virgem na 10ª Casa enfatiza um orgulho na impecabilidade ou exatidão de seu trabalho. Nesse caso, a mãe pode ter sido apreciada como muito trabalhadora, crítica e ordenada, dependendo dos aspectos que Mercúrio recebe.

Mercúrio na 9ª Casa

Quando Mercúrio entra na 9ª Casa leva suas asas junto consigo, pois este é um território grande para cobrir. Um Mercúrio de 8ª Casa esconde-se profundamente e espreita tudo; na 9ª Casa, Mercúrio ganha percepção e sabedoria "subindo" ou ficando ao longe, olhando tudo à distância e com maior perspectiva. Acreditando que a vida e o cosmos podem ser "retratados intelectualmente", quem tem Mercúrio nesta casa tenta (ou deveria tentar) descobrir ou entender as leis e os princípios que governam a existência pesquisando as leis maiores. Uma ânsia natural para expandir e aumentar a mente através do estudo, da leitura e de viagens deixam pessoas com este posicionamento mais ocupadas do que nunca neste campo.
Normalmente existe o desejo de ensinar e compartilhar aquilo que percebem e descobrem bem como inspirar outros com aquilo que os inspirou. Este posicionamento dá filósofos, clérigos, escritores, editores, educadores e relações públicas.
Aderir com fanatismo às suas próprias crenças ou versões da verdade é o perigo de um Mercúrio mal aspectado nesta casa. Os fatos que sustentam a crença adotada são normalmente aceitos, mas as outras crenças também são bem vistas.
Em alguns casos, parentes que moram longe podem ser importantes na vida, ou uma grande viagem pode ter uma influência significativa em como pensa. Problemas com Mercúrio na 9ª também podem significar fofocas e desavenças com genros, sogras, noras, sogros, tios, primos etc.
Gêmeos na 9ª pode ter que explorar diferentes filosofias e culturas a fim de satisfazer sua sede de conhecimento e experiência. Virgem aqui inclina a pessoa a explorar determinadas filosofias e culturas com maior profundidade. Com Virgem, a lei estabelecida pode ser tomada demais ao pé da letra numa tentativa de viver a vida diária de acordo com uma rígida interpretação das escrituras. Virgem acredita naquilo que pode ser visto ou testado e pode ter problemas ao tentar catalogar os inexplicáveis mistérios da vida.

Mercúrio na 8ª Casa

A 8ª Casa instiga o curioso Mercúrio a explorar e aprender aquilo que está oculto ou menos óbvio na vida, a investigar nossos segredos e se lançar em mistérios para encontrar o marco zero. Trata-se de uma mente-detetive que gosta de observar tudo com olhos que enxergam no escuro. Colocando-se em posição de observação, Mercúrio na 8ª Casa aprecia os tipos de intercâmbio que ocorrem entre as pessoas - no banco, na bolsa de valores, no quarto ou atrás das portas. Podem entrar no mundo do dinheiro e das finanças ou voltar suas atenções para a psicologia e o oculto, sempre fascinados pelos mistérios do sexo e da morte; muitas vezes revelam-se também adeptos em comunicar e partilhar com os outros qualquer coisa que seja obscura, sutil ou profunda, preferindo, porém, manter seus próprios pensamentos e motivações em segredo. Para quem tem Mercúrio na 8ª, a experiência não é um rápido sanduíche devorado entre dois compromissos, mas algo para ser saboreado e cuidadosamente digerido.
Muitos textos astrológicos advertem quem tem Mercúrio nesta casa (sobretudo com um mau aspecto de Netuno) para que examinem todos os contratos, antes de assiná-los, a fim de evitar mal-entendidos. Aquilo que a pessoa acredita estar sendo dito ou prometido pode ser diferente daquilo que a outra pessoa está lendo. O mesmo se aplica para cuidados com testamentos e heranças; problemas com Mercúrio na 8ª às vezes se manifestam como confusões com parentes a este respeito. Qualquer dificuldade advinda de explorações sexuais da infância ou da adolescência com irmãos, irmãs ou vizinhos devem ser consideradas, bem como encontros prematuros com a morte de pessoas próximas a elas. Suas próprias mortes podem estar ligadas a doenças do sistema respiratório ou nervoso e, neste caso, deve se dar atenção a estas áreas.
Com Mercúrio ou Virgem nesta casa, a mente volta-se para investigações exploratórias e trabalhos de pesquisa. Quem tem este posicionamento pode ser frio e distante em assuntos que tendem a fazer outras pessoas temerem de paixão e medo. Para Virgem, o desejo sexual pode ser apontado para qualquer área específica de enfoque enquanto Gêmeos é curioso (e talvez tenha muitas opiniões) sobre quase tudo a este respeito.

Mercúrio na 7ª Casa

A maneira dual de Mercúrio de conseguir informações e depois distribuí-las novamente, opera de forma clara quando este planeta está situado na 7ª Casa; há muito que aprender através do contato com outras pessoas e também o mesmo tanto para ensinar e compartilhar com elas. Mercúrio na 7ª naturalmente deseja se comunicar e trocar idéias com tipos diferentes de pessoas. Conseguir chegar a entender aquilo que os outros pensam é seu passatempo favorito. Para contar seus próprios pensamentos e opiniões leva só um segundo.
Mercúrio na 7ª Casa vive procurando um parceiro que seja intelectualmente estimulante. É claro que a tendência é encontrar tantas pessoas interessantes em diferentes aspectos que fica difícil escolher uma. Tampouco Mercúrio na 7ª é imune às armadilhas de projeção: alguns tentam "importar" outra pessoa para pensar, falar e tomar decisões por elas, ou podem atrair alguém meio alienado, no qual não se pode confiar ou que seja difícil de ser dominado. Tão penoso quanto possa parecer, há um ganho secundário por terem eles mesmos escapado de serem subjugados.
Sendo bastante cuidadosos ao se aproximar demais de toda a delicada e misteriosa área dos relacionamentos "de cabeça", é preciso algum grau de objetividade e desapego para manter um envolvimento a longo prazo. Com Mercúrio na 7ª Casa muitos problemas podem ser "superados" se discutidos e analisados. Algumas pessoas com este posicionamento são justamente (ou será que eu deveria dizer injustamente) críticos e julgadores destas "pequenas coisas" com que seus parceiros os aborrecem. Felizmente as lembranças do deus Mercúrio nos trazem à mente o fato de que o que equilibra essas coisas é um senso de humor apurado.
Gêmeos na 7ª Casa às vezes pode indicar mais de um relacionamento importante na vida, ou um relacionamento que sofre uma tal transformação que fica quase como novo. Virgem é mais cautelosa e discernente em sua escolha de parceiros embora qualquer um que "precise salvar" ou goste de salvar os outros atue com extrema lealdade.

Mercúrio na 6ª Casa


O conhecimento é adquirido no processo de manipular os casos da vida do dia-a-dia e mantendo a saúde e o bem-estar do corpo.
Com Mercúrio nesta posição, muito pode ser aprendido do corpo, especialmente quando pequenas coisas não andam bem. Mas quem tem este posicionamento precisa aprender a fazer as perguntas certas no devido tempo, tal como: "Por que será que eu sempre sinto esta dor nas costas quando você entra na sala?" Ou: "Por que minha dor de cabeça piora no sábado à noite?" No próprio domínio da 6ª Casa, Mercúrio despacha mensagens da mente inconsciente para a mente consciente via males ou dores que a maioria de nós interpreta como dica para tomar uma aspirina. Informações a respeito do ambiente também podem ser obtidas através do barômetro do corpo se apenas aprendermos a ler corretamente o instrumento. Carl Jung, que muitas vezes usou sua intuição deste modo quando tratava de pacientes, tinha Mercúrio no sensível signo de Câncer na 6ª, em sextil com a igualmente receptiva Lua em Touro na 3ª. O psicólogo Arthur Janov promoveu uma forma de tratamento chamada "terapia primal", na qual os pacientes eram encorajados a descarregar seus mais profundos sentimentos e emoções expressando isso fisicamente através do grito, aos berros, batendo, mordendo etc.; ele nasceu com Mercúrio em Virgem na 6ª, sendo Virgem regente na cúspide da 6ª Casa e Gêmeos na cúspide da 3ª, a casa da comunicação.
 
Problemas de saúde podem estar ligados aos nervos, ao excesso de preocupações, a atividades em demasia e a pouco repouso. Ioga, técnicas de relaxamento, meditação e atenção com a respiração podem ajudar a reduzir o estresse de um corpo e de uma mente sobrecarregados. Mercúrio na 6ª é, às vezes, um caso de mente (Mercúrio) sobre matéria (o elemento Terra da 6ª). Imagens mentais positivas para afirmar a saúde apressam o processo de cura e podem mesmo servir como prevenção.
Mercúrio na 6ª Casa descreve de que forma usamos nosso tempo e como, com Mercúrio nesta posição, há um excesso de necessidade de se manter ocupado. Procure as prioridades: quanto tempo é desperdiçado com um monte de buscas e atividades que no fim não levam a lugar algum?       
Ajuda se o trabalho for mentalmente cativante e permite algum movimento e mobilidade (sobretudo se Gêmeos está na cúspide da 6ª Casa). Virgem na 6ª distingue-se em empregos que requerem precisão e atenção a detalhes (e mesmo uma obsessão fetichista por determinada marca de sabão em pó de preferência a outra). Se Mercúrio na 6ª Casa está mal aspectado, cuidado com fofocas, intrigas e diz-que-diz entre os colegas de trabalho e a cadência de comentar, no trabalho, desavenças com parentes próximos.


Mercúrio na 5ª Casa

Tentativas criativas, hobbies e recreações significam tomar-se mais consciente do self e do ambiente. Algumas formas de expressão artística podem ser o meio pelo qual essa pessoa vê, pensa, sente e se comunica. O incomparável Mozart, o expressivo poeta simbolista Verlaine e o pintor renascentista Rafael tinham Mercúrio nesta casa. Para quem tem esse posicionamento, a experiência é mais bem entendida e digerida se puder ser descrita em palavras poéticas, desenhos, canções ou danças. O conhecimento é transmitido de geração a geração desta maneira.
Expandir a mente através do conhecimento e desenvolver a habilidade de se comunicar e transmitir idéias contribui para uma auto-realização maior com Mercúrio nesta posição. Divertimentos mentais, como o xadrez, o pôquer e outros jogos de estratégia e astúcia, podem ser tomados como típicos de Mercúrio na 5ª Casa. Ginástica, banias e exercícios de pistas, bem como esportes que requeiram a precisão de todo o time, tais como o basquete (Wilt Chamberlain dos Harlem Globetrotters tinha Mercúrio em Virgem na 5ª) também aparecem.
A impaciência de Mercúrio e sua necessidade de variedade podem manifestar-se numa vida romântica ativa (Virgem aqui vai atrás de qualidade, mas Gêmeos na 5ª Casa, na tradição das grandes farsas francesas, pode enganar meia dúzia de cada vez). A chama do romance provavelmente arderá por mais tempo se a outra pessoa for mentalmente estimulante. Bajular quem tem Mercúrio na 5ª sobre a atualidade e a grandeza de seus conhecimentos ou sua maneira brilhante de apresentar as coisas vai levá-lo longe.
 
Pais com este posicionamento forçam normalmente as habilidades intelectuais de seus filhos e é bem provável que ambos tenham muito que aprender uns com os outros. A relação pais e filhos pode aparecer quando a criança cresce e se torna mais capaz de se comunicar e trocar idéias. Mercúrio na 5ª Casa dá um bom educador ou professor para jovens e já vi muitas vezes este posicionamento em mapas de pessoas que trabalham excepcionalmente bem com adolescentes.
 
Gêmeos na cúspide ou contido na 5ª Casa realça os escritos, as falas e a agilidade mental e física. Virgem nesta posição muitas vezes indica tendências criativas e práticas tais como a carpintaria, a comida refinada, a costura para si mesmos, a cerâmica etc.

Mercúrio na 4ª Casa

Mercúrio na 4ª Casa tende a indicar um ambiente familiar intelectual ou acadêmico, em que a ênfase é ser sensível e racional talvez às custas dos sentimentos, do calor humano e do físico. A inteligência pode ser herdada da linha da família. Se a 4ª Casa é tomada pelo pai, este, de alguma maneira, vai ter de suportar a projeção de Mercúrio: ele pode ter vivido de uma forma expressiva, articulada, crítica, ou talvez enganosa e evasiva, como alguém que está sempre "indo e vindo". Atitudes mentais poderiam ser misturadas com as do pai. É possível inclusive haver mais de um pai o pai verdadeiro e um padrasto ou outra figura qualquer que preencha a figura de um pai.
Mudanças de residência nos primeiros anos de vida podem trazer à tona qualidades ocultas de flexibilidade e adaptabilidade. Algumas pessoas com esse posicionamento tendem a preferir um tipo de vida nômade. Se Mercúrio recebe aspectos difíceis na 4ª Casa é possível haver mais alterações do que normalmente, brigas e amarguras no lar dos primeiros anos de vida e também no ambiente de outros lares mais adiante na vida. Atividades mentais e educativas podem acontecer dentro de casa. Estando bem na segunda metade de sua vida, a pessoa se beneficiaria em continuar aprendendo e estudando.
Gêmeos no Fundo-do-Céu descreve uma alma curiosa e incansável, muitas vezes com uma natureza dual. Dane Rudhyar compara este posicionamento com uma palmeira ou uma sequóia que tem muitas raízes mas nenhuma delas fica muito longe da superfície. A pessoa poderia perder o self numa teia ou num emaranhado de idéias, pensamentos ou numa massa de pequenos fragmentos de informações inconseqüentes e contraditórios. Falando de forma positiva, existe uma premente persistência em ordenar e entender o self e o ambiente ao redor. O lar pode ser usado como local em que se trocam idéias e se congregam os vizinhos. Às vezes, há dois lares, um na cidade e outro no campo.
Virgem no Fundo-do-Céu indica uma natureza profundamente autocrítica. Um desejo de aprimorar ou de melhorar o self é a base sobre a qual a vida é construída. Isto se exterioriza por uma preocupação com benfeitorias no lar e com uma casa que funcione com eficiência. Virgem na cúspide da 4ª Casa pode usar o lar como base de operações para trabalhar. Deve-se ter um cuidado especial com problemas de saúde na família.

Mercúrio na 3ª Casa

Mercúrio é muito forte na 3ª Casa, uma vez que no zodíaco natural esta é uma de suas casas. O posicionamento por signo e os aspectos que recebe vão descrever a maneira de pensar da pessoa, sua forma de aprender e digerir as experiências. Um Mercúrio de 3á Casa num signo de Fogo ou aspectado por Marte, Júpiter ou Urano, indicam uma mente mais extrovertida e rápida do que se Mercúrio estivesse num signo de Terra ou aspectado por Saturno que retarda e aprofunda o processo de pensar. Mercúrio num signo de Água ou aspectado pela Lua ou por Netuno aprende mais por osmose, absorção e apreciação estética e emocional do que analiticamente, da maneira passo a passo. Uma "boa cabeça" é normalmente definida como aquela que pensa racional e logicamente; porém, examinando a 3ª Casa esta pode nos revelar outros tipos de mentes, tão boas ou melhores, que operam de maneira diferente dos padrões do sistema educacional tradicional. Dificuldades de aprendizado podem ser vistas por aspectos de Urano, Netuno ou Plutão ao Mercúrio de 31' Casa, e muitas vezes provêm do fato de que a mente da pessoa não é do tipo favorecido pelas técnicas convencionais de ensino.
Em geral, um Mercúrio de 3ª Casa quando não mal aspectado revela um intelecto vivo, espirituoso e observador, adepto de comunicação e respostas rápidas (apartes) com boa atenção para detalhes. Quem tem este posicionamento é terrivelmente capaz de selecionar fatos que justifiquem ou apóiem o caso que eles querem apresentar. (Oscar Wilde com Mercúrio em Escorpião na 3ª escreveu certa vez: "A verdade raramente é pura e nunca é simples". Quem tem Mercúrio na 3ª normalmente tem ao menos alguma coisinha a dizer a respeito de tudo. Se você não acredita, pergunte a eles e espere um minuto.
O relacionamento com parentes e vizinhos será mostrado pelos aspectos de Mercúrio nessa casa. Mercúrio com aspectos difíceis de Saturno ou Plutão, por exemplo, poderia indicar algum problema profundamente enraizado com estas pessoas. É oportuno examinar muito bem esses aspectos, pois eles costumam ilustrar exemplos que ainda serão usados na idade madura. Certa vez fiz o mapa de uma mulher com Mercúrio em conjunção com Plutão na 3ª Casa e cujo irmão mais novo morreu quando ela tinha apenas seis anos. Aos vinte e oito anos a moça ainda acreditava que alguma coisa que ela havia dito ou feito havia sido a causa da morte do irmão.
Gêmeos na 3ª Casa geralmente transmite um estilo ágil e alerta à mente. Há uma habilidade inata para o aprendizado de línguas. No entanto, há também uma tendência para dar opiniões antes do conhecimento dos fatos.
Talvez por uma disposição de ansiedade, Virgem na 3ª Casa tenta manipular os assuntos e as ações diárias com eficiência e cautela. Habilidades críticas e analíticas são avolumadas com uma aptidão de selecionar a palavra certa ou a frase precisa para exprimir um conceito ou um sentimento.

Mercúrio na 2ª Casa

Se bem aspectado, Mercúrio na 2ª Casa pode ser um habilidoso manipulador de dinheiro ou de finanças, muito dado a arbitrariedades e a fazer apostas. Dinheiro pode ser ganho em profissões como vendedor, escritor, conferencista, professor, secretária, na indústria de transportes etc. Eles podem se preocupar com o movimento ou com a distribuição de bens, com o desenvolvimento de novas técnicas de produção ou com maneiras de melhorar a qualidade dos produtos existentes. Valores inatos a serem desenvolvidos incluem inventividade, destreza, flexibilidade e um talento especial para usar as palavras.
Num nível mais amplo, existe uma curiosidade e uma ansiedade voltada para a compreensão da natureza do mundo físico. Um pequeno seixo encontrado numa praia ou o intrincado traçado de um pêlo no corpo são terrivelmente fascinantes por um minuto ou dois. Um sentido de segurança é conseguido através do conhecimento e do aprendizado de como algo funciona. No entanto, a não ser que Mercúrio esteja num signo de Fogo, pode levar algum tempo antes que a experiência seja inteiramente transmutada em compreensão, quando ele se encontra num signo de Terra na 2ª Casa.
Gêmeos na 2ª Casa sugere mais que uma entrada de capital ou maneira de ganhar dinheiro. Esperteza e ingenuidade são atributos notáveis. Sagazes e cautelosos com dinheiro e posses, podem dar mais importância à qualidade do que à quantidade. Algumas pessoas com este posicionamento atribuem ao bom funcionamento de seus corpos a importância de seu maior bem na vida.

Mercúrio na 1ª Casa

Quem tem este posicionamento torna-se consciente de si mesmo e da vida em geral sendo curioso e fazendo perguntas. Esta pessoa parece um porta-voz, uma distribuidora de idéias e de informações ou é um canal através do qual uma disciplina se liga à outra. Costuma ser, em geral, altamente analítica tanto para si como para os outros.
Mercúrio é um mímico e vai tomar para si as qualidades do signo em que se encontra e de qualquer planeta que lhe faça aspecto. Por isso, é necessário examiná-lo com muita atenção. Por exemplo, Mercúrio num signo de Fogo ou em conjunção com Marte na 1ª Casa, faz brotar discursos, ações e comportamentos impulsivos. As coisas são ditas antes que eles percebam. Mercúrio num signo de Terra ou em conjunção com Saturno é mais inclinado a avaliações cautelosas antes de se lançar em alguma atividade. As coisas têm de estar "bem assentadas" antes que eles possam agir. Mercúrio num signo de Água ou aspectado por Netuno avaliará as percepções através dos sentimentos e das emoções, ao contrário de Mercúrio em Ar ou aspectado por Urano que fala e age mais por uma postura puramente objetiva, computando (num piscar de olhos) uma realidade bem maior.
Quem tem Mercúrio na 1ª Casa enche o mundo de significado na base daquilo que eles pensam dele. Se não gostam daquilo que vêem, em vez de ficarem culpando o mundo por isso deveriam tentar mudar suas próprias atitudes e depois dar uma boa olhadela naquilo que encontram. Esta mesma idéia importante foi claramente exposta pelo profundo e independente pensador Albert Schweitzer, nascido com Mercúrio conjunção Sol em Capricórnio, na 1ª, que escreveu: "A maior descoberta de qualquer geração é que os seres humanos podem modificar suas vidas alterando sua maneira de pensar”.
Quem tem Mercúrio na 1ª Casa muitas vezes mantém uma aparência jovem no decorrer da vida. Às vezes, há freqüentes mudanças no ambiente dos primeiros anos da infância, como se desde a mais tenra idade fossem forçados a ver a vida sob ângulos diferentes.

Mércurio, Gêmeos e Virgem


Cada planeta tem algumas associações com os deuses e deusas das mitologias grega e romana. As atividades características do grego Hermes e do romano Mercúrio ajudam a esclarecer as funções e significados deste planeta e a maneira como ele se expressa através das diversas casas.
Mercúrio era o mensageiro dos deuses - ele recolhia e distribuía informações. Da mesma maneira, o planeta Mercúrio no mapa é associado aos trabalhos da mente, do intelecto, e também das várias maneiras de trocar informações, como escrever, falar, ensinar e viajar. O mito conta-nos que, assim que Mercúrio nasceu, ficou muito aborrecido por ver-se obrigado a permanecer em seu berço todo embrulhado. Na verdade, ele o abandonou o mais rapidamente possível para procurar algo mais interessante a fazer. De maneira semelhante, a posição da casa em que Mercúrio se encontra no tema natal indica a área da vida na qual somos incansáveis, curiosos e inquiridores. Como uma criança quando cresce fica fascinada por tudo o que pode tocar, nomear ou descobrir, nós partimos numa investigação para descobrir como funciona a vida. No mito, Mercúrio sempre é retratado como um jovem, jamais como um velho. Pela sua casa, este planeta define qual a esfera de vida em que podemos ser eternamente jovens, mantendo uma aparência viva e saudável.
Mercúrio era um intermediário e apostador. Ele defendeu diversos casos de vários deuses. Uma de suas primeiras ações depois do nascimento foi fazer oferendas a todas as doze grandes divindades do Olimpo. Ele era também um renomado ladrão, sendo responsável pelo roubo de pequenas coisas de cada um dos deuses (como o rebanho de Apoio e o cinturão de Afrodite). Neste sentido, era uma espécie de mímico cósmico capaz de assimilar algumas qualidades de cada um dos deuses. Assim, Mercúrio nas casas mostra onde existe um alto grau de adaptabilidade e versatilidade de um lado, e de volubilidade e inconstância de outro. No momento em que você pensa que o prendeu, ele escorrega e aparece mais adiante com um ponto de vista diferente. A própria mente, como o deus Mercúrio, é uma espécie de trapaceiro. O intelecto nos capacita a sermos objetivos e analíticos, mas muitas vezes pode nos enganar torcendo os fatos de modo a se enquadrar em padrões que desejamos justificar. Como disse alguém: "Existem mentiras, malditas mentiras, e estatísticas.".
Os alquimistas medievais escreviam sobre uma figura a que chamavam de Mercurius. Ele era definido como "o espírito criador do mundo" ou "o espírito oculto ou preso na matéria". Paradoxalmente, ele era responsável pela criação do mundo e também foi aprisionado dentro de sua própria criação. Muitos anos mais tarde, o cientista alemão do século XX Werner Heisenberg, pesquisando o campo da medicina atômica, desvendou seu "Principio de indecisão” no qual mostrou que "o ato de observação por si só afeta aquilo que está sendo observado". De alguma maneira nossas mentes tomam parte na determinação do mundo.
Mercúrio trazia mensagens dos deuses para os humanos mortais. Neste sentido, representa um processo dentro de todos nós que permite a construção de uma ponte entre um conhecimento mais elevado e a realidade de todos os dias, entre consciência e inconsciência, entre o ego e o ambiente. A mente pode nos separar de outras pessoas, mas é também através da mente que a nossa consciência é capaz de se expandir para um maior conhecimento dos inter-relacionamentos de toda a vida. A mente pode unir ou separar, e a posição por casa, de Mercúrio, mostra onde é possível encontrar um refúgio em algum canto ou onde nos esforçamos para tocar ou entender outras pessoas e nós mesmos bem melhor. Vale a pena refletir sobre o que o filósofo Epicteto disse há quase dois mil anos: "Nós não somos perturbados por coisas, mas pela opinião que temos das coisas". Na casa de Mercúrio, nem sempre conseguimos mudar o mundo, mas sempre podemos fazer algo a respeito da maneira como olhamos para ele.
Mercúrio é associado a dois signos: Gêmeos e Virgem. Eles representam duas funções complementares deste planeta. O lado geminiano de Mercúrio é especialista em reunir pequenos pedaços de informações, colocá-los juntos e relacionar diversos aspectos da vida uns com os outros. Virgem, por outro lado, disseca e separa as coisas, analisando cada componente em detalhe.
Gêmeos contido numa casa descobre as qualidades mercurianas de comunicação, maleabilidade e intranqüilidade. É onde temos a tendência de estar sempre saindo e nos espalhando por aí. Como a proverbial borboleta, para nós é difícil ficar confinados a essa área.
Virgem na cúspide ou contida numa casa evoca o lado de Mercúrio que é preciso, critico e que presta atenção em detalhes. Enquanto Gêmeos gosta de saber um pouquinho de diversas coisas, Virgem prefere saber muito sobre algumas coisas. Na casa de Gêmeos, procuramos o conhecimento para o bem do conhecimento, mas na casa de Virgem adquirimos o conhecimento para usá-lo prática e construtivamente.
A casa de Mercúrio de algum modo vai estar ligada a qualquer casa em que Gêmeos esteja e também a qualquer casa onde se encontre Virgem. Por exemplo, o escritor Oscar Wilde nasceu com Mercúrio em Escorpião na 3ª Casa e Gêmeos na cúspide da 10ª, ligando a casa e o planeta das comunicações (Mercúrio na 3ª) com a profissão e a carneira (10ª). Mas o seu Mercúrio de 3ª Casa também está ligado ao seu Ascendente, pois Virgem encontra-se na cúspide da 1ª Casa. Ele enfrentou a vida (1ª Casa) com a agudez cortante de seu intelecto e com uma ameaçadora e incisiva finesse (Mercúrio em Escorpião na 3ª).

A Lua na 12ª Casa


Como a Lua nas outras casas de Água, este posicionamento sugere uma abertura psicológica e uma vulnerabilidade inatas. Existe uma linha muito tênue entre aquilo que essas pessoas estão sentindo e o que os outros ao seu redor sentem. Como aspiradores de pó psíquicos, elas sugam o que está boiando na atmosfera. Podem acreditar que estão sentindo suas próprias emoções quando, na verdade, absorveram as de outrem. Sem preceder sua inata receptividade, elas deveriam saber desenvolver maneiras de aumentar as fronteiras de seus egos a fim de se proteger de uma invasão excessiva. Elas precisam dominar sua sensibilidade em vez de serem sufocadas por ela. Algumas terão necessidade de reclusões periódicas para restabelecer sua paz interior e seu equilíbrio.
As raízes dos problemas emocionais estão profundamente enterradas no inconsciente e não são facilmente acessíveis à memória consciente. Dificuldades psicológicas podem resultar de experiências da mais tenra infância ou mesmo pré-natais. Os reencarnacionistas diriam que aspectos duros em relação a uma Lua na 12ª sugerem que os problemas da vida atual estão diretamente vinculados a situações emocionais não resolvidas em vidas passadas. Isso poderia manifestar-se em dificuldades com a mãe, com os filhos e com as mulheres em geral, ou pode se revelar através da casa que tem Câncer na cúspide ou interceptado.
Em qualquer dos casos, a Lua na 12ª Casa indica muitas vezes um complexo ou inusitado relacionamento com a mãe. A 12ª Casa não conhece limites; a criança seria sempre muito receptiva aos sentimentos vivos da mãe e continuaria a ser assim, mesmo que fisicamente separada dela. Através de sonhos, mediunidade e visões, muitas pessoas com uma Lua na 12ª Casa continuam intimamente ligadas a suas mães, esmo após a partida delas deste mundo.
Tais pessoas, por terem sentimentos e sonhos muito vívidos, podem conciliar com muito cuidado suas emoções e transmitir um ar de mistério. Eventualmente, acontecem casos de amores secretos ou de ligações emocionais mantidas em segredo por um sem-número de razões.
Há uma capacidade natural de cuidar de pessoas que são limitadas ou estejam de alguma maneira aflitas. Como com o Sol na 12ª, algumas pessoas podem estar tão pressionadas por fobias e complexos profundos que têm grande dificuldade em levar uma vida normal no dia-a-dia. Em alguns casos, uma instituição terá de ser a "mãe delas". Às vezes, experiências de primeira infância em hospitais ou creches podem ter afetado significativamente seu caráter.
Em geral, a Lua na 12ª Casa indica um desejo bastante intenso de regressar a uma existência feliz como a infra-uterina. Quem teve duras experiências pré-natais ou quem foi privado da mãe ainda em tenra idade pode ter de cicatrizar tais feridas antes de conseguir aceitar uma encarnação e dizer "sim" à vida.
Do lado positivo, a Lua na 12ª indica muitas vezes um acesso direto a um grande depósito de sabedoria ao alcance da pessoa na hora em que sua visão intuitiva e os recursos internos são mais necessários. Alguns atuarão como recipientes para mediar imagens míticas ou arquetípicas para os outros. William Blake, com a Lua em Câncer na 12ª Casa, é o supremo exemplo disso. Ele acreditava que o artista, não o sacerdote, é o nosso mais forte laço com Deus. Blake elaborou seu papel como mediador em seu poema Jerusalém. "Não descansarei enquanto não cumprir minha grande tarefa. Abrir os Mundos Eternos, abrir os imortais olhos dos Homens para dento dos Mundos do Pensamento".
Os Gauquelin também acharam uma correlação entre a Lua na 12ª Casa e a carreira de escritores e políticos.

A Lua na 11ª Casa

Quem tem a Lua na 11ª Casa procura segurança, conforto e uma sensação de estar integrando algo através dos amigos, grupos e organizações. Essas pessoas tendem a ser muito impressionáveis e deveriam fazer uma seleção mais rigorosa na escolha de amigos ou nos círculos aos quais se associam. A menos que a Lua esteja bem fixa, elas têm a capacidade de se misturar com diversos grupos.
Elas gostariam de "ser uma mãe" para os amigos e esperam receber dos outros uma boa dose de ajuda e alimentação quando necessitarem. Algumas gostam de conservar os amigos de infância. Se a Lua se encontra num signo mutável, os conhecidos podem mudar muito e destes restarem poucos amigos. Mágoas infantis ou desapontamentos com amigos devem ser analisados se a Lua está mal aspectada, pois os problemas podem ter fixado modelos que requerem exames e esclarecimento. Mulheres com duros aspectos para a Lua na 11ª muitas vezes se queixam de confusões com outras mulheres. É possível que "assuntos não terminados" com a mãe possam ser projetados em outras mulheres amigas. Para os dois sexos, uma Lua bem aspectada nesta posição normalmente implica em benéficas amizades com mulheres. A mãe pode ser vivenciada mais como uma amiga do que como uma verdadeira mãe.
Muitas pessoas com a Lua na 11ª Casa se envolvem em atividades grupais e em passeios sociais como forma de relaxar e de deixar para trás os aborrecimentos das outras áreas da vida. Outras se ligam a grupos que promovem causas com as quais elas se emocionam. Algumas fazem o papel de "mães" no grupo assegurando-se de que todo mundo esteja bem, ou mesmo abrindo as portas de seu próprio lar para promover encontros. Existe ali o potencial de agitar os sentimentos de grandes grupos de pessoas.
Metas e ambições flutuam conforme o humor e são, talvez, muito facilmente influenciáveis pelas opiniões de outras pessoas sobre o que seria melhor para elas.
Desde que seu calor emocional não cause maiores problemas a outros, este posicionamento é uma indicação daqueles que conseguem acumular uma "família de amigos" com a qual compartilham laços tão fortes quanto os de sangue.

A Lua na 10ª Casa (Câncer no Meio-do-Céu)


Quando crianças, nosso bem-estar depende do amor de nossa mãe. Quem tem a Lua na 10ª Casa projeta a "mãe" no mundo: nossas necessidades de abrigo e segurança estão ligadas à profissão e ao status. Trata-se de pessoas extremamente sensíveis com respeito à sua reputação, à sua situação diante do público e a respeito daquilo que os outros pensam delas em geral. Não importa quão maduras e auto-suficientes possam parecer, dentro delas está um menininho ou uma menininha olhando para a mãe/mundo e pedindo para ser amado(a). Quadraturas e oposições à Lua na 10ª Casa demonstram outras partes da pessoa que frustram ou não combinam com o que ganhar esta aprovação requer. Um horripilante exemplo disso é Richard Speck, que nasceu com a Lua em Câncer na 10ª Casa, mas com Marte em Áries em quadratura com ela. Speck matou oito enfermeiras em junho de 1966 quando Júpiter transitava em conjunção com a Lua, reforçando a quadratura de Marte.
A pessoa com Lua na 10ª Casa muitas vezes mostra, através de gestos e movimentos, uma íntima identificação com a mãe. Quando crianças são excepcionalmente reativas à vida física e emocional. O aclamado músico Van Cliburn começou a estudar piano com três anos e aprendeu a tocar com a mãe, que havia sido concertista; ele tinha Câncer na cúspide da 10ª Casa e a Lua em Leão na 10ª. Mais tarde, algumas pessoas com esse posicionamento podem se tornar como mães de suas próprias mães. Em algum ponto, elas têm que descobrir onde termina a mãe e coçam a definir seu próprio espaço e sua realidade física.
A carreira ou profissão pode refletir qualidades maternais, servir e fornecer provimento às necessidades de outras pessoas, alimentá-las, abrigá-las, cuidar delas etc. A carreira vai ajudar a descobrir e expor seus sentimentos e emoções. Patrões e autoridades podem ser o alvo para problemas não resolvidos com a mãe ou os pais em geral.
Algumas pessoas podem encarar o mundo como se ele fosse uma mãe para elas, através da segurança social. Haverá uma sensibilidade para com os humores do público e um potencial para dominar os sentimentos das massas.
Câncer no Meio-do-Céu ou na 10ª Casa assume uma conotação semelhante à da Lua nesta posição.

A Lua na 9ª Casa

A Lua na 9ª muitas vezes exibe uma habilidade incrível de predizer o rumo para onde os acontecimentos estão evoluindo. Há uma receptividade natural para os domínios da filosofia e da religião, e uma compreensão intuitiva para conceitos e símbolos. O sentimento dá acesso a tudo aquilo que a mente não pode compreender racionalmente. Mesmo que as pessoas que têm este posicionamento confiem numa fé herdada via família ou cultura, elas têm a habilidade de adaptar a filosofia a influências e condições cambiantes.
A Lua na 9ª Casa pode morar em países estrangeiros por períodos de vida. As viagens são ligadas à vida emocional; algumas pessoas anseiam por um lar espiritual ou se sentem especialmente ligadas a certa cultura além da sua própria. Viagens, aventuras, sonhos encantadores ou pesquisas filosóficas poderiam ser usados como uma forma de escape de situações fastidiosas ou dos aborrecimentos da vida de cada dia. Elas tendem a se sentir mais à vontade quando contemplam o significado da vida, quando rezam numa igreja ou quando estão prestes a embarcar num avião, numa nova aventura ou num novo empreendimento.
Sua maneira de cuidar dos outros pode ser compartilhando descobertas no campo da filosofia ou da espiritualidade, ou então inspirando discípulos em potencial com novas esperanças, novas visões, significados e diretrizes. A imagem de Deus tende a adotar uma tendência matriarcal, se bem que isso vai ser muito bem pintado pelo signo da Lua e seus aspectos.
Em mapas masculinos, é possível que haja um relacionamento íntimo com estrangeiras ou com mulheres que de algum modo possam ampliar ou expandir seus horizontes. Aspectos difíceis à Lua na 9ª Casa poderiam indicar dificuldades com cunhadas ou sogras. Os Gauquelin acharam uma correlação entre a Lua na 9ª Casa (logo após a culminação) e a profissão de escritor.


A Lua na 8ª Casa

 

Esta posição propicia uma abertura e uma sintonia inatas com forças ocultas que operam pessoal ou coletivamente; elas tendem a se expressar como a habilidade de sentir a evolução de tendências sociais, especificamente as ligadas à economia ou ao comércio. No entanto, quem tem a Lua nesta posição pode, eventualmente, confundir ou "ser tomado" por poderosos complexos inconscientes que os agarram e os oprimem. Quando crianças, devem ter sido extremamente sensíveis a influências ocultas no ambiente do lar, sobretudo aos sentimentos mais profundos da mãe, seus humores e frustrações, que ainda podem estar "carregando" dentro de si. Os relacionamentos atuais vão despertar modelos emocionais da infância e há então a necessidade de mergulhar no passado para descobrir as raízes destes problemas.
Experiências de infância com sexo ou morte podem ter afetado fortemente o caráter. Sexo ou intimidade tendem a ser considerados primeiramente como segurança emocional ou como uma maneira de esquecer os desatinos do mundo. Este posicionamento é normalmente proporcional às necessidades sexuais e emocionais de um parceiro e provavelmente não vai ter nenhuma dificuldade em adaptar-se a elas. Muitas vezes há uma capacidade natural para ajudar os outros a descobrirem um maior sentido de valor em si mesmos. Eles podem literalmente "cuidar" do dinheiro de outras pessoas ou fazê-las passar bem por períodos de traumas e transições.
Se a Lua recebe aspectos difíceis, divórcios, finalizações ou separações podem ser desordenados e combatidos com um grau maior de ansiedade normal, se bem que incomensuráveis recursos e forças poderiam ser descobertos nessas crises e colapsos. Num nível mais mundano, existe a possibilidade de heranças de terras ou propriedades, mais através da mãe ou do companheiro.

A Lua na 7ª Casa


Quem tem a Lua na 7ª Casa pode ser sensível e adaptável demais às necessidades de seu companheiro, derivando em demasia suas identidades daquilo que a outra pessoa quer que eles sejam.
Inversamente, podem estar procurando uma mãe em seus companheiros. Modelos emocionais do início da vida com a mãe podem ser projetados no companheiro, nublando uma percepção objetiva da realidade do aqui-e-agora. Uma montanha de problemas aparece quando um companheiro (homem ou mulher) se confunde com a mãe deste modo, não mencionando o fato de que até o pensamento de sexo com a mãe é um tabu. Pensa-se em casamento pela segurança que oferece e pela promessa de um lar confortável, além de uma família que dá à pessoa uma sensação de fazer parte de algo. A Lua não se importa muito em ser um indivíduo separado. Casar-se é o que a maioria das pessoas faz; então, por que eles não devem fazer o mesmo? Aspectos tensos de Saturno sobre a Lua ou dos planetas exteriores podem tornar a realização desses desejos básicos mais difícil: a Lua na 7ª é seriamente inclinada para o relacionamento; porém outras partes do self podem não cooperar com isso.
O próprio relacionamento pode necessitar do carinho e do alimento que seria dado a um bebê. A natureza flutuante da Lua tende a se manifestar de vários modos. Quem tem este posicionamento pode ter muitas mudanças de humor e de sentimentos com relação ao relacionamento. Em alguns casos, a Lua na 7ª Casa descreve um parceiro incansável, instável e emocionalmente idiossincrásico. Como com qualquer planeta na 7ª Casa, a pessoa é aconselhada a refletir sobre a razão pela qual ela atraiu estas qualidades específicas em outra pessoa. O que a outra pessoa está "vivendo" por elas?

A Lua na 6ª Casa


Quem tem este posicionamento encontra segurança e conforto cuidando da rotina diária e provendo as necessidades do corpo. Rituais diários, tais como fazer o café da manhã, tomar o chá das quatro e tomar banho antes de se deitar, dá a eles a sensação de continuidade e de bem-estar.
A saúde física e seu funcionamento e cooperação com as contingências de cada dia tendem a variar conforme o humor. Os aspectos que a Lua recebe nesta casa revelam com quanto êxito uma pessoa é capaz de enfrentar o tipo de ansiedades que surgem no dia-a-dia. Um trígono de Saturno pode indicar, por exemplo, que o corpo físico tem uma estrutura vigorosa, permanecendo firme em situações em que outros poderiam "reagir mal". Uma quadratura com Marte, por sua vez, sugere que a pessoa "põe para fora" qualquer pequena ansiedade; o corpo simplesmente não contém nem suporta a pressão muito quieto. É possível que haja uma conexão entre a "forma pela qual a mãe reagia às tensões diárias e a maneira como esta pessoa o faz. O tipo de doenças que podem ser herdadas ou que "ocorrem na família" devem ser observadas, e medidas preventivas precisam ser tomadas. Essas pessoas deveriam ter cuidado com dietas; problemas com comida ou excesso de álcool tendem a se manifestar toda vez que sobrevêm dificuldades emocionais. O corpo tem uma sabedoria instintiva em relação a si esmo que elas podem aprender a respeitar e reconhecer sem muito esforço. Se as pessoas tomarem seu tempo para saber aquilo que seus corpos registram quando elas entram numa sala ou encontram alguém pela primeira vez, vão entender o quanto pode ser intuído através das sensações corporais.
Há uma necessidade de se sentirem emocionalmente ligados ao trabalho. Normalmente, um emprego que tem relação com outras pessoas é melhor do que trabalhar muito isoladamente uma situação. Às vezes, eles se acham envolvidos na vida particular de seus colegas ou empregados. Aqueles com a Lua na 6ª Casa gostam de preencher as necessidades práticas e emocionais dos outros e se saem bem em qualquer emprego em que possam fazer o papel da Mãe. Problemas mal-resolvidos com a mãe podem ser projetados num cachorro ou num gato. Falando seriamente, um cachorrinho que se ame e cuide e que sempre está esperando quando se chega em casa contribui tanto para a saúde física quanto para a psíquica.

A Lua na 5ª Casa

O Sol na 5ª Casa força e reforça sua individualidade com hobbies, romances e expressões criativas; quem tem a Lua nesta casa, no entanto, fixa-se nessas mesmas saídas em busca por conforto, segurança e tranqüilidade. Enquanto o Sol de 5ª Casa briga para ser criativo, uma Lua de 5ª Casa se sente mais "em casa" criando. A expressão artística é inata e natural. Um senso inerente de importância e de ser especial permite que essas pessoas se divirtam; elas não têm de provar nada. É claro que os aspectos da Lua devem ser examinados para ver com que grau de facilidade ou dificuldade esse princípio opera.
A menos que a Lua receba aspectos difíceis de Saturno ou dos planetas exteriores, normalmente existe o desejo de gerar filhos. Nós sempre encontramos a mãe, não importando em que casa a Lua se encontre. Neste caso, o relacionamento estabelecido com a mãe durante os anos de crescimento podem ser revividos através de seus próprios filhos. Como exemplo, pode-se dizer que se esta pessoa acha que a mãe não gostava dela quando era pequena, ela pode temer que seus filhos não gostem dela ou que eles não vão gostar de seus filhos. A Lua em qualquer casa evoca velhas lembranças e faz associações. Do mesmo modo, tudo que se refere à mãe poderia ser revivido em românticas confusões.
Muitas vezes quem tem a Lua na 5ª Casa chama bastante a atenção do público. A maneira como se apresenta é agradável, envolvente e, na maioria das vezes, não ameaça as pessoas, como se houvesse algo vagamente conhecido a seu respeito. Sir Laurence Olivier, conhecido por sua habilidade em retratar impecavelmente um grande número de caracteres, nasceu com a inerentemente perspicaz e habilidosa Lua em Virgem, na 5ª Casa.

A Lua na 4ª Casa (Câncer no Fundo-do-Céu)


Enquanto o Sol na 4ª Casa se esforça por livrar-se de uma maior identificação com a família, a Lua na 4ª Casa encontra segurança e um sentido de fazer parte dela dentro dessa estrutura. O refúgio das batalhas da vida é questionado voltando-se para o lar. Mesmo tendo uma família própria, quem tem este posicionamento pode fazer as malas e voltar para sua família de origem quando se apresentam dificuldades. Eles têm necessidade de um lar como uma espécie de retiro e santuário, e por isso estão sempre muito ligados aos acontecimentos e às mudanças da atmosfera nesse ambiente, embora nem sempre consigam demonstrar obviamente seus sentimentos aos outros. Muitas vezes, quando a vida os pressiona demais, eles voltam aos padrões de comportamento da primeira infância. Eu conheço uma pessoa com este posicionamento que quando fica nervosa tem uma enorme necessidade de comer chocolate pois era exatamente isso que a mãe lhe dava quando ela era pequena, para se sentir melhor. É como se houvesse um mecanismo na psique que diz: "Está bem, eu já cresci bastante por ora; agora vou voltar um pouquinho à infância”.
Uma criança normalmente procura a mãe para ter segurança e sustento mas, com a Lua na 4ª Casa, é possível que o pai lhe proporcione uma sensação de maior segurança do que a mãe. Algumas pessoas com este posicionamento podem ainda estar procurando por um pai para dar segurança às suas vidas. A longo prazo, os pais têm de ser encontrados num nível arquetípico vindo de dentro do self. Dependendo dos aspectos que a Lua recebe nesta casa, as qualidades de cuidados e sustento podem ter sido aprendidas mais com o pai do que com a mãe.
Às vezes, a Lua de 4ª Casa movimenta-se sem parar procurando um lar ou mesmo um país no qual se sinta mais segura ou no qual se sinta mais à vontade. Esta é às vezes a condição dentro do lar que flutua. Muitas vezes existe um interesse na linhagem da família, por bens imóveis ou arqueologia, e talvez um forte desejo de viver na água. As condições que envolvem o fim da vida podem ser mostradas pelos aspectos da Lua nesta casa.
Com Câncer no Fundo-do-Céu uma ânsia persistente de paz, segurança e tranqüilidade é o fundamento sobre o qual está construída a vida.

A Lua na 3ª Casa


Enquanto o Sol invade a cena e quer criar uma forte impressão no ambiente, a Lua nesta casa reflete e é abafada pelo ambiente. Como existe a habilidade de "sentir" o que os outros estão pensando, quem tem esse posicionamento pode ter certas dificuldades em distinguir entre seus próprios pensamentos e o que os outros ruminam ao seu redor. Às vezes, eles podem acreditar que estão sendo objetivos e racionais quando na verdade estão reagindo com base em algum complexo emocional. As situações serão pintadas de acordo com seu humor e sua sensibilidade. Se têm um quadro positivo em mente interpretarão tudo de forma positiva. Se se sentem tocados ou vulneráveis o mesmo ambiente vai ter uma interpretação bem diferente.
A mente é imaginativa e em geral a memória é retentiva. O Sol na 3ª Casa acredita que o conhecimento é o poder; a Lua na 3ª Casa deseja ardentemente o conhecimento, pela segurança que confere o saber como algo funciona. Uma vez que a Lua está associada a influências do passado, pode haver uma fascinação por temas como o estudo da arqueologia, da genealogia e da história. Este posicionamento confere certa adaptabilidade para mudar de ambiente, mas a mente pode sempre flutuar de um interesse para outro. O relacionamento com parentes - sobretudo mulheres, tais como irmãs, tias ou primas - deve ser examinado para se ter uma idéia do contorno psicológico de quem tem este posicionamento. O conforto e a segurança são desejados através de um parente, ou a pessoa pode ter sido "mãe" para alguns ao seu redor durante seus anos de crescimento. A verdadeira mãe pode estar relacionada mais com uma irmã mais velha do que com um dos pais.
Os Gauquelin acham que este posicionamento confere certo grau de talento para escrever. A não ser que a Lua esteja num signo de Ar, os escritos discorreriam, provavelmente, sobre emoções fortemente sentidas ou descreveriam memórias e experiências pessoais. Locutores com a Lua na 3ª deveriam ser capazes de dominar os sentimentos de audiência. Professores com este posicionamento podem referir-se aos mais profundos sentimentos e necessidades de seus alunos.

A Lua na 2ª Casa


Enquanto o Sol na 2ª aumenta seu sentido de identidade e poder através do dinheiro e de posses, a Lua na 2ª se contenta com a segurança emocional que estas coisas trazem. O Sol precisa encontrar seu próprio sistema de valores, mas quem tem a Lua aqui pode engolir todo o sistema de valores da família de origem ou daqueles que o cercam. O Sol projeta prestígio nas posses, a Lua projeta sentimentos naquilo que se tem. Pode haver um apego sentimental a objetos, especialmente quando herdados da família ou ligados à memória, a pessoas-chaves ou a situações de vida. Há muitas vezes interesse em bens imóveis herdados, e em antigüidades ou em qualquer coisa do passado.
Como a mudança da Lua nos céus, as circunstâncias financeiras tendem a flutuar. Dinheiro pode ser ganho através de profissões relacionadas com a Lua, tais como atividades ligadas a serviços públicos, abastecimento, hotéis ou hospedarias, escolinhas para crianças, em casas ou estâncias, ou mesmo trabalhando no mar. Essa posição sugere recursos interiores de adaptabilidade, sensibilidade e a habilidade de saber instintivamente aquilo que os outros querem ou precisam.

A Lua na lª Casa


Qualquer planeta na 1ª Casa é ampliado como se seu volume tivesse crescido de acordo com esse princípio. De acordo com a posição da Lua no signo, a Lua nesta posição energiza as respostas emocionais, instintivas e sentimentais do indivíduo. A não ser que esteja fortemente modificada por outros aspectos no mapa, a pessoa vai irradiar qualidades lunares sensibilidade, receptividade e uma espécie de abertura infantil para as quais os outros são naturalmente atraídos.
Enquanto o Sol na 1ª Casa quer ter um impacto dinâmico no ambiente, a Lua na 1ª Casa está mais inclinada à ser confundida com a mãe e com o que está ao redor. Todo bebê sabe instintivamente que conseguir o amor de quem cuida dele ajuda a assegurar sua própria sobrevivência e por isso adapta-se ao que a mãe gosta ou quer. Mas os que têm a Lua na 1ª Casa, mesmo mais tarde na vida, quando a sobrevivência não depende mais da presença de outra pessoa, podem normalmente agir como se sua vida ainda dependesse de serem aquilo que os outros querem que eles sejam. Em conseqüência disso, mostram uma habilidade semelhante à de um radar para captar e ler sinais que emanam dos que se encontram próximos. No entanto, a interpretação destes sinais é muitas vezes distorcida por um alto grau de subjetividade. Eles podem estar tão dentro de suas próprias necessidades, sentimentos e complexos emocionais que às vezes são incapazes de ver a vida e os outros de uma maneira objetiva. Em casos extremos, tudo o que importa é o que querem e não podem facilmente dar aos outros nada que não combine com isso.
Mesmo assim, a Lua na 1ª Casa confere uma inteligência quase animal, sabendo instintivamente o que fazer em certas situações. Eles conseguem "farejar" uma oportunidade, "sentir" o perigo ou "ouvir" uma encrenca.
A casa que tem Câncer interceptado ou na cúspide vai de alguma maneira estar ligada à Lua da 1ª Casa. Por exemplo, Derek Jacobi, cujas interpretações sutis e sensíveis fizeram dele um dos mais respeitáveis atores da Inglaterra, nasceu com a receptiva e naturalmente criativa Lua em Libra na 1ª Casa e Câncer interceptado na 10ª Casa, a da carreira.

A Lua e Câncer através das Casas

A Lua no céu não tem luz própria; ela apenas reflete a luz do Sol. Diferente do Sol, que mostra onde se requer esforço para se tornar um indivíduo consciente, a Lua é aquela área da vida na qual existe uma tendência natural para se curvar e adaptar ao que é oferecido. A casa da Lua é onde somos sensíveis e simpáticos às necessidades e influências de outras pessoas. É onde somos mais facilmente moldados, dispostos a hábitos e condições do passado e também a sermos restringidos pelas noções, expectativas, valores e padrões de nossa família e cultura. Alguns desses conceitos inatos podem ser valiosos e construtivos, enquanto outros poderiam prejudicar ou atrasar o progresso em novas direções. O domínio da Lua é a área da vida na qual nos refugiamos quando precisamos de descanso, de uma pausa ou de um santuário para o esforço de individuação e a abertura da consciência.
Somos arrastados para a esfera da vida cuja casa abriga a Lua, para além de nossa necessidade de pertencer a alguém, de ter conforto e segurança. Ela está onde achamos ou onde brincamos de ser Mãe: queremos segurança, compreensão ou uma âncora em seu domicílio, ou talvez ofereçamos aos outros comida e manutenção neste campo de experiência.
A Lua no céu passa por fases e ciclos; algumas vezes ela está cheia e aberta; outras vezes está fechada e escondida. Da mesma maneira, a posição de casa da Lua indica onde estamos mais aptos a encontrar situações duvidosas, onde passamos por fases, dependendo de nossas mudanças de humores, às vezes abertos e vulneráveis e, outras, fechados e afastados. Podemos mostrar um comportamento regressivo, infantil e inseguro nesta área. Certamente é onde ficamos em contato com o lado instintivo e emocional da vida e onde tendências e memórias úteis que mantêm a existência são mostradas. As mulheres podem ter um papel importante em nossas vidas pelo posicionamento de casa da Lua, um princípio básico feminino ou anima.
A casa com o signo de Câncer na cúspide ou interceptado tem uma influência similar à da Lua numa casa. A casa que tem Câncer também vai estar de alguma forma ligada à casa na qual a Lua se encontra. O filósofo Bertrand Russell, por exemplo, nasceu com Câncer na cúspide da 9ª Casa e a Lua em Libra na 11ª. Sua filosofia e sua maneira de encarar a vida (9ª) eram muito condescendentes e combatiam pela (Lua) causa do humanitarismo e da liberdade de pensamento (11ª Casa).


O Sol na 12ª Casa

Existe uma discrepância arquetípica entre o principio solar e a essência da 12ª Casa. O dever do Sol é estabelecer, esclarecer e perpetuar uma identidade separada, enquanto a 12ª Casa envia forças que tentam dissolver, minar, desestruturar e subverter as fronteiras do ego individual. Resolver este conflito requer que o sentido de Eu da pessoa estenda sua esfera de ação além da mais simples e normal capacidade de conscientização. Com o Sol na 12ª Casa o ego precisa desempenhar seu papel como servidor da alma.
Quem tem o Sol na 12ª Casa deve aprender a manipular as margens entre o pessoal e o universal, entre o consciente e o inconsciente, entre o ego individual e o self coletivo. Isso é um desafio; o ego pessoal precisa ser bastante flexível para permitir a entrada desses elementos, porém não muito frágil a ponto de ser sobrepujado por eles.
No esforço para manter uma identidade sólida e firme a pessoa pode rejeitar a existência de um inconsciente pessoal ou coletivo conjuntamente. Em nome do esclarecimento e da razão são erguidas barreiras para proibir a entrada de qualquer coisa vaga, irracional, mística ou transpessoal. A patrulha dos limites do dia segue as ordens do ego com o máximo de alerta e vivacidade, mas os guardas da noite são notoriamente ineficientes. Logo que eles adormecem no trabalho tudo o que ficou oculto ou afastado da consciência escorrega e invade. (Foi Robert Frost quem escreveu: "Existe aí algo que não admite barreiras”). Na manhã seguinte, a patrulha do dia está de volta ao trabalho e os intrusos são expulsos novamente. E, conforme a coisa prossegue, grandes reservas da energia psíquica são gastas para manter uma parte de nós mesmos afastada da outra parte. Alienados dos aspectos de nossa própria maquilagem, não é de surpreender que soframos tantos conflitos e doenças, isso para não mencionar o sentimento de que somos rejeitados pelas outras pessoas. Ao Sol na 12ª, no entanto, é dada a oportunidade de juntar os dois lados do self - o pessoal e o universal, o consciente e o inconsciente, numa tentativa de ajudá-los a serem amigos um do outro.
 
A coalizão entre as forças do ego e as ocultas, o reino mais profundo da psique, é potencialmente muito fecunda. Quem tem o Sol nesta casa pode agir como um canal ou um médium para a expressão de imagens míticas ou arquetípicas do inconsciente coletivo, seja através da arte, da poesia, da dança, da música ou de alguma forma de trabalho psíquico. Sua sensitividade e abertura para aquilo que está além dos requisitos do self individual torna-os servidores efetivos e curadores que respondem às necessidades dos outros. Eles podem ser usados como veículos para invocar mudanças em nível coletivo. De algum modo, a identidade pessoal encontra e incorpora algo maior e mais universal.
 
De acordo com as tradicionais associações da 12ª Casa, quem tem o Sol nesta posição pode ter de empregar muito tempo consigo mesmo. Tão receptivos aos outros, eles absorvem continuamente influências do ambiente exterior. Períodos de afastamento e de retiro ajudam-nos a se desprender daquilo que pegaram e a conseguir novamente o sentido de seus próprios limites. Algumas vezes, crises e confinamentos precedem uma experiência de despertar e de iluminação. Outros poderão estar tão confusos e desviados pelas forças inconscientes, ou por elementos de fora, que levar uma vida normal no dia-a-dia é por demais embaraçoso.
 
Várias formas de instituições fazem parte de suas vidas. A vocação poderia envolver trabalhos em hospitais, prisões, museus, bibliotecas etc. Alguns livros sobre astrologia sugerem que quem tem o Sol na 12ª Casa teria usado seu poder para fins egoístas em vidas anteriores. Agora eles têm de usar seu poder para ajudar outras pessoas ou viver a experiência de ficar à mercê da autoridade alheia. Orgulho e arrogância ocultos ou a crença inconsciente de que o mundo lhes deve algo e que deveria inquestionavelmente reconhecê-los como especiais, podem causar problemas.
 
O Sol é um princípio masculino e, na nebulosa 12ª Casa, poderia significar alguma confusão junto ao pai ou outros homens na vida, ou então sacrifícios que serão feitos com relação a eles. Às vezes existe um forte laço psíquico com o pai.

O Sol na 11ª Casa


Quem tem o Sol na 11ª Casa consegue um sentido de identidade mais convincente através de atividades sociais, humanitárias ou políticas. A frase "nenhum homem é uma ilha" é lugar-comum, porém tem um significado especial para este posicionamento.  
De algum modo, a identidade deveria ser guiada (dirigida) para algo maior do que o self individual. Reconhecimento pessoal poderia ser conseguido por causas grupais e não é nada incomum alguém com este Sol galgar uma posição de proeminência e direção em vários tipos de organizações. A natureza das experiências vividas através de situações grupais, a facilidade com que uma pessoa funciona ou se adapta nesta esfera, podem ser vistas pelos aspectos ao Sol nesta casa. A pessoa poderia ser um canal pelo qual novas correntes ou tendências que se revelam coletivamente poderiam se manifestar. O escritor americano Upton Sinclair que lutou por uma nova legislação de proteção à força trabalhadora contra a maldade das grandes indústrias, nasceu com o Sol conjunção Marte em Virgem na 11ª Casa.
Ocorre o perigo de que a identidade poderia ser perdida alinhando o self com um grupo, uma crença ou uma causa. Neste caso, não acontece o "Você é aquilo que come" mas sim o "Você é aquilo com que o grupo o alimenta". Quem tem o Sol na 11ª Casa precisa fazer uma nítida distinção entre o que eles acreditam e aquilo que o grupo lhes diz que tem de acreditar. (Nem todos os vegetarianos precisam pensar a mesma coisa!).

As amizades são importantes para desenvolver plenamente o Sol nesta casa. Quem tem esse posicionamento pode ter um impacto marcante sobre amigos íntimos; inversamente os amigos poderiam abrir novas fronteiras e ser de grande valia na realização de metas e objetivos. Como com grupos e crenças levados ao extremo, uma espécie de divina providência poderia ser projetada nos amigos.

É aconselhável que pessoas com o Sol na l 1ª Casa façam um esforço consciente para estabelecer metas praticáveis em termos de aspiração. De certo modo, seus esforços para realizá-las contribuirão para uma formação mais sólida e concreta do sentido de identidade, propósitos e poder. Um dos ingredientes vitais para a própria cura é ter uma razão para viver.